Live DENATRAN: "Cuidados no trânsito no fim de ano&quo
A live abodará o tema "Cuidados no trânsito no fim de ano" no que tange a segurança viária e o uso de substâncias psicoativas combinadas com direção, que contará com a participação órgãos que trabalham em busca da conscientização da população por mais cuidado e segurança no trânsito nas viagens e festividades de fim de ano.
A Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas (Senapred/Ministério da Cidadania) irá abordar aspectos relacionados aos riscos de pilotar ou dirigir após consumo de substâncias psicoativas lícitas e ilícitas. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) irá apresentar as ações do projeto RODOVIDA, que está sendo promovido pelo Governo Federal em todo o país. E o Departamento de Transporte Rodoviário (DTROD/MInfraestrutura) irá abordar cuidados nas estradas e nos deslocamentos durante os feriados prolongados.
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Olá senhoras e senhores muito boa tarde
daremos início a Live cuidados no
trânsito no fim de ano promovida pelo
departamento Nacional de Trânsito
Denatran o apoio do departamento de
transporte rodoviário de terror di que
também faz parte da secretaria nacional
de transportes terrestres do Ministério
da infraestrutura o evento conta ainda
com apoio da secretaria nacional de
cuidados e prevenção às drogas será
prédio do Ministério da Cidadania e da
Polícia Rodoviária Federal do Ministério
da
Justiça o Departamento de Transportes
rodoviário irá abordar cuidado nas
estradas e nos deslocamentos durante os
feriados prolongados a cena prédio e
alertar sobre os aspectos relacionados
aos riscos de pilotar ou dirigir após
consumo de substâncias psicoativas
lícitas e ilícitas EA Polícia Rodoviária
Federal irá apresentar as ações da
operação integrada rodovida promovido
pelo Governo Federal em todo o país
os meses de dezembro e janeiro e
fevereiro formamos que este evento está
sen
do
transmitido ao vivo no canal do
Ministério da infraestrutura no YouTube
e na página do Denatran no Facebook ou
eu gostaria de registrar então a
presença dessas autoridades é do
secretário Nacional de transportes
terrestres substituto Guilherme Bianco
no nosso diretor geral do Denatran
Frederico Carneiro o secretário Doutor
Quirino Cordeiro secretário Nacional de
cuidados e prevenção às drogas da
senapred do Ministério da Cidadania e de
Aguinaldo do Nascimento Filho o
coor
denador-geral de
segurança Viária da
Polícia Rodoviária Federal a quem nós já
agradecemos aí pela participação e vão
trazer aí uma série de informações muito
úteis aí visando a segurança das pessoas
em especial nesse período de final de
ano que quem é que comigo no final deste
mês Dezembro de 2020
e não está realizando uma campanha de
âmbito nacional o mensagens alertando
sobre os perigos e riscos e cuidados a
serem tomados durante as viagens e
deslocamentos especialmente Nest
e
período de fim de ano de festas
objetivo
da campanha no qual se insere a presente
Live é abordar o assunto e fazer a
população refletir sobre a segurança
Viária e o uso de substâncias
psicoativas combinadas com direção a
realização da estação encontra respaldo
no código de trânsito brasileiro bem
como no plano nacional de redução de
mortes e lesões no trânsito pela trança
o qual reconhece o impacto dos acidentes
de trânsito causam a sociedade não
apenas financeiro mas humano torn
ando-se
uma ferramenta de Diagnóstico
dos
problemas e das soluções que cada um dos
órgãos de trânsito de todas as esferas
se propuseram a enfrentar para combater
os altos índices de acidentes por mês
que iniciativa como esta convidamos a
todos os órgãos do sistema Nacional de
Trânsito estádio
as organizações não governamentais
empresas e instituições de ensino e
população em geral a divulgarem a
mensagem de conscientização para que
todos os usuários do trânsito brasileiro
d
orme cuidados redobrados neste fim de
ano queremos que as
festas deste fim de
ano tem um final feliz Afinal todos
fazemos parte do trânsito e somos
responsáveis por cuidar da nossa própria
segurança e como de todos os demais
envolvidos no trânsito o momento é
especial também por conta da aprovação
pelo contran do tema e cronograma das
campanhas educativas para 2021 traseiro
da mensagem no trânsito sua
responsabilidade salva-vidas a qual
deverá ser veiculada por todos os órgãos
inte
grantes do Sistema Nacional de
Trânsito também pelas agências
de
Publicidade no tratamento que aquelas
voltadas à indústria automobilística a
partir de Janeiro próximo bom e para dar
as boas-vindas a todos nós eu convido
Guilherme Bianco diretor do Departamento
de
o rodoviário iniciado também tá no papel
e de secretário Nacional de transportes
terrestres substituindo o secretário
Marcelo da Costa tão e a palavra tá
contigo para dar as boas-vindas a todos
nós EA todos que no
s assistiam
e obrigado Geraldo Boa tarde é uma
excelente oportunidade se convidado
a
discutir a trazer ideias sobre esse
assunto de tanta relevância para a
sociedade brasileira gostaria de
cumprimentar que meus colegas né o
Frederico Doutor Frederico Doutor
Quirino também Doutor Agnaldo em
especial aí vocês é o Everaldo Isabela e
Gilson tá organizando todo esse evento
porque a gente precisa ter essa parceria
para promover as nossas ideias né e o
papel de vocês é fundamental para que
p
ossamos levar conhecimento levar de
alguma forma a sugestões para que
consigamos nosso objetivo
principal que
essa redução de acidentes e
principalmente de vítimas fatais nas
rodovias Desejo a todos aqui a
boas-vindas no sentido do Ministério da
infraestrutura né Estou aqui como
secretário Nacional substituto nesse
momento mas logo à frente parei uma
apresentação voltada para rodovias que
que é o setor onde a gente mais se
identifica aqui podendo contribuir para
o debate Nacional des
te ponto também a
acredito
em 2020 um ano bastante difícil para
nossa cidade para a população mundial
aonde
o assunto mortes aí está o
recorrente do nosso dia a dia a gente
vem aqui no nosso olhar no que nós temos
responsabilidades olhar para o trânsito
nas rodovias nossas estradas né buscando
essa redução um dessas fatalidades né e
acho que o Everaldo o fez um comentário
bastante relevantes sobre
conscientização aí eu pessoalmente
acredito muito que muitos dos acidentes
de trânsito
passam pelas educação e que
no final Ela é faz parte de uma
conscientização tanto pessoal como
cultural da sociedade e
precisamos sim
trazer para as nossas crianças para as
próximas gerações para gerações atuais
né nossos colegas todo mundo esse essa
necessidade de repensar Nossas ações do
trânsito como refletir né mas assim é
muitas vezes a gente não tá colocando a
nossa vida em risco mas também aos
nossos
a nossa família a entre outros casos aí
sim eu acho que acredito que esse ve
nta
ver se já bastante importante para quem
está nos ouvindo ao vivo quem vai dar
assistir 60 posteriori a para para
divulgação para
relevância que esse tema
tem o país pode contar aqui com com a
secretaria nacional de transportes
terrestres dentro do Mistério
infraestrutura pois a gente entende que
segurança Viária é assim uma das nossas
prioridades acho que Everaldo é isso
para abertura e logo aí no país calado
para fazer uma apresentação né Então
seja feito por aqui obrigado a João
é
muito obrigado o nosso secretário
substituto aí tá com essa com essa
demanda além da da própria diretoria que
lhe cabe né com bastante
muitas
realizações muitos compromissos aí
agradeço por essas palavras iniciais e
chama agora então o diretor-geral do
Denatran departamento Nacional de
Trânsito Frederico Carneiro a pro dar
também as boas-vindas a todos aí passar
essa mensagem Inicial perder
E aí
Olá boa tarde Everaldo Muito obrigado
boa tarde a todos vocês que nos
acompanham
aí pelos canais do YouTube do
portal do Denatran e Ministério da
infraestrutura é cumprimento meu amigo
Guilherme Bianco nessa o secretário
nacional de
transporte e é substituto
substituindo aqui o nosso secretário
titular o Marcelo da Costa e aos colegas
aí parceiros a Quirino representando aí
a senapred à frente das e na praia de
secretário e o Aguinaldo é inspetor da
PRF coordenador de segurança Viária
grandes parceiros aqui do Denatran na
busca por um trânsito mais seguro pel
a
segurança Viária a redução de mortes de
de lesões e de acidentes de trânsito é
esse tema é muito importante
Principalmente nesse momento que nós
estamos vivendo né é
por conta da
pandemia o que a gente vê assim é são
famílias já isoladas em casa né algum
antes de saírem e de viajarem sobretudo
usando o avião né então é um meio de
transporte assim geralmente mais
utilizada aí para essas viagens de final
final de ano então há uma expectativa de
que as famílias optem o viajar de carro
né Então você já juntando ali pai marido
esposa filhos e enfim amigos e e
aumentam a expectativa de que haja um
aumento do tráfego de veículos nas
rodovias Federais e estaduais
as
rodovias de todo o país e aí um
propósito principal dessa Live né
juntamente como vai colocar é o diretor
de Transportes Rodoviários e depois o
secretário de prevenção às drogas e o
inspetor da PRF seja as ações que nós
estamos planejando e prevendo para
reduzir ou seja tentar enfrentar
diminuir os risco
s de acidente de
trânsito nessas rodovias
o país afora então a gente chama atenção
para esses cuidados a importância então
da manutenção preventiva do veículo a o
respeito às normas da
legislação de
trânsito é evitar a combinação nefasta
álcool e drogas junto com com volante e
vinha todas todo um conjunto de
precauções e de medidas que vão
favorecer a redução do número de
acidentes Grêmio vai apresentar também
as ações do Ministério da infraestrutura
as voltadas para a seguran
ça Viária no
que tange a infraestrutura né
considerando então que o condutor pode
virar errar pode vir a falhar E caso se
envolva em um acidente o que que é o que
que essa infraestrutura poderá dispor
é
oferecer para acolhê-lo né e preservar
uma lesão mais grave até mesmo a morte
desse desse ocupante do veículo então a
gente espera que com essa Live a gente
possa levar a toda a sociedade
uma das algumas orientações umas medidas
educativas que tem um propósito de Cindy
e de preserv
ar a vida né foi velado
Colocou também o outro ponto e foi
decidido ontem pelo contran o tema
chamando a responsabilidade de todos
para a preservação da vida no trânsito é
um dever dos órgãos né de que compõem
o
Sistema Nacional de Trânsito para
garantir a segurança dos usuários no
trânsito nas vias brasileiras mas também
é responsabilidade do cidadão fazer a
sua parte né contribuir respeitando as
normas evitando aí o consumo de bebidas
ao volante e que a gente tem assim um
trâ
nsito cada vez mais respeitoso mais
Gentil mais Sereno e mais seguro bom eu
agradeço aí essa oportunidade de falar
de segurança no trânsito de
e trazer aqui receber nossos convidados
nossos parceiros pressa importante
de
discussão para esse debate aqui é com
relação à segurança e desejo a todos
então bom evento que que Tragam aí
grandes ideias e sugestões é para todos
muito obrigado a
tá ligado Frederico pressa as palavras
iniciais sei que já todo mundo já tá
muito ansioso
aí para conhecer um
pouquinho das apresentações é tanto do
de terror de quanto da senapred da PRF
estão só vou contar um pouquinho da
dinâmica né nessa ordem que eu falei
cada um vai apresentar aqui uma uma
breve explanação uma
apresentação
chamada atenção para esse momento de
final de ano e sem mais delongas então
eu chamo o Guilherme Bianco para fazer
abertura né o Bianca diretora do
departamento de transporte rodoviário e
vai apresentar então monte de coisa
legal aqui
a respeito da segurança nas
estradas e tem certeza que o público
está assistindo vai gostar bastante tá
vendo tá contigo aí a peteca
e vamos lá Everaldo deixa com a gente
aqui muito obrigado aí então só para
fazer uma introdução rápida aqui sobre
minha
apresentação para deixar claro
para todo mundo que nos assistem é eu
sou diretor de rodovias no final das
contas aqui do ministério né a gente
fica dentro da secretaria nacional de
transportes terrestres onde o secretário
Doutor Marcelo
pacote dele aqui é o
nosso nosso Líder né então dentro dessa
secretaria nacional de transportes
terrestres temos a diretoria de rodovias
Qual o seu diretor a o Denatran qual do
pro Frederico é o diretor-geral do
Nathan uma Diretoria de ferrovias e uma
Diretoria
de planejamento que envolve as
outras três né então cada diretoria
atenção função falamos de trânsito na
falando da infraestrutura rodoviária
Quando falamos aqui a comentamos sobre
inovações no setor de planejamento essa
Dir
etoria de planejamento que o diretor
doutor Luciano aqui eu vou fazer uma
breve apresentação pessoal a trazendo um
pouquinho da Visão Nossa das rodovias né
então a gente
um pouquinho do ambiente do dia a dia
das nossas estradas e a gente vem para
as rodovias Eu só peço que
vocês
confirmem se tão vendo minha
apresentação aí pessoal alguém puder me
dar um ok ele cantando Você tá perfeita
apresentação aqui para mim tá vamos lá
show de bola não poderia deixar de falar
que não é sobre e
sse tema aí do Percebo
o risco proteja a vida e interessado
pelo próprio da na frente Esse ano acho
que é pegou pegou e que de fato ele faz
com que a gente vê pensa nossas algumas
das nossas ações aí perante o trânsito
vamos lá vou tentar ser direto aqui com
todo mundo para ficar mais
fácil esse
mapa de calor eu faço questão que todo
mundo tem uma noção por quê que é uma
Panificador triste né porque te falar
para onde tivemos mais acidentes no ano
de 2019 e por aqui eu já quero tra
zer
para vocês os alertas naturalmente
conseguimos observar aqui que as regiões
mais próximas ao litoral por Óbvio as
que
a maior quantidade de acidentes muito
pelo seu ser um trato para seu uso
turístico né nossas praias certa então
já fica o primeiro Alerta aí que é uma
tendência de ter maior
quantidade de
acidente nessas regiões e você vai
viajar para lá para o ali a por exemplo
Santa Catarina um grande Impacto de
acidentes tome cuidado extra e ali mais
à frente Vou fazer algu
mas recomendações
né mas perceba que a esses acidentes
tanto segundos para o Brasil inteiro é
isso é mostra que o nosso problema é
nacional e com muitas vezes a gente
acredita que ali Estadual está dormir
ele tem mais acidente seta é claro que
existe uma ponderação Mas percebemos que
infelizmente é isso
perpassa pelo Brasil
inteiro e aqui já é esses dois Alerta se
você mora aperta o Marajá para algum
desses pontos aí onde notoriamente
Círculo Verde ele está maior Peço para
que
para que o tempo que
Ah então não sei o dia a dia né queria
trazer uma informação de infraestrutura
acho que isso é muito importante o do
Dom Frederico da pincelada aqui né
dentro do ministério nesses últimos dois
anos aí é liderados pelo militar sisbio
a temos duas prioridades nossas rodovias
uma execução de obras para
melhoria do
tráfego para a fluidez da rodovia para
que reduzam os congestionamentos e um
segundo Pilar redução de mortes é
baseado nesses dois pilares que nossa
sit
uação aqui coisas e aí a interessante
que seja até hoje todo mundo tem
conhecimento o termo rodovias que
perdoou rodovias perdoam nada mais 7 a
gente sabe felizmente o ser humano é
passível de cometer equívocos nervos
falta de atenção e etc e que teremos não
alguns casos você dente ocorre e é a
contexto conceito das rodovias
perdão
essa Rodovia aqui
tô sabendo que vai acontecer um acidente
que esse acidente que usuário tanto
motorista quantos passageiros não sejam
punidos co
m a morte então de alguma
forma o impacto ele é mitigar a dor e
ele recusa impacto no ser humano ou
diminui a critério a a criticidade do
acidente a levanta achando o acidente a
menos fatal isso é muito importante para
gente E para isso temos aí a aplicada a
tecnologia o a ideia o conceito do wrap
né Que nada mais é que a gente monitorar
todas as
nossas rodovias observando a
gente dá estrelinhas de 1 a 5 estrelas
para ela 5 estrelas Rodovia mais segura
possível uma estrela se o carro
do Remo
segura possível a gente Vale de 100
metros onde faz uma conservação de Quais
são os pontos mais críticos e de alguma
forma a gente atua pontualmente para si
os pontos por exemplo existe muita
atropelamento de uma travessia Urbana
hora que que está ocorrendo esse
atropelamento excesso velocidade álcool
é uma substância E aí a gente ali
detecta-se olha
vamos inserir uma
passarela com um controlador de
velocidade etc outros casos existem
muitas barreiras ao lado da rodovia
árvore
s postes onde o motorista seguisse
sai da rodoviária ele dá de frente com
uma árvore ou como posso conquistar culo
robusto de grande inércia que de alguma
forma vai causar um dano por muitas
vezes fatal E aí nesses momentos a gente
vê com soluções de engenharia pode ser
sinalização pode ser acepção de defensas
e tudo em torno dessa rodovia que no
final das contas a
gente preza pela vida
do brasileiro e aí eu só queria dizer
que deixar para você pedir as nossas
ações de obras a de
rreter
as resoluções de pontos críticos são
baseadas a no no critério principal aí
dia acontecimento de acidentes
ah tá claro para todo mundo acho que
também é um pouco clichê mas eu gostaria
de estar seus quatro principais pontos
aqui das causas dos acidentes tem a
pororoca falta de atenção né é pegar o
celular aqui a olhar para o lado é
perder a olhar mexer no som e são ações
que
o motorista o condutor ele ele ele
tira a atenção do mais importante que a
condução do seu bico e E aí a
caba
ocorrendo o acidente né também a
desobediência das normas de trânsito
infelizmente é isso é um problema
cultural a gente precisa evoluir E aqui
eu queria trazer um ponto para vocês não
só para o final do ano agora já já vou
falar com o final do ano mas o recado
que a gente tem que fazer com as nossas
crianças grossos filhos educá-los lá da
infância hoje a obedecer às normas de
trânsito é
muito importante para a vida
deles para ver os seus colegas e depois
nossa sociedade ela env
olvido o terceiro
aqui é velocidade acima do permitido e
por quarta a gente tem o consumo do
álcool mas o que que eu queria dizer
e muitas vezes e na verdade na maioria
das vezes os acidentes não são causados
por apenas um item esse uma um conjunto
de ações ao mesmo tempo é o motorista
que ingeriu álcool está dirigindo acima
da velocidade e tava pegando seu celular
então é o combo triste e fatal por
um
motorista e para todo mundo tá ali
naquele veículo tá bom Aqui tem alguns
dad
os é só Gerais aí a quantidade de
acidentes e mortes no final de 2019 e a
gente tem aí como meta do pela trans que
foi muito bem falado agora não lembro
escolhi Everaldo foi o Frederico pode
comer a documento para trás também é
sobre a importância de reduzir nosso
dentes hoje a gente tem uma obrigação
mais que esocial uma legal de buscarmos
soluções investimos recursos públicos e
privados buscando esse benefício já
que
eu queria deixar jamais um ponto para
vocês
as estatísticas e in
formações não faltam
sobre o tema hoje a gente tem
apresentação da PRF nem fiz questão de
pegar os dados da PRF nessa não tô
roubando informações aí doutor Agnaldo
né mas tem informações do site domínio
para o Denatran e fez questão de trazer
a CNT né aqui é um outro atura aqui
envolvido que ele também lá lá tem seus
painéis de acidentes rodoviários
mostrando onde você pode filtrar para
sua realidade tanto a buscar sua
principal
Rodovia quando você caminha o
ao por onde seu filho sua
filha vamos
fazer uma viagem para muitas vezes você
não está junto então quê que eu queria
dizer temos muitas informações
estatísticas do Brasil não é isso que
falta claro que sempre a gente pode
aprimorar sempre a gente pode melhorar
Estamos fazendo isso Denatran da Cabeça
no trabalho e sensacional nesse sentido
mas para alguma resposta de curto prazo
aqui os nossos próximos duas semanas a
tem como assim a gente tomar alguns
cuidados e
toda vez que tem mais
acidente ea
na frente
passar algumas mensagens
quando todos vocês avançar seus filhos é
alguns temas que é isso né A pressa não
encurta o tempo de cortar vida gosto
muito dessa mensagem eu acho que ela é
bastante importante e por vezes a gente
observa ali para suas andando muito
acima do limite da velocidade numa
viagem de duas três horas onde ao final
na cabeça do condutor está sendo
economizado cinco minutos de viagem por
causa de três horas o que o meu ponto de
vista é
inócuo é não é importante mas ao
mesmo tempo por esse trajeto inteiro
você colocou em risco a vida de muitas
pessoas é é importante Então qual que é
o recado da vida das da história aqui
vamos nos programar e saímos antes de
casa né esse é o recado o padrão também
comprometa-se com a sua segurança EA dos
outros não vamos ser egoísta nos
trânsito não podemos ser egoístas ES
e convivendo em harmonia com os nossos
colegas PDF ciclistas motociclistas já
já vou falar de caminhoneiros aqui
também é
pensa um pouquinho n
o próximo
porque se vocês não pensam se você não
faz seu papel como como como cidadão
alguém pode também não pensar em favor
do seu filho do seu pai do seu irmão e
cometer uma tragédia com a vida de um
familiar seu de alguém que você tanto
tanto tanto ama né
e mais um ponto aqui que por muitas
vezes pessoal esquece olhar a previsão
do tempo então todo mundo sabe mexer de
fazer a manutenção do trocar o óleo que
aconteceu nos períodos para nossas
rodovias só que o que que
acontece
nossas estradas nem sempre podem da
cidade você consegue a parar o carro em
qualquer lugar né ou você tem algum
apoio por um posto de gasolina e tá por
muitas vezes rodovias a nossa estão
interior e aí você vai andar quilômetros
e não tem um ponto de apoio e aí você
tem que prestar um pouquinho mais
atenção principalmente onde você vai
parar seu carro qual é a condição do
tempo vai para muita chuva etc é
importante que você consegue de alguma
forma melhorar a sua a sua a sua viagem
né e
o que que eu queria trazer aqui um
acidente desses quem nunca tem que parar
numa Rodovia esperar horas e horas para
ser retirado aqueles veículos
acidentados ou infelizmente algum porco
ali
eu penso da vida aí que tá atrasando a
viagem de todo mundo Esse é um problema
não é só de quem acertou É também um
fator social a e acaba estressando os
próximos Condutores e aumentando a
probabilidade de ter um acidente lá na
frente então Pense nisso o percebo isso
né Queria fazer mais esse ponto tem
um
vídeozinho aqui simples vou passar a
primeira vez no Face todo mundo percebe
é isso não eu volto de novo é
E aí
é a primeira vez que eu vi esse vídeo
pessoa vai correr um acidente aqui é uma
tragédia e não o recado é diferente por
sorte esse condutor que não estava sem
cinto de segurança percebo um detalhe
por sorte ele não bateu mas percebo que
ele dormiu já no início do vídeo vai
aparecer ele abriu o olho tomando susto
olha a sorte que lhe deu E isso não sei
se ele estava so
b efeito de
substâncias
psicoativas né mas com certeza pode ser
que ele tá até um certeza não mas
provavelmente enquanto ele está cansado
não respeitando aí a nossa legislação e
colocando as vezes a a a vida dele
perigo e dos demais colegas estão passar
rapidamente e percebi um susto que ele
leva após ele ter acordado né Por causa
de voltar aqui ó
E aí
E aí
e é isso é muito importante
provavelmente vocês eu não sei o motivo
que ele ele acordou né mas aí foi
estrutura pode ajudar
nisso você já deve
ter
percebido ranhuras nas nossas
rodovias e trechos muito críticos ou até
alguns casos tem um degrauzinho no
acostamento que é justamente para dar
tempo seu cio condutora ele deu aquela
dormida né ele ele consegue sentir
terapia do veículo e ele volta antes de
sair da pista isso também uma ação de
infraestrutura que a gente costuma fazer
o nosso organismo
os caminhoneiros eu queria trazer um
pouco aqui para os caminhoneiros que
esses é um grupo prioritário de
ntro
Ministério da infraestrutura
inclusive
agradecê-los nesse ano de pandemia por
ele ser continuar trabalhando e não tem
deixado o desabastecimento Nacional
então conseguimos ter os produtos nossas
casas mesmo não anemia que percebo se
tivéssemos essa questão da academia e
além disso os caminhoneiros não tivesse
trabalhando levando alimento nossa casa
estaremos muito perto do calçadão que
ela agradecidos aqui e aí passar alguns
recados são importantes também Cuidado
com os ve
ículos que não são frequentes
nas rodovias por
muitas vezes esse
motoristas eles estão ali e passa o ano
inteiro rodando nas cidades e só nessa
época de final de ano de férias ou
feriados que eles vão para a nação dos
dias e por muitas vezes não tem aquela
prática né que precisa ter uma
habilidade um pouquinho diferente então
o Caminhoneiro e tem que ajudar cuidar
me ajudar ensinar a no dia a dia como
como ir trabalhar não é péssimo um
cuidado específico muitas vezes a gente
per
cebe caso prático né uma faixa
desaceleração por exemplo a um
veículo
para um ali para ir no banheiro no posto
de combustível ele sai na faixa de
aceleração entra na Via E aí ele acha e
o caminhão tá vindo aqui atrás e ele
entra logo na frente do caminhão com
muitas vezes esse caminhoneiro ele não
dá condições que a inércia do veículo é
um grande que ele não consegue fazer a
parear e o motorista do veículo de
passeio ficou pequeno ele as vezes ele
não tem essa percepção de que não
é tão
fácil a executar esses momento de
frenagem né então é peça
os
caminhoneiros também tem essa atenção e
ajudar aí é o o pessoal tudo né é a
manutenção dos caminhões é por óbvio né
é importante aqui por Ministério essa
estrutura os como separar de descanso
caminhoneiro não posso para chegar um
pouquinho antes fica ali com a sua
família pensa na sua família
e descansa um pouquinho Durma bem e que
faça sua viagem no ritmo pro possível
prisão técnica do veículo acho que é
óbvio olha olha o caso até uma rodovia
que ela não tem nada de proteção de
defensa uma
curva muito fechada muito
acentuada percebemos a sinalização de
não é boa qualidade né e ainda para
ajudar aí o veículo tá tá batido né é
capotado aí oferece risco para os outros
inclusive para o motociclista que largou
a moto dele ali a qualquer hora Então é
importante que em caso de um vemos a
vendo os litros rapidamente trabalhar
numa sinalização dentro das rodovias né
É
e eu queria dar um penú
ltimo recado aqui
muito importante pro pros ônibus porque
olha eu tô falando o tempo inteiro aqui
do
caminhoneiro do condutor do veículo
mas tem um outro público que ele é muito
grande em termos de pessoas que é o
passageiro do ônibus olha ele está
totalmente passivo sobre o que tá
acontecendo ele tá longe de conduzir o
ônibus não tem ações em uma ser tomadas
e tá deixando a vida dele levar por ali
né então o recado que eu posso passar
para quem tá fazendo de arte de ônibus é
não cont
ratem empresas irregulares ou
clandestinos Por que por muitas vezes
elas não têm aí a segurança necessária
do
veículo fazendo sua manutenção
cortineira né e seus profissionais são
habilitados para conduzir veículo de ser
Tá certo padrão né É então que eu queria
passar se você vai colocar e seu filho a
seu irmão seu pai para fazer uma viagem
de ônibus tenta contratar tenta não né
mas contrate uma empresa que não seja
clandestina ou regular tem muitas do
Brasil né
a águia mas como é
que eu faço isso bom
no site da entendeu Tô deixando aqui é
fácil de você buscar ali a entrar e
observar Quais são as
empresas regulares
aqui presta o serviço naquelas rotas que
você tem interesse já encaminhando para
o fim aqui eu acho que não tempo já tá
esgotado amaciamento por fim só os
últimos dois meses algumas dicas dicas
básicas mas que todo ano é importante e
espero que pelo menos uma outra pessoa
algumas vidas em Salve por ter entrado
na mente e nos corações aqui com
os
nossos nossos pontos então ultrapasse em
apenas em lugares permitido sinalizadas
use o centro de segurança pelo amor de
Deus use o
cinto de segurança e Respeito
sem limite de velocidade tenha cuidado
com chuva e neblina utiliza a cadeirinha
veicular com essas crianças né te dizer
alguma coisa dessas crianças verdade na
lente Lisa criou pois as crianças como
tudo né não tira esse
a substância ativa se não beba álcool é
saia com antecedência para o seu destino
aí o que me cabe aqu
i rotas de rodovias
analisadas Tenta descobrir se aquela
rodovia que você tá passando Ela tá com
uma finalização boa se o pavimento Tá
bom liga para
alguém alguém que você
conhece que usa aquela Rodovia dentro
encontrar e as rodovias são melhores
adequadas para esse para esse momento né
especial aí as rodovias sob
responsabilidade do dnit e sob
responsabilidade da interdição de
rodovias concedidas e tenha enfim
responsabilidade e consciência do que
você tá fazendo o carro pode ser uma
arma aí dependendo se for mal utilizado
Percebo o risco proteger a vida que tem
façam uma boa viagem Aproveite só sabe
eles Esse foi um ano difícil é fácil
um
suas peças mas cuidem um alguns aos Esse
é o recado que eu posso dar aqui na
diretoria de rodovias Domini
é muito obrigado
hoje vou compartilhar compartilhar tela
aqui ligando Guilherme e lente
apresentação trouxe muitas dicas na
mostrou aí também muito do que está
sendo feito aí para melhorar a condição
das rodovias import
ante chamar a atenção
é especial é esse o último tópico né da
da contratação de empresas regulares é
que ele faz muito esforço aí para para
seguir as regras então alertando
a
especial os passageiros também do do
transporte interestadual de quebra
também estaduais entre os Muito obrigado
Guilherme vou você está assistindo
alargue cuidados no trânsito no fim do
ano para a presença do departamento de
transporte rodoviário de terror di aqui
da secretaria nacional de transportes
terrestres
acabou de ouvir aí uma
palestra sobre segurança nas estradas
que o diretor Guilherme Bianco temos
ainda daqui a pouquinho a presença da
cena prédio do secretário querendo
Cordeiro que
Ele a falar sobre o uso de
substâncias psicoativas
Tá combinado com direção e finalizaremos
com a PRF na pessoa do colega Aguinaldo
do Nascimento Filho coordenador-geral de
segurança Viária da Polícia Rodoviária
Federal que irá falar sobre o tema
operação integrada rodovida bom de praxe
Aqui tem muita g
ente que acompanha
nossos lábios eu preciso citar alguns
deles aqui pessoal do Transalvador do do
programa vida no trânsito de Salvador
Obrigado aí pelo apoio Fernando Pedroza
da ONG trânsito
amigo os amigos aí do
Detran de Santa Catarina também muito
obrigado pela presença dos agentes de
trânsito de várias localidades também
faz os registros dos observadores e
certificados do Observatório Nacional de
segurança Viária abimadabe Vieira
representante Estadual do movimento mais
Amar
elo na Paraíba e Registro também a
presença da diretora de prevenção
cuidados e reinserção social da senapred
doutora Claudia Leitte tem que estar nos
acompanhando bom e já te quebro em
e eu vou chamar o
Doutor Quirino
Cordeiro e secretário Nacional de
cuidados e prevenção às drogas a
senapred do Ministério da Cidadania para
falar sobre o tema uso de substâncias
psicoativas combinadas o direção peça o
produtor Quirino já ligar a sua câmera é
isso é que tem uma apresentação aí a s
er
feita é já convido aí para nos brindar
com esse tema tão relevante tão
importante né secretário e especial
chamar atenção Para esse período de
diversas secretário tá com o senhor é
o secretário está conseguindo nos
ouvir
o prefeito obrigado tá compartilhando Ok
Vocês conseguem ver apresentação tem
coloque em moda apresenta Nossa acho que
ela fica melhor aí tem uns mais nada os
curiosos costelas né duas telas veja só
consegue compartilhar o screen da tela
de apresentação não a te
la de edição
E aí fica melhor ainda para o público Vê
se não dá essa troca desse jeito mesmo
como colocar no modo na hora de
compartilhar Compartilha o a outra tela
não a tela do modo edição
e tem que ter toda equipe da senapred
que
está nos assistindo na seca Doutora
Cláudia tá aí perto também dando apoio
que a gente agradece ao Denatran
secretaria nacional de transportes
terrestres possuem um acordo de
cooperação técnica muito importante aí
vai nos dar subsídios aí é técnicos né
par
a atuar mais nessa nessa área na área
de saúde aí do condutor
E aí
e começa a nossa equipe aqui não
consegue fazer compartilha e a screen
número um é isso e provavelmente tá com
a tela de edição no scrum roupa
oi ou então há dois se não der não
um
para dois
Oi e aí dá certo
E aí
é só foi bom vamos fazer o seguinte só
pode ir tocando apresentação nós damos
um jeito aqui de colocar em modo modo em
apresentação tudo bem
se você já pode começar a sua para a sua
apresentação
se você conseg
ue colocar a apresentação
Então é isso para as pessoas pode
continuar aqui que a gente vai vai fazer
apresentação compartilhamento
o Ok então muito muito obrigado Everaldo
pela Obrigado pelo pelo convite e pela
oportunidade de estarmos juntos nesse
momento
gostaria de agradecer a
secretaria nacional de transportes
terrestres do Ministério da
infraestrutura nesse momento o
comprimento o Dr Guilherme Luiz Bianco o
primeiro também o Dr Frederico de Moura
carneiro e comprimento Dr Aguinal
do
filho da Polícia Rodoviária Federal e
obviamente não posso deixar de agradecer
o Everaldo pela por todo seu trabalho na
organização deste evento e de todo o
trabalho que tem realizado em parceria
conosco aqui da secretaria nacional de
cuidados de prevenção às
drogas do
Ministério da Cidadania senapred e
também não posso deixar de agradecer a
Isabela então eu vou fazer apresentação
nesse momento é que tem como título
riscos Aldir
eu aposto consumo de substâncias
psicoativas só
gostaria de saber a veral
dos seus pessoas é conseguem enxergar
aqui a minha apresentação pode ser pode
ser pode ser dessa forma Doutor Quirino
é isso vai vai vai passando os slides
nós não temos a sua apresentação aqui
conosco Então pode passando por aí dá
para ver claramente
elas apresentação
não pode continuar a
Tá bom então é eu organizei um roteiro
para essa apresentação é Inicialmente
nós vamos conversar um pouco sobre
aspectos introdutórios sobre sobre o
tema depois vamos co
nversar sobre a
questões concernentes ao uso de álcool e
também é sobre o impacto do uso do
álcool no trânsito na sequência
falaremos sobre o uso da maconha os
problemas ocasionados por ele é no
trânsito são as drogas mais utilizadas
no Brasil e no mundo e que tem um
impacto mais é
importante ao dirigir na
sequência nós vamos falar um pouco sobre
algumas experiências que têm sido
realizadas em países como Canadá Estados
Unidos que tem flexibilizado o controle
sobre a maconha
tem legalizado essa
droga e como que a legalização
Oi Cunha tem impactado de maneira
desfavorável é no trânsito em especial
nos Estados Unidos e alguns estados
americanos têm legalizado a droga e
também no Canadá na sequência vamos
falar um pouco sobre alguns dados
brasileiros mostrando como que a
as
legislações brasileiras mais recentes
têm contribuído para a redução de
acidentes no trânsito tem contribuído
para a redução das mortes no trânsito
mas que também ao mesmo tempo o q
uanto
Ainda temos que avançar na prevenção de
acidentes automobilísticos no Brasil na
sequência vou falar um pouco sobre as
ações que a nossa secretaria que a
senapred tem realizado em especial em
parceria com o ministério da
infraestrutura para realizarmos ações de
prevenção no trânsito e por fim nós
vamos então
falar um pouco sobre como
que nós podemos
e é como nós podemos otimizar essas
essas ações
o plano de tô Mais especificamente sobre
ele alguns aspectos introdutórios que o
j
ogo relevantes o consumo de álcool e de
outras drogas são responsáveis por uma
ampla Gama de modificações neurológicas
que afetam as habilidades cognitivas ou
seja as drogas causam importantes
problemas para que os condutores façam
uso das possam dirigir de maneira
satisfatória o consumo de álcool e de
outras drogas são
responsáveis então
para uma gama de modificações na
capacidade do condutor de dirigir então
dirigir um automóvel e quer uma
interação contínua de múltiplas
habi
lidades cognitivas incluindo atenção
habilidades perceptomotoras memória
tomada
e não Ou seja então indivíduos que
acabou se valendo de drogas como álcool
maconha anfetamina a calma Então
comprometendo essas habilidades
cognitivas e motoras e são extremamente
importantes para que o indivíduo possa
dirigir em segurança O que é só que
é
importante dizer que conduzir sob
influência de álcool ou qualquer outra
substância psicoativa aumenta de uma
maneira importante o risco de aciden
te
ou Morte e lesões graves ou seja muito
importante que as pessoas atentem para
essa questão que não há dose segura nem
de álcool nem de qualquer outro tipo de
substância psicoativa é a cor do
indivíduo Então vai dirigir não existe
dose segura para o uso dessas
substâncias psicoativas EA seleção
recado muito importante que fiz a ficar
claro para as
pessoas alma
bom então de trabalhos científicos
mostrando isso é uma outra questão
importante é que o risco de uma colisão
no trânsito c
omeça já com doses baixas
com baixos níveis de concentração de
álcool no sangue e obviamente aumenta de
maneira significativa quando a
concentração de álcool no sangue é maior
igual a zero. Zero cinco gramas por
decilitro aqui novamente dizendo é
insistindo nessa ideia de que não existe
dose segura a para o uso do álcool
quando se vai dirigir obviamente
que
concentrações mais altas de álcool no
sangue aumentam ainda mais a chance do
condutor se envolver em acidente
entretanto
doses baixas já causa uma
série de problemas aumentam muito a
chance do indivíduo se envolver em
acidente é importante também é fimose
a operação uso de Outras Drogas aqui por
exemplo um da Organização Mundial da
Saúde complicado 2018 mostra que o risco
de acidente fatal quando uma pessoa
consome em vitamina é círculo de cinco é
cerca de 5 vezes maior quando comparado
com
o indivíduo que não consumiu essa
droga ou seja o consumo de qualquer
droga e aqui a gente pegou o caso da
anfet
amina só para mostrar nos então que
qualquer droga que haja um cima nervoso
central aumenta o risco do indivíduo se
envolver em acidente automobilístico e
obviamente de ter que os problemas todos
advindos disso
Esse é o outro ponto que eu gostaria de
conversar com o senhores É sobre o
impacto então impacto em todo o mundo
dos acidentes automobilísticos
relacionados ao uso de álcool e
drogas
aqui em fundador da organização
pan-americana de saúde da óculos do ano
passado mostra que ce
rca de um milhão de
350 mil pessoas morrem a cada ano em
decorrência de acidentes no trânsito e
entre 20 a 50 milhões de pessoas sofrem
lesões não fatais sendo que Muitas delas
são lesões que levam a incapacidade do
indivíduo da vítima esses números na
verdade vem diminuindo em alguns países
principalmente em decorrência da
formulação de novas leis e também
decorrência de programas
de
conscientização da população então
basicamente para que nós possamos
melhorar os indi
cadores
e não só no Brasil mas em outros países
mundo afora uma fita para trabalhar para
que tenhamos leis que possam fazer
frente a todos esses Desafios que nós
temos no trânsito e no nosso caso Mais
especificamente leis que deem conta é de
coibir o uso de álcool e drogas no
trânsito é importante também que além
das leis mas também tenhamos mecanismos
de colocar essas leis em prática de
maneira efetiva e são
outros Pontos
importantes e que ajuda muito na redução
dos acidentes automob
ilísticos e o outro
ponto então além de termos leis é mais
apropriadas é nós termos programas de
conscientização da população porém é
importante ficar claro aqui em que Pese
não só Brasil está avançando na
prevenção de acidentes automobilísticos
é o
às vezes também tem avançado nessa área
mas infelizmente os números ainda não só
no Brasil mas mundo afora são números
ainda é que chamam bastante a atenção
são números altos
e que merecem toda a
atenção não só dos governos mas de toda
a s
ociedade de todo o conjunto social
aqui então eu trago um dado que é um
dragão dado bastante interessante que é
de uma entidade de lá de internacional
chamado Mad que é mães contra é o uso de
álcool de drogas no trânsito essa
entidade em entidade que tem em vários
países inclusive uma entidade que chegou
recentemente aqui é o Brasil e nós temos
esse de cidade que eu trago aqui que é
um dado do mar de do Canadá é que mostra
que todos
os dias em média no Canadá
quatro pessoas morrem e m
uitas outras
pessoas são feridas em colisões de
veículos motorizados
e acionados com consumo de álcool e de
Outras Drogas mostrando a importância
então do consumo de álcool e de drogas
como fator de risco para morte no
trânsito e para ferimentos de pessoas
que acabam se envolvendo nesses
acidentes Como já foi dito aqui o Brasil
então uma das maiores taxas de acidentes
entramos num mundo em que Pese o Brasil
ter conseguido reduções nas taxas de
de
acidente as taxas brasileiras ainda
i
nfelizmente são bastante altas e o que
demanda não que é um grande desafio não
só Como já disse para os governos mais
para todo o conjunto social do nosso
país e obviamente aqui em cima uma coisa
que é interessante daqui é um relatório
Organização Mundial da Saúde mostrando
que a diminuição do número de acidentes
é especial de acidentes fatais
relacionados ao consumo de álcool e de
outras substâncias psicoativas até 2030
e as metas de desempenho global
para
segurança no trânsito e
ntão é muito
importante que toda a sociedade
brasileira se envolva assim gaja é se
engajem nesse nessa área para que nós
possamos então diminuir o número de
perdas que nós temos de vidas no
trânsito em nosso país
e aqui falando vai especificamente então
do álcool é Dual pelo trânsito varia de
acordo com o país mas a estimativa é de
5 a 35 por cento das mortes por
acidentes de trânsito são relacionados
ao consumo do álcool então o álcool é
responsável pela morte de
número
considerá
vel de pessoas no trânsito não
está no Brasil mas em vários países é
óbvio que esses números diferem mas em
todos os países inclusive no Brasil o
consumo de álcool um fator de risco
importante para morte no trânsito
segundo relatório da comissão mundial da
saúde publicado em 2018 45 países
representando então 2.3 bilhões de
pessoas nesse país atualmente tem inglês
para o dirigir alcoolizado que se
alinham então com as melhores práticas e
o Brasil é um desses países né e
os
c
ritérios então para ser considerados
melhores práticas é dentro da
organização das
a primeira coisa então é presença de uma
lei Nacional sobre o Dirigir embriagado
e uma outra questão Então o que a
concentração de álcool é permitida
bastante pequeno Então na verdade só
para ficar claro aqui para gente mais
uma vez eu insisto nesse ponto porque na
verdade não há não há nenhuma dose de
uma concentração de álcool no trânsito
no no sangue que seja segura para o
trânsito esse aqui é o estudo
brasileiro
publicado em 2010 publicado por um grupo
do aniversário de São Paulo da USP é
esse estudo o mostrou que 39 por cento
das mortes no trânsito eram decorrentes
de níveis maiores que 0.01 G por
decilitro dos condutores mostrando que
na verdade mesmo doses é pequenas de
concentração pequena de álcool no sangue
já são fatores
o importante é para o acidente e
acidentes com vítimas fatais além
brasileira denominada Lei Seca trouxe
reduções importantes significativas
tanto nos acidente
s quanto
nas mortes no
trânsito no Brasil é isso somado até
mesmo em todas as ações de
conscientização que vêm sendo realizadas
no Brasil ao longo do tempo entretanto
nós Ainda temos um grande desafio na
prevenção dos acidentes no Brasil
relacionados ao consumo de álcool e de
Outras Drogas
e aqui falando Mais especificamente
sobre o uso da maconha no trânsito é
importante dizer que vários estudos
científicos têm avaliado a natureza e
extensão dos efeitos da maconha e uma
ampla varieda
de de tarefas
cognitivas e
motoras ou seja mostrando que o uso
mostrando que o uso da maconha é um
importante fator que leva a problemas
que leva a problemas tanto cognitivos
quanto motores e que acabam levando ao
condutor até dificuldade de dirigir e
que acaba então é facilitando com que
ele se envolva em acidentes e muitos
acidentes acidentes fatais
e tem outros estudos também apontando
que a maconha prejudica as habilidades
cognitivas e motoras necessárias para
superar um ve
ículo motorizado e que
aumenta
bastante envolvimento em
horizontes aqui eu mostro para os
senhores na sequência um estudo
realizado pelo Instituto de seguros para
a segurança na estrada nos Estados
Unidos é apontando para o risco de se
fumar maconha e dirigir mostrando que o
número de acidentes e trânsito aumentou
em média em seis por cento nos Estados
Americanos no da maconha foi legalizada
e aqui outra algum outro estudo estudo
publicado este ano realizados
fisicamente no estado d
o colorado nos
estados que liberou maconha
já bastante
tempo nos Estados Unidos que legalizou o
uso dessa droga produzido para uso para
fins recreativos para fiz da maconha
como droga entorpecente Então no estado
do colorado houve um aumento do
as vítimas fatais no trânsito desde a
legalização da maconha aumento de 31 por
cento número de vítimas fatais no
trânsito no estado do colorado tudo isso
Então mostra para gente que é
infelizmente países que tem
flexibilizado o controle sobre
a maconha
que tem legalizado essa droga tem
enfrentado
um aumento do número de
acidentes automobilísticos E tem também
infelizmente aumentado o número de
vítimas fatais Então essa é uma atenção
muito importante para ficar claro aqui
porque dentre outros problemas que podem
acontecer com a legalização da maconha o
impacto sobre o trânsito é bastante
grande
e aqui no Brasil e filho só para nós
mostrarmos é nós temos ainda a taxa de
mortalidade bastante altas no Brasil em
que Pese a re
dução que tivemos um
últimos anos os veículos de carga são o
segundo
tipo de veículo mais comumente
envolvidos em acidentes automobilísticos
e aqui nós não podemos deixar de atentar
para a relação existente entre o uso de
psicoestimulantes né realmente de
anfetaminas que são os rebites é que são
utilizados infelizmente por
caminhoneiros e a relação disso com o
acidente no trânsito é muito importante
e esse trabalho de conscientização com
os motoristas né com os caminhoneiros
que fazem
uso psicoestimulantes para
melhorar o seu desempenho ocupacional
aqui enfim
novamente trazendo que a Lei
Seca no Brasil vem reduzindo o número de
acidentes relacionados com o consumo do
álcool
nós temos no governo federal um projeto
é um projeto que está sendo realizado
pela secretaria nacional de políticas
sobre drogas da senad fica no Ministério
da Justiça segurança pública e que em
breve deve colocar à disposição no
Brasil de aparelhos drogometro que tal
qual o bafômetro né o
etilômetro vai
ajudar também a avaliar motoristas
condutores que estão fazendo uso de
Outras
Drogas que não álcool dirigindo
então A ideia é que o uso então do
drogometro seja expandido posso ser é
disponibilizado em todo o país hoje a
cenário está realizando esse projeto
piloto no estado do Paraná em Curitiba
mas a ideia de que em breve esse projeto
então aí já não mais um projeto mas que
é essa essa ação do governo federal
possa ser disponibilizado em todo
território nacional é o ob
jetivo de
reduzir
e os acidentes no trânsito causado pelo
uso de Outras Drogas que não uau então
aqui
também aproveitando para repetir
que o uso de Outras Drogas que não são o
álcool também são fatores de risco para
o acidente no trânsito é esses dados
para álcool e maconha a gente pode ser
estendidos então para Outras Drogas nos
mostra aqui adoção de medidas mais
restritivas por parte do governo
brasileiro vem sendo um fator protetivo
contra o uso de álcool e drogas e
consequentem
ente é um fator de proteção
contra os vários problemas relacionados
ao uso das substâncias no trânsito
Oi eu
gostaria de conversar então com
senhores aqui para aproveitar o momento
sobre a nova política nacional sobre
drogas que foi publicada no ano passado
por meio de um decreto do presidente da
república o decreto presidencial 9761 e
que nas várias frentes de trabalho que
se coloca então na nova política
nacional sobre drogas é o trabalho
focado na prevenção e não só não só
na
prevenção ao uso das drogas ao usa
substâncias mas também a prevenção é dos
problemas advindos do uso as substâncias
como por
exemplo acidentes
automobilísticos Então dentro dessa
perspectiva de seguir então as
diretrizes a nova política nacional
sobre drogas publicado setor no ano
passado por meio do Decreto presidencial
9761 e coloca necessidade do governo
federal mas na verdade toda
os brasileiros trabalhar ações de
prevenção relacionado ao cenário das
drogas aqui na nossa secre
taria
Secretaria Nacional de cuidados e
prevenção às drogas no ministério da
Cidadania nos acabamos nos aproximando
do Ministério da
infraestrutura mas
principalmente a secretaria nacional de
transportes terrestres e a partir do
início deste ano nós temos trabalhado em
ações conjuntas nós trabalhamos em ação
no meio Amarelo nós realizamos várias
ações por conta do da epidemia pelo
coronavírus realizamos várias ações é a
distância ações virtuais da perspectiva
então de conscien
tizarmos as pessoas
sobre os riscos de acidentes no trânsito
especificamente relacionados ao consumo
de álcool e de Outras Drogas nosso
objetivo é
identificarmos cada vez mais
nessas ações de conscientização
e da sociedade brasileira
é nós também estivemos juntos com a
secretaria nacional de transportes
terrestres por conta da comemoração dos
12 anos da Lei Seca no Brasil foi um
grande avanço para nossa sociedade Nós
acreditamos várias ações naquele momento
e obviamente aqui é o
nosso objetivo
identificarmos também essas ações e
agora no final do ano final agora do
ônix 2020 um ano que foi bastante físico
e trouxe uma série de desafios não
só
para o governo federal mas para toda a
sociedade brasileira nós também estamos
juntos do Ministério da infraestrutura
da secretaria nacional de transportes
terrestres nessa ideia então de
orientarmos conscientizarmos a sociedade
brasileira sobre então nos cuidados
necessários no trânsito no fim de ano
estão retomando al
gumas pessoas que já
foram trazidas aqui além de todos os
cuidados com o veículo
os cuidados que devemos ter que observar
Mas quais são as condições climáticas é
quando formos
é dirigir consumo quando
formos viajar com nossas famílias no
final do ano é muito importante
atentarmos para não utilização de bebida
alcoólica e de Outras Drogas é pelos
pelos motores mas não podemos colocar em
risco as nossas famílias as famílias e
outras pessoas você já nós precisamos
ter responsabilidade n
ão só os nossos
entes queridos mas também com os dentes
queridos de outras pessoas é só assim
então exercitando a empatia EA
preocupação com o bem maior que todos
nós temos que são as
nossas vidas é que
nós vamos de fato construir uma
sociedade é melhor então esse é um
momento importante do final do ano onde
todos estamos sim
a sua vida que nós então tenhamos
cuidado e responsabilidade no trânsito
E aí dentro desse contexto em fim deste
trabalho que estamos realizando com o
minis
tério da infraestrutura nós
assinamos um acordo de cooperação
técnica na verdade com entre o
ministério da Cidadania o ministério da
infraestrutura para que nós pudéssemos
então avançar cada vez mais
em trabalhos
de conscientização de prevenção ao uso
de álcool e Outras Drogas e entre
motoristas entre Condutores E para
finalizar então aqui o que eu gostaria
de trazer para os senhores efe o Brasil
é ainda tem altas taxas de mortalidade
de acidentes no trânsito nós estávamos
somos muit
o mas temos muito ainda porque
avançar e importante think toda a
sociedade brasileira esteja engajado
então nessas ações de prevenção que o
governo federal e os governos estaduais
que municípios que todo o poder
público
constituído tem realizado mas é
importante que as
eu vinha junto para que a gente possa
ter resultados cada vez mais
satisfatórios e é importante também
frisarmos aqui que adoção de medidas
mais restritivos e programas educativos
por parte do poder público constituir
tem ajudado sobre a maneira tem sido um
fator de proteção para os acidentes
automobilísticos não é medidas e
seletivas relação ao uso de álcool e
Outras Drogas por motoristas por
Condutores têm sido medidas importantes
para
a prevenção tanto de acidentes
conto de mortes no trânsito então eram
essas informações e gostaria de trazer
os senhores mais uma vez agradecer pela
oportunidade de estar aqui e obviamente
fico à Total disposição aqui no nosso
ministério a nossa secretaria Everald
o
mais uma vez muito obrigado um grande
abraço
o secretário Nossa que agradecemos aí
essa a Brilhante palestra apresentação
chamando a atenção para vários números
vários aspectos eu acho que nós temos
ainda um grande desafio no país
em
relação a mistura de drogas lícitas e na
direção mas efetivamente nós temos um
combate aí muito sérias implementado no
combate às drogas ilícitas também enfim
né Qualquer droga que que possa causar
aí menor rico que seja na direção Edu
tem uma deve
ser combatido e mal eu peço
que daqui a pouquinho soro o seu segure
aí no finalzinho aí a gente faz um novo
bate-papo vão surgirem algumas dúvidas e
E aí a gente vai trocar algumas ideias
eu mesmo que eu já tenho algumas
perguntinhas Então já já
vamos nos
preparar pois eu preciso registrar
secretário olha quanta gente bacana que
tá participando conosco aqui a Miriam
Bastos né que a gerente de educação
e da Transalvador e do PVT de Salvador
já tinha aceitado o grupo aí mas que
você
tá a Miriam a Vanessa panza de Belo
Horizonte Minas Gerais também aí com
patente trabalhador aí para por um
trânsito mais seguro tá fazendo sua
parte Sem dúvida nenhuma Fernando
Gonçalves do Município de Santa Cruz do
Capibaribe em Pernambuco Olha que
bacana
Rosely fantoni em gerência de educação
para o trânsito Dr de Minas Gerais
também sempre participando conosco é
exata dei do Detran do Rio de Janeiro
Daniela Nunes do Detran do Rio Grande do
Sul aí presente com a gente Mat
elândia
da EPTC aí de Porto Alegre é o colega aí
grande amigo Mauro voltarelli DETRAN de
São Paulo Obrigado Mauro aí pela
presença a Geni Duarte pa Badra PRF
Santana do Livramento Rio Grande do Sul
que bacana colega também do Detran de
Santa Catarina sternsinger
obrigado
esterlei por estar conosco Sidney
e hoje a gente observador certificado em
Franco da Rocha São Paulo Jaqueline
Santos observador a também certificado é
Ilhéus Bahia a quem mais aí registros
município de Belo
Horizonte Santa Cruz
do Capibaribe do do Caribe Santana do
Livramento de acidente Fábio Vargas e
coordenador de ações educativas a nossa
cgt na tá de férias mas está trabalhando
né Fábio a asta Oliveira Olha que bacana
excelente iniciativa do Minho foi do
Denatran durante todo o ano
com
abordagens atuais esclareceu muitas
dúvidas e buscando se aproximar de
brasileiros parabéns e um ano novo de um
ano novo com realizações Muito obrigado
bom Agnaldo agora eu acho que a Batuta
está com
você o Aguinaldo do Nascimento
Filho coordenador-geral de segurança
Viária colega nosso da Polícia
Rodoviária Federal desse contingente é
que está espalhado por todo o Brasil é
que apoia muitas ações de segurança
a contar para a gente um pouquinho aí da
operação integrada rodovida
eles
importante essa importante ação envolve
vários órgãos Mas não sou eu que vou
contar essa história será o Agnaldo
Agnaldo tá contigo aí a palavra fica à
vontade meu irmão
Oi boa tarde a to
dos que nos assistem
Boa tarde Everaldo Boa tarde a todos os
presentes daqui participantes na nossa
Live os cuidados no fim de ano no
trânsito no trânsito do nosso país e a
polícia rodoviária federal sente-se
imensamente agradecida por ter sido
convidada para participar desse
brilhante evento que assim como
outros
tem a intenção de trazer mais segurança
e uma melhor condição de circulação para
os nossos concidadãos Agora durante o
período de final de ano
é para ser um pouco mais objet
ivo ou
fazer uma pequena apresentação aqui que
não limita o os temas que serão tratados
mas que pode ser um Norte para qualquer
questionamento que possa aparecer aqui
dos nossos participantes de assistente
da Live é todos conseguem ver aí é
possível ver a apresentação Everaldo
Trindade dá para ver bem certo bem
alguém
que consiste a nossa nossa
operação operação rodovida há cerca de
dez anos atrás com a instituição da
década mundial de ações pela segurança
no trânsito da ONU década 2
011/2020 é do
nosso país diversos órgãos iniciaram
ações voltadas para o alcance das metas
de redução de acidentalidade
estabelecida
a Vila Uno que seria uma redução de
cerca de cinquenta por cento dos
acidentes mortes e lesões nesse período
nesse desenho né é considerando os
índices de 2010 EA operação rodovida foi
instituída
pela Polícia Rodoviária
Federal visando não só a realização de
ações pela Polícia Rodoviária Federal
mas realização de ações Integradas entre
diversos órgão
s né a realização
estratégias Integradas entre Ministérios
e órgãos públicos EA sociedade civil
organizada uma vez que não só a Polícia
Rodoviária Federal Não só o estado é
responsável por essa por essa redução de
acidentalidade mais fim toda a sociedade
todos aqueles que são direta ou
indiretamente é afetado pelo por essa
chaga né da
acidentalidade que acontece
não só no Brasil mas
e ir é uma outra estratégia da operação
rodovida e integração operacional entre
as diversas das
Índias que atuam no
modal rodoviário na esferas federal
estadual e municipal então A operação
rodovida não acontece somente nas
rodovias Federais em todos os estados em
todos os municípios onde a Polícia
Rodoviária Federal que faz presente onde
outros órgãos da esfera Federal se faz
presente nos fortalecemos a integração
entre esses órgãos da esfera
Federal e
aqueles válvula de esfera Municipal da
esfera Estadual guarda civil Polícia
Militar são mu detran-pr outros órgãos
para po
der trazer nesse período
especificamente não que essas ações não
aconteçam ao longo do ano mas nesse
período que vai da segunda quinzena de
dezembro até o final do carnaval como
nós temos um aumento do trânsito nas
rodovias nós buscamos tem um reforço
uma das ações voltadas para a segurança
Viária EA Nossa principal meta aí é a
busca na redução da acidentalidade e
o
aumento da segurança Viária através de
ações direcionadas para os trechos mais
críticos de acidentalidade como podemos
ver aí na primeira apresentação nós
temos apesar de termos vários trechos em
que acontecem acidentes ao longo do
nosso país nós temos algumas algumas
regiões que devido às suas
características estruturais sejam mesmo
de fluxo nós temos a concentração maior
de acidentes Então apesar de atuarmos em
todo o país nós ir esse unamos As Nossas
ações mais enfática só para
estes
trechos mais críticos Para para que
através da nossa presença através da
nossa atuação seja através da
fiscalização através de ações de
educação para o trânsito através de ação
de intervenção e infraestrutura
e tem apresentado aqui é cultura exemplo
com rodovias que perdoa outras
intervenções que possa melhorar a
segurança através dessas ações reduzir a
acidentalidade e nesse ano
especificamente não é em 2020 2021 nós
estamos com esforço concentrado para o
alcance das metas da década
mundial de
ações de segurança do trânsito 2020 ou
2011/2020 estabelecida pela ONU e aí
quem part
icipa da operação rodovida
Quais são os ministérios envolvidos é
nós temos aí uma integração direta entre
dez Ministérios né Ministério da Justiça
e Segurança Pública A Casa Civil o
Ministério da Saúde Ministério das
Comunicações Ministério da Cidadania
Ministério da economia Ministério da
mulher família e direitos humanas
Ministério do Turismo Ministério
educação e Ministério da infraestrutura
a
todos juntos em ações cooperadas ações
Integradas para prover a segurança
Viária aos
nossos os nossos concidadãos
através da operação rodovida em de ações
que acontecem concomitantemente com
operação re dúvida e que se integram a
ela de uma forma ou de outra e quando
falamos em acidente de trânsito né Nós
Nós lembramos e diretamente das vítimas
é claro Mas além do do da perda de
familiares né da perda de pessoas que
nos são queridas que nos são que nos são
caras nós temos também o custo
social
dos acidentes de trânsito não é um
acidente de trânsito não se ex
aure ao
final da remoção dos veículos ao final
da remoção dos feridos daquele local né
todo em todo o impacto do acidente de
trans
a qualidade no na própria economia do
país nas dependendo do tipo de acidente
não é o acidente sem vítima acidente com
vítima um acidente com morte nós temos
um custo elevadíssimo aí que entre 2012
e 2019 representou o impacto de 69
bilhões na economia do nosso país vai
então além da perda
familiar além da dor
da perda ainda tem um impacto na
econom
ia do na economia do nosso país e
quais são os objetivos da nossa operação
da nossa operação rodovida integração
entre os envolvidos integração entre os
órgãos integração entre os órgãos EA
sociedade que se faz representar nelas
temos diversas instituições diversas
organizações não-governamentais no
organizadas também pela causa da
segurança nas
e pela segurança no trânsito para trazer
para evitar que a cada dia nós nós temos
tenhamos
nessa perca dos nossos
familiares daqueles que n
os são que não
estão queridos um outro objetivo né que
é um objetivo pode podemos dizer que o
principal que é redução da
acidentalidade ou seja nós queremos
promover através dessa dessa ação a
redução da acidentalidade mas sem
fronteiras né para para a Polícia
Rodoviária Federal para os outros órgãos
envolvidos na operação rodovida é claro
que interessante que essa redução
acidentalidade aconteça é no no trecho
que é sobre Nossa responsabilidade
mas
para nós o que importa nós não t
emos
fronteiras nós não temos dívidas né é a
redução da acidentalidade em qualquer
preço do Brasil ou no Brasil como um
todo é um ganho para as instituições
e para a sociedade e por último mas não
menos importante aqui não é comum dos
objetivos da operação rodovida e a
melhor opção é a promoção de melhorias
na infraestrutura não só agora não quer
são Rodovia ao longo de ao longo do ano
a Polícia Rodoviária Federal faz isso né
é o diagnóstico dos trechos
mais
críticos de acident
alidade então
enviamos equipes especializadas nesse
tipo de levantamento para realizar o
diagnóstico daqueles trechos de críticos
de acidentalidade para saber o que é que
causa acidente naquele local qual o
principal tipo de acidente naquele local
e as equipes fazem um relatório com
sugestões para melhoria daquele preço e
tal muitas vezes vem a sugestão é para
determinado tipo de fiscalização a
sugestão é para ações de educação para o
trânsito
Oi e a sugestão também vai
para melhori
a
de infraestrutura e aqui cabe salientar
uma grande parceria uma grande
aproximação que tem atualmente em que a
polícia rodoviária federal e o
ministério da infraestrutura não só com
o ministério diretamente mais com todas
as pastas que estão aí ele subordinadas
né Nós temos um trânsito muito bom no
trânsito muito muito muito pro fico que
que trazem grandes resultados não é
Vitória para a instituição resultados
para a sociedade para sociedade
brasileira e ainda nessa linha né
dentre
os trechos que identificamos que tem
necessidade de qualquer tipo de
intervenção de infraestrutura há vários
trechos que o mim foi através da sua
esparsas subordinadas aí seja o denit
seja MP por meio das concessionárias já
promoveu melhorias em infraestrutura que
já
as fotos de redução de acidentalidade de
melhor condição de segurança Viária para
os nossos brasileiros
bom e uma vez que que falamos aqui na qa
uma das principais metas nossas é a
redução da acidentalidade é o trago aqui
em
2 slides a evolução dessa taxa né
primeira a taxa de acidentes graves que
é a relação entre a quantidade de
acidentes graves nas rodovias federais
para quem não sabe a Polícia Rodoviária
Federal considera como um acidente grave
aquele que teve pelo menos uma pessoa
ferida gravemente ou um óbito na então a
relação entre a quantidade de
fertilizantes e a frota nacional e
milhão de veículos porque a frota
nacional e milhão de veículos porque é o
compromisso de reduzir apenas a
acidental
idade apenas
o número de mortes
nas rodovias Federal nas rodovias
federais ignorando uma realidade do país
que é o aumento da população o aumento
os veículos o aquecimento onde
esfriamento da economia do país que são
fatores que interferem diretamente na
exposição ao risco na quantidade de
pessoas que circulam nas rodovias então
lá de 2010 até 2019 nós reduzimos aí
essa taça de 423, 34 para 177, 25 é um
decréscimo muito grande e eu faço
questão de salientar aqui que esses
resultados a
pesar de serem na
rodovia
federal não são resultados apenas da
Polícia Rodoviária Federal São resultado
da Polícia Rodoviária Federal de todos
os parceiros que atuam no voltados para
a segurança Viária e da própria
sociedade civil né a nossa sociedade
criando uma consciência que anda uma
evolução que busca assim uma melhor
condição de segurança nas rodovias D
Oi e a evolução da taxa de mortalidade
né na mesma no mesmo critério né relação
da quantidade de mortes nas rodovias
Fed
erais e afronta nacional e milhão
de
veículos não é nós saímos de uma
realidade desse 38,58 para uma realidade
de 59,80 Então mostra que o esforço de
toda a sociedade brasileira é claro
capitaneado pelos entes públicos é
trouxe para o nosso país uma realidade
muito melhor do que a realidade que
temos a dez anos atrás podemos evoluir
certamente podemos evoluir podemos
chegar a uma taxa muito menor né países
outros países conseguiram essa evolução
é claro que passa por mudanças
estru
turais mudanças de Cultura a
mudança no
comportamento do nosso
condutor do nosso pedestre do nosso de
todos aqueles que têm uma relação
e com trânsito mas nós juntos
conseguimos sim alcançar índices
melhores do que esse e por último né mas
não menos importante e trazer aqui
algumas dicas de segurança no período do
final do ano para compartilhar com vocês
primeira coisa planeje a viagem com
antecedência nós estamos saindo de uma
realidade em que muitos brasileiros
permaneceram
restritos a sua cidade
restritos a
e a sair de casa para o
trabalho muito
pouco saíram de casa e agora Chegamos na
no período do final do ano e certamente
mesmo período e final do ano haverá um
aumento exponencial da quantidade de
pessoas que estarão trafegando Pelas
nossas rodovias né seja pela
característica das festas de final do
ano que são faz os familiares as pessoas
costumam viajar dentro do país para
militar para visitar os familiares seja
também pelo receio que alguns ainda
tem
de fazer turismo internacional de viajar
de avião o que acaba
trazendo o impacto
maior sobre a rodovia Então a primeira
dica que se tô nesse a sua viagem com
antecedência procure saber para onde
você vai quanto tempo em média leva leva
essa viagem Quais são os pontos em que
você pretende parar para abastecer né
parar para descansar
e o sono é o inimigo traiçoeiro no
trânsito quando ele quando ele se
apresenta muitas vezes já não dá tempo
não dá tempo de agir não dá tempo de
reagir então planejar e as viagens com
antecedência e não faça ingestão de
álcool
antes de dirigir né E aqui já
fazendo o link com a palestra interior
não faça ingestão nem de álcool nem de
outras substâncias que possam interferir
na sua capacidade de dirigir na sua
capacidade de reagir as dificuldades que
podem se apresentar durante durante o
percurso
e informe-se sobre as condições de
Segurança ao longo do seu percurso
quando eu falo em condições de segurança
eu falo comissão de
segurança Viária as
condições do trecho né do pavimento se
aquela estrada tá boa foi
pavimentada
que está devidamente finalizada e o
índice de acidente daquela daquela
daquela Rodovia a Polícia Rodoviária
Federal disponibiliza na proteção de
dados abertos as informações de
acidentalidade nas rodovias federais
algumas outras instituições com o
Observatório Nacional de segurança
Viária a CNT tem no seu nos seus sites
painéis montados a partir da estatística
da Polícia Rodovi
ária Federal Então esse
planejamento para saber o que eu vou
encontrar ao longo do percurso é
muito
importante e não tem como dissociar a
segurança Viária da Segurança Pública
também então É mas bom se planejar para
não estar
a realidade dificuldade uma realidade de
de baixo e a segurança ao longo do
percurso Principalmente quando esse
deslocamento envolve os nossos
familiares né utilização do cinto de
segurança dos dispositivos de retenção
para crianças não é eles não
eles não
têm o poder de evitar o acidente mas tem
o poder de reduzir as lesões decorrentes
desses acidentes né de
reduzir a
gravidade dos ferimentos e até de evitar
um modo decorrentes de acidente de
trânsito é claro que todos nós queremos
evitar não não queremos que ocorra um
acidente conosco ou com nossos
familiares mas certamente devemos estar
preparados devemos nos precaver para que
esse a gente não aconteça e que caso
aconteça as suas consequências sejam as
menor
a Íris
me
respeite os limites de velocidade nós
nós temos realidades diferentes ao longo
do ao longo do preço é muitas vezes as
pessoas estão
habituados estão
acostumados a dirigir uma realidade de
trânsito Urbano e ao se deparar com a
realidade de trânsito de rodovia perde a
noção de velocidade de capacidade de
reação e muitas vezes quando nos
deparamos com a situação adversa o tempo
para reagir nem para adotar uma postura
uma postura ou conduta figura é muito
pouco muitas vezes não dá tempo
Ah e por e por último não lembro de
importante em caso de Emergências nas
rodovias federais League 19 um a Polícia
Rodoviária Federal está à
disposição da
sociedade brasileira para prestar o
apoio necessário para prover segurança
Viária para prover Segurança Pública nas
rodovias federais ou onde se fizer
necessário levo com essa com essa fala
aqui com essa importação e o termino me
apresentação Agradeço o espaço agradeço
a disponibilidade de do convite da
Polícia Rodoviária Federa
l para
participar desse brilhante evento
Oi Naldo Muito obrigado pela tua
apresentação trouxe aí para quem não
conhecia Aí uma série de informações
sobre o
rodovida vou pedir até pro
secretário Quirino Ligar sua câmera para
ficarmos nós três aqui para um bate-papo
final e o uma mensagem final para todos
aqueles que nos assistem e que depois
terão acesso ao áudio pedir para o
secretário eu voltar é trouxe também
vários aspectos e sobre o uso de drogas
lícitas e ilícitas E aí eu ia per
guntar
secretário a questão cultural ainda
interfere muito no uso de bebidas e
drogas e eu outro a condição trabalho de
muitos caminhoneiros por conta da
jornada apesar
da legislação que existe
dos esforços aí também da Polícia
Rodoviária Federal na sua fiscalização
ostensiva
e ainda é um problema como resolver como
que nós poderemos resolver isso quais
seriam os caminhos
e o Everaldo então em relação à questão
né cultural infelizmente existe na
sociedade brasileira é uma uma ideia de
que o álcool em especial algumas formas
de ingestão de álcool que não são tão
danosas pão de leteres não só para a
saúde mas que também em tese não
comprometeriam a capacidade eu
dirijo
especial a ingestão por exemplo de
cerveja Então existe na sociedade
brasileira a infelizmente uma
banalização do uso dessa substância é o
tempo inteiro existem ações que
minimizam é os efeitos danosos à saúde
das pessoas em relação ao uso dessas
substâncias e infelizmente o que vem
acontecendo també
m Everaldo isso não é
só no Brasil a outros países do mundo e
que esse fenômeno também tem acontecido
que é um processo
o di é redução da percepção do Risco do
uso de uma outra droga que
também causa
problemas para o trânsito que a maconha
seja infelizmente a uma série de ações
junto à mídia a uma série de ações
dentro de produções culturais que
colocam a maconha como sendo uma droga
de menor é ação lesiva uma droga que em
tese não causaria tantos problemas e nós
sabemos que inf
elizmente isso não é
verdade existe uma série de dados
advindos de países que liberaram que
legalizaram o uso de maconha para fins
recreativos
e Como por exemplo o Canadá há vários
estudos realizados em
Estados americanos
mostrando uma série de problemas
advindos do processo de legalização das
drogas e um desses problemas está
relacionado com os problemas do trânsito
as pessoas que tiverem mais interesses
que até vale a pena buscar essas
informações eu até trouxe aqui na minha
apres
entação a um site dessa entidade
chamada ahmad ahmad aí Me add 2D no
final o Mad tem identidade de todo mundo
e temos no Canadá as pessoas que
quiserem entrar no site do mar de canadá
vou encontrar uma série de
estudos
científicos são dezenas de estudo
mostrando impacto da maconha ao dirigir
mostrando todo o aumento dos problemas
que aconteceram com os da maconha e pais
que legalizaram a droga Então álcool
maconha e Outras Drogas nós temos aqui
na também
o Asus mostrando a Fusio
n e tamina
condutores que fazem hoje afecta mina
tem cinco vezes mais chances de se
envolver em acidentes automobilísticos
que levam a morte então essas drogas
todos precisam sempre de uma atenção
especial não existe dose segura
não
existe você em uma festa tomar duas duas
doses de cerveja dois copos ferveram e
achar que você está em condições de
dirigir você não está mais em condições
de dirigir Então essa é uma questão
muito importante ficar claro para gente
e no que tange a questão
dos motoristas
né dos dos caminhoneiros que fazem uso
em especial de anfetaminas rebites e
acabam então depois disso dirigido e
esse também um sério problema que o que
a gente enfrenta no Brasil a imensa
maioria dos motoristas que usam
Rebite
usam para melhorar o seu desempenho o
quê
é porque eles posso ficar mais tempo
acordado então assim acho que nós
precisamos ter primeiro campanha de
conscientização como essas que o governo
federal vem fazendo que outras entidades
em fazendo
nós precisamos ser
legislações e que maneiras de aplicar
mas a legislação de maneira efetiva ação
sabão falando também por exemplo do da
ação que o governo federal por meio do
Ministério da Justiça tá fazendo agora
para implementação do drogometro né
que
uma das coisas que vai fazer até
funcionar de dia detectar o uso também
de anfetaminas né Não só uso de álcool
mas vai ampliar apesar de detecção de
drogas maconha cocaína anfetaminas e
Outras Drogas que comprometem com a
minha capa
cidade de dirigir e a Clara e
assim que nós precisamos também é
trabalhar nesse caso dos os
caminhoneiros com ações de melhoria das
condições de trabalho dessa categoria
Então na verdade que são várias ações
nós somos lidando com problemas
o Nexus e programas
complexos acabou
sendo resolvido com ações complexas é
aqui no ministério da Cidadania né final
na nossa secretaria vai existe uma ação
né assim com os caminhoneiros de dar
suporte para essa peça clássica isso é
muito import
ante né assim para para para
todo o país mas nós precisamos enfim de
ações em todas essas frentes para que
nós tenhamos então resultados diferentes
desses que nós temos tendo no Brasil
nesses últimos tempos
e não perfeito é não é só como questões
ainda só trouxe muito
importante a a
média né moderno é a games Jump drive
Nicki é o a sigla em inglês aí para mães
contra o motocidade para fazer uma
tradução literal né mais pontos os
motoristas bêbados alguma coisa sem
secretária é
isso
e é isso nós temos Essa é a santidade
inclusive aqui no Brasil né Tem uma
rádio Brasil foi trazer o recentemente
para cá para o pelo duas pessoas equipe
que já tem uma militância na área de de
drogas aqui no Brasil por Ronaldo
Vicente e Tiago bianchetti eles
trouxeram Mário para cá
eclodido agora
nosso ministério da Cidadania Estamos
também buscando nos aproximamos do mar
do Brasil a realização de ações de
prevenção acidentes no trânsito mas é
isso é só mais semente idade import
ante
começou nos Estados Unidos ela tem enfim
hoje representação em vários países e na
verdade nós precisamos continuar
avançando nessas ações de
conscientização ações de legislação
restritiva e não sua legislação né mas
também é ações para que nós temos
condições de executar de uma era
apropriada o
que tá na legislação e
óbvio né no caso dos
há três anos motoristas e só os
caminhoneiros nós estamos também aí o
governo brasileiro tem se aproximado
bastante também dessa desse grupo de
trabalhadores hoje no Brasil
reconhecendo a importância deles para
toda economia para todas as sociedades
brasileiro é importante que a gente nós
continuemos com esse trabalho para aqui
os caminhoneiros tem um cada vez mais
condições mais apropriadas de trabalho e
que não precisa né filho Se valer do uso
de
drogas para para poder realizar a
contento aí as suas as suas ações e suas
atividades a Polícia Rodoviária Federal
ela tá até uma capilaridade nela tá em
posicionados estrategi
camente várias
regiões do Brasil com certeza dentro de
todos os profissionais que mais se
depara com situações de risco com as são
os que chegam muitas vezes no primeiro
no acidente e com certeza tem observado
a questão do uso de drogas lícitas e
ilícitas associadas na o secretário o
diretor Bianco nos valor das
melhorias
das rodovias né ele tem um conceito que
está sendo aí já implementado das
rodovias que perdoa uma vez que o
comportamento ainda que a gente trabalha
muito
educação muita fiscalização
comportamento é é ainda é um ponto
crítico e aí as rodovias podem auxiliar
muito na em perdoar de uma certa forma
esse erro é eu queria muito ouvir O
Agnaldo sobre sobre esses aspectos você
trouxe a questão do rodot vida né com a
expectativa do do rodovida né ele ocorre
em dezembro e janeiro e dezembro
e
fevereiro dezembro janeiro e fevereiro e
vai até uma semana depois do Carnaval
qualquer expectativa Agnaldo aí dessa
dessas ações é pelo Brasil você j
á tenha
um número de mobilização que vai ser
feito aí para em torno das
Oi Pera aí ó
é bem inicialmente né em relação à
questão da drogada de fão e entre os
entre os condutores né é um Na verdade é
um é um cataclismo a social né que foi
abaixo não só sobre os condutores mas
sobre toda toda a sociedade vem como bem
evidenciado aí cada país tem
uma
estratégia diferente de tratar de tratar
o consumo de álcool e outras substâncias
psicoativas que podem alterar né a
capacidade do do co
ndutor aí a
capacidade de psicomotora pensar agir e
reagir e no Brasil nós temos ao longo
dos últimos anos né inclusive em
decorrência da instituição da década
mundial de segurança no trânsito na
humano enrijecido as nossas as nossas
normas
bom e é o movimento que de certa forma
ele lê ele é contrário a sociedade né a
sociedade muitas vezes não entende
que
apesar da perfume permissividade do uso
do álcool né no país e quando misturamos
esse essa perfume Essa permissividade
traze
mos ela para dentro do ambiente do
trânsito nós potencializamos né a níveis
a níveis muito maiores aí o risco da
ocorrência de acidente de trânsito então
eu acredito que deve se separado né
gente tratar separadamente a questão do
a questão do álcool e a questão das
outras das outras substâncias
principalmente aí dos arrebites né o
álcool ele ele é uma realidade
social
mas a gente não consegue fugir mas a
gente percebe que é
E aí o enrijecimento da política de
combate ao a dir
eção após ingestão de
álcool tem funcionado nós temos
resultado deficientes aí em muitos
estados com a o fortalecimento das ações
da Lei Seca já em relação ao consumo de
substâncias né estimulantes pelos
condutores de veículos de carga medidas
pode passageiros os condutores
profissionais né que a capacidade dele
permanecer Alerta permanecer dirigindo
está diretamente ligada à a sua
ao seu
poder aquisitivo né Quanto mais tempo
ele conseguir dirigir mas ele vai
conseguir Fazer Entregas
mas ele vai
conseguir fazer viagens aí e aumentar e
aumentar o seu salário mas muitas vezes
é essa capacidade dele é
e suspensa no meio da viagem né o efeito
da Droga que que ele está utilizando
acaba no meio de uma viagem EA
justamente nesse Stephanie situações aí
que acabam 20 mandos uma ou várias ou
diversas sumir as daí é uma realidade da
Polícia Rodoviária Federal é em várias
ações seja
ações de fiscalização criação
de atendimento de acidentes nos
depararmos com Condutores prof
issionais
que estão sob subprefeito desse tipo de
substância e estão sobre estão de posse
desse tipo de substância né E aí
adotamos as medidas cabíveis lá mas não
queremos de extrema relevância essa
especificação aí da tecnologia de
screening de drogas que está sendo feita
pelo pelo Ministério da Justiça como um
todo a polícia rodoviária federal é é um
dos participantes do grupo de trabalho
desenvolve
a
música do grupo de trabalho e
acreditamos que agora em 2021
conseguiremos entreg
ar a sociedade
brasileira mais essa mais essa
ferramenta aí pela garantia da segurança
nas nossas rodovias né Muito bom bom
acerto não tem nenhum esforço é um
esforço conjunto para Nós salvamos vidas
e e fazer com que todos têm aí esse
final de ano e início do ano que vem
menos violento menos trágico é com menos
histórias e tristes nas famílias
brasileiras bem essa é a Live cuidados
no trânsito no fim do ano é que
trouxe
apresentações aí do departamento de
transporte rodoviário de
terror de aqui
da secretaria nacional de transportes
terrestres não é um diretor Guilherme
Bianchi tivemos a participação dos
nossos parceiros da senapred na pessoa
do secretário Quirino Cordeiro ai do e
da do Ministério da Cidadania e do
colega também
e do Nascimento Filho coordenador-geral
de segurança Viária na Polícia
Rodoviária Federal ligada ao Ministério
da Justiça por essa parceria nossos
agradecimentos fique aqui
comigo
enquanto eu agradeço a todos vocês aí a
presença
de todos que estiveram conosco
nessa Live lembramos que
disponibilizaremos a partir do dia vinte
de dezembro peças para o uso e
compartilhamento com a inserção da logo
dos órgãos ou instituições interessadas
reproduzir o material vencendo requisito
manter as assinaturas originais do
Denatran do Ministério da infraestrutura
do Governo Federal Lembrando que as
peças seguem o cronograma de publicação
e serão disponibilizados diariamente
para
download no portal gov.br água do
Denatran e
ducação para o trânsito a
partir do dia vinte de dezembro não
atende aí por mais informações você
encontra nas redes sociais é a do
Ministério da empresa estrutura também
do Denatran e convidamos a todos para o
lançamento em nível Nacional aí do
rodovida né Agnaldo marcada aí para
E aí é dia 17 então fica aí o convite
para as pessoas ficarem atentas aí nas
redes sociais é bom só tem que agradecer
obrigado a todos damos por encerrado o
presente evento
lembre-se percebo risco
proteja
a vida obrigado a todos e até
uma próxima oportunidade
e obrigado amor CNH com Branco PR vc tb
existem palavras e siglas que
simplesmente ouvimos ignoramos e
pensamos que a sua o significado dessa
palavra pode ficar muito longe de nós na
talvez não que será que de rastreio não
é uma delas Denatran departamento
Nacional de Trânsito Viu como não parece
tão distante esperando o resultado dos
números que transitam todos os dias
perto de você e mesmo que você
não
transite em veíc
ulos a pedir alguma
entrega o serviço você é impactado pelo
trânsito ou ainda Você pode ter um
pedestre e sendo assim também faz parte
do trânsito em 1920 os primeiros
automóveis chegaram ao Brasil e depois
de um tempo as pessoas perceberam que
carro aqui hoje podem chegar a mais de
300 quilômetros por hora e pedestres
tinham em média cinco precisavam de
normas de circulação o Denatran então é
o departamento responsável por fazer
cumprir a legislação de trânsito e
garantir a
seguranç
a de todos os que
andam e veículos automotores
é só um ano ou até mas se você possui um
veículo automotor Denatran está no seu
bolso ou na sua mão se você estiver
assistindo esse vídeo por meio do seu
Smartphone a sua carteira de motorista e
o documento do seu veículo que hoje
estão também dentro de um aplicativo de
celular são a prova de que o Renato está
bem perto lembre-se das palavras ou
siglas que parecem distantes e o que
mais algumas ABS air bag SC DRL Esses
são itens de segurança
do seu veículo e
hoje eles são obrigatórios graças ao
trabalho do Denatran que como esse vídeo
busca também educar não explicando
siglas exatamente mas criando campanhas
educativas em busca de um comportamento
mais harmônico no trânsito Além disso
elabora também estudos técnicos Que
direcionam mudanças no contran uma sigla
que se refere ao Conselho Nacional de
Trânsito que com certeza de ser feita
você que é pedestre proprietário de
veículo automotor ou de tração humana
como as bicicletas
percebeu como ação e
o significado do Denatran
o Denatran mais perto do que você
imagina um
em grande parte das mudanças no código
de trânsito com essa nova lei elas
promovem é simplificação no processo
administrativo traz a transformação
digital em alguns processos e tudo isso
vai acarretar economia para o estado por
exemplo a partir de agora ao é
obrigatória a Adesão dos órgãos
autuadores ao sistema de notificação
eletrônica Isso significa que todo e
condutor infrator poderá op
tar por pagar
a
multa com quarenta por cento de
desconto desde que abra mão do recurso e
receba notificação por meio eletrônico
por meio da sua carteira digital de
trânsito então com isso os órgãos
autuadores não vão precisar mais ter
despesas com Correios com a remessa
postal das notificações isso com certeza
gera economia para o estado e também
para o cidadão não
E aí
E aí
e você pode não ver mas milhares de
pessoas perdem a vida no trânsito
brasileiro todos os anos
E aí
[
Música]
E aí
e a dor desse
momento pode acontecer em
qualquer rua em qualquer esquina
E aí
e faça sua parte para mudar essa
realidade Seja você a mudança
E aí
e a verdade é que está sendo vigiados o
20 30 41
a viagem Teoria da Conspiração Total
vocês por hoje deu vou nessa só precisa
minha carteira aqui tá o resultado da
pesquisa a carteira de motorista agora
vale por dez anos para condutores de até
cinquenta anos e aproveitando o que que
você foi notificado sobre uma multa
leve
no aplicativo da sua carteira
digital de
trânsito Mas fique tranquilo como você
tem sido um motorista exemplar nos
últimos 12 meses e não cometeu nenhuma
infração gravíssima Ela será convertida
em uma advertência por escrito e assim
eu sei que ninguém me perguntou faz a
vida o seu colega aí do lado que a
motorista profissional e agora está
valendo limite de 40 pontos na CNH para
você que não é profissional também Só se
não tiver a infração gravíssima a e
lembre-se de fazer
aquele Recall vem
dentro do seu veículo
e eu não
poderá emitir o like para menos
um falso e ele isso tudo está no novo
código de trânsito brasileiro que você
fica fazendo mais no site do Denatran
que tá bom fofo Ministério da
infraestrutura e governo federal do
trânsito S do lado você respeite os
limites de velocidade do outro diminui
as chances de um acidente de um lado
você não misturar bebida e direção do
outro você deixa o trânsito mais seguro
se você não tem distância do
moto
ciclista promove uma boa convivência
e se você sinaliza quando
vai trocar de
baixo você protege quem é mais frágil de
todos os lados no trânsito só existe um
lado certo do lado do respeito e da
atenção percebo risco proteja a vida de
natural governo federal
e nós não trabalhamos por carros
embarcações aviões trens e caminhões o
que fazemos do consumo enfim coisas nós
trabalhamos professor por gente acorda
todos os dias para construir a própria
história e game Legado de uma nação não
é sobre com 3 potes filhos modernizar
forte com a frontalidade é só
vai
funcionar que são os lugares realidades
mais do que isso vai trabalhar por novas
possibilidades com mais dignidade não é
apenas sobre bater o martelo e fazer o
maior programa de concessões de ativos
de infraestrutura da história é sobre
travesti durante com por gerarem
empregos e garantir a retomada e que o
país grande precisa não é simplesmente
combater irregularidades é garantir o
sucesso bem jurídico e
m tudo aquilo que
fizeram para filha Obrigado por confiar
em mim acreditar em novo pai
um parece
que não é de
é bem o por tudo que faz mas pela gente
que é Maurício Ramos 2019 cumprimos Novo
Brasil e passamos dos 20 trabalhando
para garantir a gente tomada que o país
precisa envolvendo o filme vamos
construir as contas e concretizar os
planos do Brasil gigante e
eu quero saber como apresentar denúncias
sugestões e elogios e muito mais para o
ministério da infraestrutura Nossa
ouvido
ria é o canal
Já são sete tipos de manifestações
disponíveis chegou a hora de entender
para qual
delas direcionar o seu demônio
e lembre que todos os canais de
atendimento estão aqui ó o portal do
ministério se o objetivo é denunciar
irregularidades ou atos ilícitos
cometidos no âmbito do órgão ou por seus
agentes públicos acesse pelúcia e não se
preocupe o sigilo é carente de você
também pode registrar sua insatisfação
com algum serviço prestado para isso
acesse reclamação se voc
ê tiver alguma
ideia sobre o setor de infraestrutura
confirmou conosco escolhendo a opção
sugestão Ou se quiser
apresentar alguma
proposta que a juízo por localizava-se
serviços Este é um simplifique para
solicitar a prestação de algum serviço
ou Providência Recife acesse solicitação
vamos para transparência se quiser obter
informações produzidas ou de nossa
responsabilidade escolha a sua
o e por último temos também um espaço
para você registrar sua satisfação com a
nossa atuação e s
erviço através da Opção
elogio todas as manifestações são
analisadas e sistematicamente monitorada
para construirmos juntos
a
infraestrutura de um Brasil cada vez
melhor daqui para frente não esqueça a
ouvidoria do ninfa é o nosso canal
Olá você sabia que a primeira ferrovia
brasileira foi idealizada por Irineu
Evangelista de Souza mais conhecido como
Barão de Mauá ele fez várias
contribuições ao setor de transporte e
por isso é o patrono do Ministério da
infraestrutura
e além da jus
ta homenagem o Barão de
Mauá também foi escolhido entre os
servidores e colaboradores do ministério
para dar nome ao atendente virtual
da
pasta o chatbot Mauá foi idealizado pela
ouvidoria e desenvolvido pela equipe de
tecnologia Dome infra e já está
disponível no canto inferior direito do
site do Ministério da infraestrutura
você pode registrar denúncias sugestões
solicitações reclamações elogios ou
pedidos de simplificação junto ao falar
BR Além disso o mal a auxilia no acesso
aos
serviços digitais do Ministério da
infraestrutura disponíveis no portal
gov.br permite acessar o peticionamento
eletrônico e consultar andamento
de
processos o novo atendente virtual pode
ser acessado por celular tablet ou
computador sem a necessidade de
instalação de aplicativo a ferramenta é
uma das entregas do programa de
transformação digital do Ministério da
e tudo mais e noventa porcento dos
serviços oferecidos pela pasta já estão
totalmente digitais acesse
www.influx.com.br
t;
clinica de recuperação
quarta-feira, 7 de abril de 2021