" O PAPEL DO PROFESSOR NA PREVENÇÃO ÀS DROGAS"
Falar sobre drogas nas escolas é um tabu porque deve ser feito de maneira profissional. Para evitar que uma iniciativa nobre se torne um problema, as palestras feitas sob medida representam uma ferramenta importante no cenário atual. Veja neste vídeo como esse instrumento de informação pode evitar que jovens e adultos se tornem alvos fáceis do abuso de álcool e drogas e suas terríveis consequências.
José Vieira é palestrante, consultor especialista em programas de prevenção em álcool e drogas. Nos últimos 20 anos realizou mais de 300 ações entre palestras e treinamento para 30 mil pessoas.
Fale conosco:
www.facebook.com/JoseAntonioVieiraConsultoria
www.joseantoniovieira.com.br
José Vieira é palestrante, consultor especialista em programas de prevenção em álcool e drogas. Nos últimos 20 anos realizou mais de 300 ações entre palestras e treinamento para 30 mil pessoas.
Fale conosco:
www.facebook.com/JoseAntonioVieiraConsultoria
www.joseantoniovieira.com.br
Ache Aqui Clínicas preocupa-se com nossos pacientes para encontrar sua qualidade de vida
Obrigado por sua visita ao nosso site.
um dos Santos filho que é hoje um dos
alvos ou a
ah e também o secretário executivo do
gabinete do governador Coronel Raul Lino
Ferreira da Silva o secretário-chefe da
casa civil Júnior Gonçalves o secretário
também da educação que é o nosso
professor sua e viver naquela Lacerda
Então hoje nós estamos aqui para trazer
o tema é o papel do professor na
prevenção às drogas
e nós temos um tema aqui bastante
complexo hoje eu Pedrinho que eu não
sucessor tem que voltar todo aquele
aquele cronograma lá
que aprendi trazer
melhor aqui para os nossos os outros
telespectadores nós estamos aqui com
bastante gente aqui hoje presenciei
nessa Live nós temos ali a presença do
presidente do com nem o nosso Presidente
não é o Davi Inácio
bom e nós vamos trazer aqui a ideia do
que é o com nem pois bem o kolem é o
Conselho Estadual de políticas públicas
sobre drogas e foi instituído através da
Lei 125 de 1986 tendo sua estrutura
alterada pela lei 435 982 e o estado de
Rondônia Conforme a lei co
mplementar
nº
881 desenvolve ações de diretrizes de
política estadual contra drogas quais
envolver a prevenção e redução EA oferta
de oferta com relação ao cenário é para
que haja Esse controle na programação
das escolas o colégio hoje trás da Live
com tema o papel do professor na
prevenção às drogas iremos trazer para
esse debate o professor Paulo Morais que
a Doutor em Psiquiatria e Psicologia
médica pela USP e foi coordenador de
pesquisa e extensão do
o jornal de referência álcoo
l e Outras
Drogas ao
vivo e nos anos de 12
2011/2015 ele atua nessa área atualmente
é professor de psicofarmacologia
psicologia e neurociências da União EA
membro hoje do grupo Observatório e
violência e saúde do trabalho da um dia
e também como palestrantes a pedagoga
professora especialista Regina Cláudia
Ramos da Silva que ela é diretora da
escola Estadual de Ensino Fundamental
médio cívico-militar Ulysses Guimarães
graduação em pedagogia especialização em
gestão escolar e disp
õe de vasta
experiência na atuação
do enfrentamento
ao combate às drogas no ambiente escolar
bom mas eu convido aqui agora o
professor Paulo Morais para nos falar um
pouco sobre o seu conhecimento técnico
adquirido aos anos o seu estudo
principalmente sobre a questão da droga
definição química a definição química e
o natal no contexto das drogas
psicotrópicas aqui em nosso Estado de
Rondônia contra o São Paulo pode entrar
E aí
Oi boa tarde está me ouvindo é
O Jovem Pan
tu consegue m
e ouvir
E aí
oi tá me ouvindo Boa tarde
E
aí
hoje vou compartilhar tela aqui com você
é isso e a gente vai conversar um
pouquinho né o tempo era curto eu espero
não gastar muito tempo Primeiro
agradecer convite para conversar
é bastante instigante Era bastante
polêmico né que a questão do papel do
professor na prevenção às drogas eu vou
começar a realmente falando de jogaram
essa me falaram desse tema eu me
perguntei se estaria faltando o papel
com o professor né a gente já tem
o
profissionais principalmente
profissionais que trabalham
com o Ensino
Médio Ensino Fundamental sobrecarregados
o serviço de tantas coisas a fazer e
mais ao fim da sua apresentação e eu
ainda vou passar a sugestão de umas
cinco papéis ao final dessa aula já
vamos conversar um pouquinho
Tá bom amor vou falar um pouco sobre
drogas psicotrópicas drogas
psicotrópicas são as drogas que tem ação
sobre o sistema nervoso central nessa
atuam sobre o cérebro próprio nome já
sugere são substâ
ncias que tem tropismo
pela mente e ao longo de toda a história
humana a
gente teve contato com essas
substâncias né os seres humanos desde
que o mundo é Mundo Duas drogas esteve
presente são substâncias são valorizadas
em todas as sociedades humanas elas
recebem uma característica especial a
oração diferenciadas com relação a
outras substâncias a outros eventos de
vida e no entanto é uma questão bastante
complexa que de modo geral quando a
gente vê ela é tratada de forma
simplista né
gente tem três grandes
perspectivas que predominam no senso
comum Atualmente como o
conhecimento
geral né que a questão da droga sobre
uma perspectiva religiosa que seria
religada pecado perspectiva de saúde e
estaria mais ligado à doença e
perspectiva de a justiça
e Seria algo ligado ao Crime e a gente
observa infelizmente um desprezo
bastante Grande pela pelo conhecimento
científico bom quando a gente fala de ih
droga sem ambiente escolar não apresenta
esse slides aqui quiser um po
uquinho
antigo a imagem da liquidação e que
Aliás quando eu apresenta em aulas é
estranho que as
pessoas não acham
estranho a liquidação de cerveja como
volta às aulas mas me questionam do
preço da cerveja onde eu encontro tão
barato é o slide antigo bom com relação
ao uso de drogas falando de dados de
Porto Velho e sua dados do levantamento
do sexto levantamento Nacional realizado
pelo ser vídeo que o centro Nacional de
centro brasileiro de estudos sobre
psicotrópicos na coordenada p
elo
professor Carmine que recentemente nos
deixou e o que ele tem de dados para
Porto Velho Popular então
estudantil
estudantes de Ensino Médio Ensino
Fundamental porque as foram questionadas
esse
E aí já Speed haviam experimentado
algumas substâncias neve que a gente
observa e de cada praticamente Metade
dos Estudantes isso em 2010 já haviam
experimentado álcool Vinte por cento
experimentado tabaco as cheirinho de
loló lança-perfume que são os inalantes
seis por cento substâncias
ansiolíticos
que são calmantes menos de cinco
porcento de maconha também não chega à
casa dos fatos por cento mundo tá
mas eu
vou voltar a questão da maconha e do
álcool mais adiante quando a gente fala
de drogas em ambientes que eu lá também
a gente não pode esquecer dos de quem tá
nesse ambiente escolar que não são só
alunos no eventualmente experimentando
essa ou aquela substância mas também
professores ver se são dados de 2019 de
São Paulo professores readaptados
praticamente Me
tade dos professores
foram afastados das suas das suas
ocupações por problemas de saúde
relacionados à saúde mental na e tem
estudo
de do Rio Grande Do
um terço dos professores não estão sendo
tratados com medicamentos
antidepressivos e também quando a gente
fala de drogas em ambiente escolar não
dá para esquecer da questão da
medicalização e é o procedimento de se
transformar em problema mental em em
alvo de receita problemas
comportamentais a gente tem aqui Um
exemplo da ritalina n
é do metilfenidato
eu quero que vocês guardem esse nome
dessa substância que a gente vai falar
dela mas a gente o momento exorbitante
em menos
de dez anos de venda mostrando
a que pelo menos esses professores que
estão estão tendo problemas
comportamentais problemas de transtornos
mentais teor em tese se for levar em
consideração que as crianças estão
tomando a estão lidando com crianças
hiperativas que não necessariamente o
uma relação bom quando a gente fala de
droga a gente pode
ter diversas
definições uma das definições mais
conhecidas é a definição da OMS que vai
dizer que droga
a distância química que não é produzida
pelo
organismo e vai alterar alguma
função de biológica desse no organismo
na não tem ação do da pessoa agora eu
pego uma definição um pouquinho abaixo
essa definição básica do Inverso
pharmacologist um professor de
farmacologia da Universidade de Oxford
ele vai dizer que Que droga é uma
substância química tomada de forma
deliberada pa
ra obter efeitos desejados
não é só uma molécula Mas é uma molécula
com a qual o ser humano se relaciona né
Deixa de ser somente uma molécula de
Clonazepam se
transforme Rivotril e eu
vou ter que tomar essa molécula vou
ingeriu Rivotril porque eu quero ter uma
boa noite de sono por exemplo tá bom e a
gente pode definir droga também de uma
forma mais Ampla e quando a gente pega o
fenômeno das dependências da dependência
química e hoje a gente não fala só em
Dependência Químic
a mas fala
Independência de modo geral porque as
pessoas podem ficar dependentes não só
de drogas Mas também de outras coisas a
gente pega uma definição de uma
tropologo uma
E aí
ele faz uma definição de drogas que
é muito legal que ele disse que droga é
qualquer coisa que causa o comportamento
não examinado um comportamento obsessivo
o comportamento habitual a indo nessa
linha né hoje a gente fala em
dependências comportamentais pessoas que
jogam de forma compulsiva que compram
for
ma compulsiva que se relacionam
afetivamente de forma trabalhada que
trabalham
e também de forma atrapalhada e que
eventualmente até dependências de novas
tecnologias usam celulares notebook
de
outros de forma meio atrapalhada bom da
mesma forma que as pessoas não
necessariamente que fazem sexo vão se
tornar compulsiva de sexo pessoas que
fazem compras não são ser compulsivas
por compras jogadores nem todos que
fazer uma fezinha na mega-sena vão a
vender até as calças para conseguir
pagar dívidas dentro da mesma forma se
dá com uso de substâncias psicoativas
não é uma pequena parcela das pessoas
que usam substâncias psicoativas se
torna independente no espectro de
possibilidades de
uso para substâncias
psicoativas a gente tem a possibilidade
de uso benéfico por exemplo uma pessoa
que tem problema de sono e precisa tomar
o Rivotril antes de dormir e
eventualmente uma dependência uma pessoa
que não consegue deixar o celular
desligado durante mais de duas horas tá
e quando a gente fala de substâncias
psicoativas na de substâncias que ao
a funções orgânicas Nem todas as
substâncias têm o mesmo poder de gerar
comportamentos aditivos de gerar
dependência por exemplo nas imagens
a
gente tem de casa três peças de cada
pessoa de cada três pessoas que fumam
tabaco experimentam tabaco Estimativa de
que uma história Independente de cada 3
de cada 7 pessoas experimentam bebidas
alcoólicas uma vai ao longo da vida
desenvolver algum problema relacionado
ao uso de álcool a maconha um em cada
dez ansiolíticos no em cada 11 e assim
por diante nem toda a droga tem o mesmo
efeito né causa das drogas tem precisam
ser tratadas de forma individualizada
quando a gente fala de drogas eu
falei
para vocês que eu ia voltar a falar da
do álcool e da maconha porque são duas
substâncias que são bastante relevantes
quando a gente fala de das questões das
drogas que são drogas que estão
presentes na nossa cultura desde a de
tempos ancestrais né Por e
xemplo a
primeira descrição de um porre alcoólico
aqui
e tem na cultura ocidental R acontece na
Bíblia no Genesis a gente tem a
descrição do Noé se embebedando mas a a
relação com os seres humanos com o
álcool foi sempre tranquila a gente
só
começou a se atrapalhar na nossa relação
com as bebidas alcoólicas a partir da
Revolução Industrial quando se mudou se
a características sócio-demográficas e
condições de vida e as condições de vida
se tornando dura o álcool quarta
disponível di
sponibilizado em função de
novas tecnologias o uso abusivo de
álcool se tornou um problema uma outra
substância com a qual gente também tem
bastante tempo de relação e que também
está presente nos livros sagrados da
cultura Judaica do judaico-cristã é
a
cannabis ou popularmente conhecido no
Brasil como maconha na ela aparece no
livro do do organismo não do Exodus
Quando Moisés ensina para Moisés não
Deus ensina para o Moisés como fazer o
óleo da Santa unção e entre as OS
e esse óleo
da Santa unção bairro
cálamo-aromático aromático e a tradução
uma das traduções dele é cana cânhamo e
maconha né e no século 21 a gente tem aí
as pessoas que estão fazendo uso de
cannabis medicinal dos olhos caseiros aí
que estão disponíveis no mercado
atendendo a
benefícios com esse tipo de
tratamento tendo uma tão Sagrada em
pleno século 21 bom essas duas drogas
elas também merecem atenção com relação
à questão de proibição a cerca de 11
século nesta década de 20 do século
passado n
os Estados Unidos a o álcool
foi proibido não é o álcool uma série de
questões shanghai.exe levaram a uma
proibição total do álcool fabricação
comércio uso né e cenas que hoje a gente
está acostumado a ver associado usar a
cocaína maconha e Outras Drogas na
O que é o nome da
década de 20 foi foi
comum com relação às bebidas alcoólicas
e nesse mês meio tempo né durante a
década de 20 um maconha era um
medicamento a cannabis era encontrada em
farmácias essa imagem que vocês tem na
part
e superior aí do cigarro os índios é
de um jornal médico de São Paulo da
década de 20 tá e enquanto se brigava
por causa do álcool a cana de se seguir
muito bem a maconha ia não era um
problema aliás Nunca foi problema de
saúde pública só se tornou um problema
de saúde pública depois que
se proibir o
álcool esse depois que se legalizou ao
Na década Now da década de 30 de 20 se
percebeu que ela proibição tava chorando
mais problema do que o álcool em si as
pessoas não estavam morrendo
por estarem
organizadas Mas morrendo por causa da
proibição e em 1937 começou-se a fazer
propaganda pouco antes já no final da
década de 20 até fazia propaganda
a Marijuana algo que a comunidade
norte-americana não conhecia era
restrito somente a pequenas populações a
minorias e começou-se a fazer
propaganda
disso Até que em 1937 por esses
argumentos claramente racistas e sem
fundamento nenhum e ciência a esse
camarada Harry Harry Harry Singer ele
conseguiu convencer o senado dos Es
tados
Unidos a proibir a maconha com quem
quiser conhecer um pouco mais dessa
história eu sugiro dois filmes Quando
você estiver em algum tempo de lazer
como malaparte de professores aí
sobrecarregados mais sobrando um
tempinho eu recomendo que assistam Os
Intocáveis que conta um pouquinho um
filme de mafioso
que tem um final feliz
e a loucura de médico em que é um
musical que o final não é tão feliz
assim o final desse filme eu vou cantar
bola para vocês ele acaba em 71 deve com
a
Convenção das Nações Unidas para
drogas psicotrópicas né que tem 1971 as
nações unidas a fez uma
o Internacional internacionalizou uma
política norte-americana introduzida no
antes que era de guerra às drogas e
classificou o substâncias em diferentes
categorias e dessas diferentes
categorias diferentes formas de
controle
eu pedir para vocês manterem na memória
o nome metilfenidato para ver como a
gente tem uma quando a gente fala de
drogas a coisa meio confusa
metilfenidato
ele tá aqui do ladinho da
cocaína tá na mesma categoria de cocaína
Claro que tem uma série de diferenças
isso aí a gente poderia conversar depois
mais não temos farmacológicos é bastante
perto bom na década de 70 com o início
da Guerra às drogas a gente chega da
década de 80 em que se instala políticas
de prevenção baseada no diga
não às
drogas não é para eu dizer não alguma
coisa eu tenho que lembrar daquilo que
eu tô dizendo E para foi um tipo de
prevenção direcionada principalm
ente a
crianças e adolescentes
e a gente tinha como livro-texto de
muitos programas preventivos Talvez um
dos livros mais toscos que alguém já
escreveu sobre drogas na Língua
Portuguesa que é o livro do Edson
Ferrarini sobre tóxico e alcoolismo
livro bastante grosseiro no ponto de
vista científico e literário bom E
chegamos a 2020 Esses são dados
do
escritório das Nações Unidas para drogas
e crime na Normalmente eles publicam
relatório de apreensões de drogas no
mundo e a concluir um
dos itens que eu
mostro eles apresentam de conclusão é
que os mercados de drogas em 2020 ele
está em expansão em cada vez mais
complexo tá enquanto a gente tá aqui
falando de maconha cocaína álcool a cada
ano entra nova pelo menos 500 drogas
diferentes substâncias psicoativas que
não existiam e que as moléculas são
criadas em laboratórios e entrou no
mercado
mas essa imagem é que eu
gostaria que chama atenção para vocês a
taxa de
eu uso né aqui em 2018 e a taxa de
dependência a uso é
a cerca de cinco
porcento da população mundial longo do
ano de 2018 usou uma droga me menos de
dois por cento dessas pessoas
desenvolveram problemas Associados a
esse uso na e uma outra conclusão que o
escritório das Nações Unidas chegou no
seu relatório é que mais do que o
problema das drogas é o problema da
vulnerabilidade social países ricos usam
drogas países pobres
usam drogas no
entanto pessoas em vulnerabilidade
social de habilidade social pobreza né
tem acesso a recursos se co
locam em uma
situação que aumenta a chance de
desenvolver a problemas por uso de
substâncias e é um dado de 2020 mais
1578 recomendo que vocês procurem o Red
Park Experimente né que já era um
ratinho se mostrava que o ambiente legal
evita dependências tá bom
é um assunto bastante complexo não dá
para gente simplesmente se especializar
em alguma coisa e vou fingir que não tá
vendo
né que não tá acontecendo e quando
a gente fala de prevenção ao uso
indevido de drogas uso indebido né
p
orque eu posso ter o uso devido da
pessoas podem usar drogas de forma não
prejudicial
o pé substituir preconceitos né que é
uma um campo bastante recheado de
preconceito por conceitos bem firmados
abandonar uma visão emocional e
preconceituosa por uma visão racional e
científica adoção de uma atitude de
respeito e responsabilidade em relação
às drogas em relação às drogas EA vida
né e
substituição da Guerra às drogas
por uma política de atenção humanizada
para as pessoas no m
undo real o mundo de
faz de pontas faz desistir no na cabeça
de pessoas dos outros no mundo real e né
ele tem características diferentes bom
para conhecer esse mundo real a gente
vai interessante saber os danos
Associados a diferentes substâncias eu
coloquei aqui como eu falei quer chamar
atenção para vocês do álcool e da
maconha esse daqui é um trabalho
publicado em 2010 e teve publicado na
Lance na uma
das revistas mais
prestigiadas no campo da saúde e teve um
passo do impacto bast
ante aí
interessante na
o tanto na atenção aos usuários de
drogas como também não fica farmacologia
de modo geral numa escala de 0 a 100 de
danos tanto para pessoa como danos a
terceiros nadando para a sociedade numa
escala de 0 a 100 as bebidas alcoólicas
obtiveram uma 7072 pontos as maconha
ficou com 20 pontos e o aquele chamou a
atenção de uma outra substância que a
gente hoje chama de droga mas
muito
provavelmente daqui cinco ou seis anos
vai virar Tá disponível
no mercado que
ao n DNA que era antigamente chamado de
Excel e vai estar sendo disponibilizado
muito provavelmente para controle de
transtorno de estresse estresse
pós-traumático algo bastante angustiante
no campo da psiquiatria bom e o que é
esse trabalho mostrou pra gente aquele
as horas não são proibidas pela são
perigosas elas são perigosas porque elas
são proibidas né E mesmo assim
e é na década de 80 a gente tinha
toda
uma para uma política de simplesmente
diga não às d
rogas mas tinha também no
Brasil sendo produzida que é
conhecimento de bastante qualidade no
caso aqui destaque para o professor
carlini a professora Jandira masur com
drogas subsídios para uma discussão que
é um livro que vocês ainda encontram nas
livrarias em toda escola deveria ter
esse livro deveria ser cabeceira de
diretor de escola e que na década de 80
ou multiprofissional de saúde começaram
a ver que eram besteira guerra às
drogas
vamos pôr fim à guerra às drogas porq
ue
primeiro porque guerra guerra qualquer
guerra envolve morte no caso da Guerra
às drogas é uma morte muito bem
localizada que a morte de pessoas pobres
lotes do morador de favela do traficante
de Varejista que é o morador da favela
também morte do policial que não mora
muito longe da favela de alguém vai se
enriquecendo com isso porque a fim da
guerra às drogas mesmo profissionais de
um campo que teve bastante de vez
o campo da segurança esses
profissionais
estão vendo que a
guerra às drogas é um
fenômeno que não funcionou é muito
enxugar gelo e no campo da Saúde também
é uma ilusão a gente falar de prevenção
às drogas que a gente vive numa
sociedade totalmente verticalizada né É
difícil alguém ir no médico o médico
falar para você tem alguma mudança de
comportamento e você ficar feliz se você
não recebeu uma prescrição vai no médico
é quase que cultural você receber alguma
prescrição né E no campo da
Independência mesmo né que a
ideia de
coloca de p
or uma guerra às drogas aqui
e acabar com a dependência daí o que a
gente vê nessa Linha Azul é a taxa de
independência dos Estados Unidos entre
os anos de 1970 e 2010 e na linha verde
aos investimentos em trilhões de doente
trilhões de dólares é muito dinheiro
investido em termos de resultado nada
não mudou para as taxas de dependência
por isso que adota procedimentos mais
humanizados no atendimento ao
as vagas a redução de danos é uma
costura que tem sido cada vez
mais
ado
tada como um método de enfrentamento
de respeito ao o paciente que tá na
nossa frente e falei bastante Muita
confusão e você deve tá perguntando qual
é o papel do professor nessa confusão
toda né É talvez eu falei para vocês
segurar esse abacaxi com agrotóxico em
tudo não se a gente for pensar em termos
de agrotóxico Muitos são mais danosos do
que as drogas com as quais a gente
normalmente se preocupa quando eu falei
de substâncias psicoativas mas eu não
vou nem deixar você de se
vocês
descascar abacaxi e também não vou
vender para vocês o livro mágico com as
fórmulas para acabar com as drogas na
escola Ah não vou fazer isso porque eu
não público pela 171 editorial bom o que
eu vou fazer essas fazer sugestões da
com a minha experiência Eu trabalho com
adolescência já há cerca de 25 anos Só
que docência superior nível superior a
estudo drogas
é a pelo menos uns 30 anos e com base na
minha experiência eu vou passar para
vocês algumas sugestões de papéis no
professor na
questão de combate de
prevenção na escola primeira primeiro
papel do professor é alto cuidado mas
quem não se cuida que não está bem não
consegue cuidar do outro não consegue
educar não consegue fazer nada então
primeira papel do professor é se cuidar
segundo papel é fazer uma busca ativa
por informação qualificada nós crescemos
uma sociedade proibicionista em que foi
a gente teve muita informação de sobre
consumo muita informação sobre a oração
sexual muita informação sobre viol
ência
mas quando
se falava em drogas a não se
falava a gente não tinha acesso então
para ter acesso à informação qualificada
eu indico duas leituras não é uma
específica sobre prevenção dos de álcool
e drogas no contexto escolar e o outro
para uma leitura mais para conhecer um
pouco mais aqui
a um preço muito alto do professor
salvar-te redes da honra também além
desses livros Eu recomendo a busca de
informação e sites como eu falei já o
escritório das Nações Unidas para drogas
e crim
es para o site da Band
da
Associação Brasileira de estudos
multidisciplinares sobre drogas
plataforma Brasileira de política sobre
drogas pelas questões relacionadas a
políticas públicas e jurídicas
associadas ao tema e para quem quer
falar a linguagem de drogas numa
linguagem mais jovem o programa que
droga é essa disponível no YouTube uma
outra coisa que é necessário para a
gente pensar em termos de prevenção às
drogas e qualquer prevenção e saúde é
pensar em promoção de auton
omia e
pensamento crítico promoção de
autonomia
Brasil é referência no mundo com Paulo
Freire e o pensamento crítico e
recomendo a leitura do mundo Assombrado
pelos demônios do calcei ele vai mostrar
como detectar mentiras
e outra coisa organização de classe o
professor sozinho não vai conseguir
fazer nada melhor condição de trabalho o
respeito capacitação precisa de
capacitação permanente tratar de drogas
não é uma um assunto fácil assunto
extremamente difícil e precisa de
valoriz
ação do se desse profissional bom
e um quinto papel
do professor é ter
esperança porque os erros são erros
corrigíveis na década de 70 o Governo
dos Estados Unidos Richard Nixon começou
uma campanha contra as drogas mas que na
verdade é uma campanha contra minorias
ou foi muito bem demonstrado isso
documentalmente e já na década de 70
vocês podem encontrar nesse Global
commission um drogapolis várias
iniciativas ao longo do mundo e favor
visando corrigir esse tipo de erro e
agora a g
ente tem mais recentemente as
eleições dos Estados Unidos um em
cada
três estados norte-americanos tem
legislação para uso medicinal uso
Recreativo
e no estado do Oregon Oregon
descriminalizou todas as drogas né
Ah que bom para terminar o que não é
papel do professor não é papel do
professor e nem nenhuma outra profissão
é fazer a limpeza servir de papel
higiênico Calendar ímpar decisões
baseadas em smo decisões baseadas em X
no e amadorismo fundamentalismo racismo
e tanto cinismo ac
ho que é isso que eu
tinha que falar agradeço a atenção
o professor Paulo e
fatos Eu trouxe um
conteúdo aqui bastante complexo o que a
questão das drogas não é do dia para
noite que as pessoas vão conseguir
assimilar toda essa diferenciação mas é
nós temos algumas perguntas também que
as pessoas que estamos assistindo estão
trazendo aqui pra nós daqui a pouco eu
vou trazer também a professora Regina
Cláudia que vai contribuir muito a
respeito desse tema e é a importância do
educador
de fato na repressão às drogas
pois bem é as pessoas estão aqui
perguntando que tipo de
droga é a que
causa mais dependência a Alaíde causas
nos trouxe aqui a pergunta no seguinte
sentido o tabaco vicia mais que Outras
Drogas
é usada melhor substâncias quando são
utilizadas com frequência utilizadas com
o objetivo de suprir deficiências elas
tendem a ser a ser associadas ao uso
mais problemático né tem algumas
substâncias que tem o perfil
farmacológico que facilita algo que a
gente c
hama de comportamento de alta
administração e experimentação animal né
E quando a gente pega o
tabaco tabaco
ele é uma substância bastante até a
nicotina né no tabaco é uma série de
substâncias e a substância de presente
reforçadora é a nicotina Tá mas drogas
mais utilizadas podem se transformar em
um problema e aí quando eu falo de
drogas mais utilizadas eu pago daquele
conceito do máquina né Que droga
qualquer coisa que me causa um
comportamento não pensado mas eu vou
fazer um
a coisa e não penso eu posso
e dessas essa coisa como droga não é uma
das coisas é a forma como que eu
me
relaciono com as coisas no mundo para
que essas coisas não se transforma em
drogas não necessariamente substâncias
químicas
a gente pode viciar em outras coisas que
não substâncias químicas respondido
E aí
e eu fui policial militar durante algum
tempo e atuei muito na Patrulha escolar
onde existe uma proximidade muito grande
com os alunos ali da do ensino básico
ensino m
édio e a grande preocupação é de
todos tanto dos Pais quanto dos
educadores era essa criança se perderam
Mundo das drogas
principalmente ali no
primeiro contato com aquela droga muitos
até falavam que maconha não viciava e
muitos até por questão de curiosidade
buscavam conhecer com aquela visão de
que não iria ficar dependente daquela
droga Então os professores ali naquele
naquela ocasião tinha uma preocupação
muito grande com esse contexto as
crianças que mudavam seu comportamento
e
tinham toda aquela problemática tanto na
escola quanto em casa nós sabemos que a
questão das drogas é uma questão de
saúde pública e
precisa de fato do
engajar
o poder público para que haja um
controle uma repressão maior para evitar
que a droga chegue no contexto escolar é
com base nisso trouxe aqui a
diferenciação entre alguns entre alguns
tipos de droga cocaína Cannabis o álcool
isso foi muito importante a professora
Raquel daqui a pouquinho vai entrar
também falando sobre essa
essa vivência
dela junto aos alunos e com relação ao
tema específico da importância do
educador o só tem mais algo a
acrescentar no que o professor
pode
contribuir para que haja É de fato ali
naquele primeiro contato o professor
consiga visualizar que determinado o
aluno está com problemas com drogas o
que que o professor pode ajudar nesse
contexto
me ajuda que eu vejo professor pode dar
nesse contexto é de não estigmatização
do aluno vai ter noção de qual o tamanho
do problema é o t
em um filme
E aí
O Bicho de Sete Cabeças em que uma
pessoa um rapaz é levado a um tratamento
bastante duro por causa dos Pais
Descobriram que ele usa maconha
e
fizeram um problema muito maior do que
seria a simples do uso da maconha né de
fato uso de qualquer substância não são
maconha álcool que rolou né algo que
deve merece preocupação muito mais do
que outra substância por exemplo a
maconha ela tem uma distância de algumas
pessoas gerar alguns efeitos adversos
mas ela os inalant
es né que o Nossa
perfume cheirinho de loló são
substâncias que podem matar e muitas
vezes a gente tá muito preocupado com o
cheiro de maconha e a gente esquece
de
cheirinho de loló né de esquece de
outras substâncias que estão mais são
mais aceitas para os pais e professores
que estão ouvindo o que eu dou
é com base em estudos epidemiológicos o
que acontece a tendência essa
experiência se passageira o ideal é que
essas crianças e adolescentes eles
tenham alternativas de l
azer
alternativas culturais alternativas
crianças e adolescentes são seres
humanos que se tem Asus né são querem
voar né E se coloca gaiola eles sofrem e
sofrendo vão tentar coisas
para diminuir
o sofrimento então uma das coisas que
ele pode fazer pelos vídeo de bebé são
aumentar educação educação qualificada
na janta na maior boa vontade de que as
pessoas possam ter
o trabalho trabalhar de droga de forma
droga sobre de forma maximador estica né
mas o que o professor pode fazer é
não
estigmatizar os alunos em função de uso
dessa substância os daquela substância
Professor sendo o tendo abertura de São
companheiro ele Talvez seja um
importante instrumento não de servir
tá
uso das drogas que talvez isto é uma
coisa que não uma pretensão mais usam
talvez mais de daquela pessoa ela teu o
pleno potencial de desenvolvimento
Independente de deter o comportamento de
uma droga ou não né Não acho que é isso
que o professor pode colaborar e também
eventualmente mais
alguma dúvida estou
disponível em
Tá bom Só agradeço peço a sua que
continue aí conosco quem dá a teremos
mais alguns de baixo algumas perguntas
eu convido agora a professora
especialista Regina Cláudia que
tem um
grande conhecimento na atuação do
enfrentamento e combate às drogas no
ambiente escolar e que mudou a história
de muitas crianças ali naquela região de
atuação dela que a escola por isso
Guimarães Professora
o Olá tudo bem Lauro telespectadores
Olá gostaríamos de agradecer
ao com nem
pelo pelo convite a secretaria de
educação por essa parceria né com comem
primeira atividade do conem junto com a
secretaria de educação e então a gente
vai falar um pouquinho do Papel desse
professor na
prevenção das drogas na
prática tá um exemplo de superação
e lá na escola Ulysses Guimarães no
local onde a gente trabalha algum tempo
E aí
E aí
é bom esse é missiva ele diz o seguinte
a escola tem por obrigação que a
participar se enfrentar as drogas pois
queira ou n
ão que os alunos vão
enfrentar um contato com as drogas Nesse
contexto entram também os educadores os
pais por sua vez tem que buscar a
integração junto à escola para prevenir
que seus filhos se deixem levar por essa
problemática
Oi
e o ponto-chave a gente a prevenção
EA escola ela não pode se furtar a essa
realidade então nós somos sabedores é é
e embora Pareça que o professor ele
esteja sufocadas isso que é esse tema é
um tema que quer viver feriado né
diariamente então ele está pre
visto no
projeto político-pedagógico nós temos
políticas públicas voltadas para isso e
é um tema que a gente trabalha de forma
transversal e contínua no decorrer das
escolas não podemos nos furtar essa
realidade A escola é uma importante
função
social que faz mediação entre a
pessoa EA sociedade contudo percebe-se
que a necessidade da construção de
espaços de interação Comunitária para
que Sintra mais fortalecido em questões
como envolvimento com as drogas a escola
precisa usar as arm
as que eles são
cabíveis educação prepara o pessoal e
interação relacional o trabalho da
escola deve estar voltado
e a prevenção concientizar os que não
usam vai além da polícia do que a
polícia faz porque está a favor da saúde
a orientação pode ser dada
por qualquer
pessoa que tenha experiência em
trabalhos com usuários de drogas e o
professor como um ator principal muito
importante desse papel ele tem que estar
capacitado né E a escola pode parar só
aí não ela tem que buscar parce
iros ela
é como um camaleão não pode fugir do
local mas ela pode mudar esse cenário
Oi gente sem educação não for
provocativo ela não constou ela não se
cria ela não se inventa e ela só se
repete já fala o nosso queridíssimo
Mário Portela A bncc tá aí e nós
precisamos
ter um clima escolar de
gratidão de positividade de amor de
Harmonia de espiritualidade são as
competências socioemocionais autogestão
engajamento os outros amabilidade a
resiliência emocional abertura um novo
esse é o p
apel da escola então que a
escola fez o quê esses profissionais fez
para prevenir buscar parcerias com quem
Secretaria de Secretaria de Segurança
Pública associações internacionais
Júnior que tive né propiciando
oportunidades para que esse sujeito que
é o nosso aluno vislumbre um
novo mundo
a parcerias conisan né motivação desse
aluno sensação de pertencimento ambiente
escolar Desejo de estar nesse ambiente
escolar eu quero ressaltar que não só
essa escola como muitas outras estão em
área de alta vulnerabilidade social
Então nós não podemos enquanto
professores ficar apático a essa
realidade e não buscar alternativas para
tá trabalhando o tema não é que está
previsto no projeto político-pedagógico
e acreditando de todas as escolas então
nós temos aí a secretaria de saúde
a
secretaria de ação social todas que
estão ali auxiliando esse professor para
que ele não esteja tão sufocado é tendo
que cumprir a sua matriz curricular e
ainda trabalhar alguns temas
a ver sai
esse é um tema transversais e
prazeroso quando nós queremos porque ele
nova frente vocês vão ver quanto o
Resultado positivo é os profissionais da
educação dessa unidade e a gente
acredita que de muitas unidades não só
no estado de Rondônia mas como um todo o
Brasil consegue
e é muito importante que a
escola tem o
atividades atrativas então nós temos
momento Cívico momento de valorização
desse aluno momento de valorização dos
profissionais da educação como um todo
do professor a mer
endeira porque quando
a gente passa daquele portão para dentro
da unidade que trabalhamos nós somos
todos os profissionais de educação somos
todos educadores então é muito
importante que esse profissional que
esse professor ele seja valorizada que
ele valorize o seu estudante então é
preciso a comunidade escolar
está
é integrada
bom então momento Cívico com nossos
parceiros da Secretaria de Segurança
Pública é um projeto que começou no ano
de 2013 com a polícia militar que é
Patrul
ha na escola e polícia militar na
escola descendo e promovendo cidadania
o momento e físicos aqui o lançamento do
projeto Xerife uma outra outra outra
atividade da polícia militar através da
Secretaria de Segurança Pública né junto
com 5º BPM a polícia militar que é o
Projeto Xerife desenvolvido não só na
escola Ulysses
Guimarães bem como em
outro existe tuições do Estado de
Rondônia são trabalhos de prevenção onde
o aluno Ele É valorizado e quando é
oportunizado Essas atividad
es
diferenciadas para ele é claro que ele
vai estar ocupado né ocupado com coisas
inovadoras com atividades que aumentem e
leve a sua autoestima EA autoestima dos
pais e de todos os profissionais da
escola porque são atividades que trazem
alegria que trazem prazer para todos os
profissionais que ali atuam
os atores da escola então nós
não
podemos esquecer as datas comemorativas
tu todas as atividades elas são voltados
e para ocupar e distanciar o aluno da
dessa saída dessa caminha
da para
utilização esse momento né que ele tá
ali Ah está adolescente está sendo
assediado esternamente e às vezes até
internamente do ambiente escolar então
todas as atividades tem que estar
voltadas para ele ver que existe um
mundo melhor que não seja esse da
utilização das drogas que estão aí com
tanta facilidade sendo ofertadas então
nós
precisamos Como já falei criar
ambientes o ambiente propício à prática
de esportes
um excelente momento para que a gente
possa fazer com
que esse Alone no se
apaixone por esse ambiente escolar E aí
nós temos alunos destaque no Jô é nessa
prática de esporte futsal nosso
professor postou darmiton reconhecido no
ano de 2018 comum dos melhores
profissionais de educação física que
ajudou e muito na retirada de
determinados estudantes que já estavam
ali fazendo uso a utilização dessas das
drogas em
realidade escola Thalia ela
convive com isso diariamente e a gente
e tem que encarar os fatos e
a formar né como formadores
de opinião
com formadores de cidadãos críticos
formar e mostrar para esses estudantes
que existe um mundo melhor nós temos aí
atividade de parcerias também com o
outros colaboradores da de artes
marciais
o Karatê jiu-jitsu taekwondo inclusive
nós temos alunos aí também e deixaram
esse mundo e chegaram a ser estrela ou
está estrela tendo ganhadores de prêmios
de medalhas a
nível Municipal a nível
estadual e até a nível Nacional os
momentos de lazer ai essa um pouco para
o professor
e
é lazer para o professor e para o
aluno também a escola lá tem que ser
esse ambiente extremamente extremamente
de movimento diferenciado valorização
profissional e formação continuada isso
aqui com um trabalho de parceria da
secretaria de educação que ela acabou
levando alguns alunos e professores em
óculos através de uma atividade
desenvolvida de redação e levou nossos
professores em
bloco para visitar os
ribeirinhos como vocês estão vendo se
valorização profissional EA valorização
dos Estudantes
em encontros pedagógicos constantemente
dentro da escola discussões sobre o tema
avaliação e autoavaliação dos resultados
né alcançados ou a serem alcançados é
preciso esses momentos isso tudo está
previsto dentro projeto
político-pedagógico da escola E a escola
como eu falei um camaleão a qualquer
momento ela para ela se modifica e ela
se reinventa
a valorização da equipe de apoio
também
dos alunos juntos estudantes juntos
estudantes precisam se sentir parte p a
sensa
ção de pertencimento esse ambiente
é meu e aqui que eu quero ficar e aqui
que eu tenho sonhos e esses sonhos eu
preciso realizar eu quero me formar eu
quero ser um cidadão eu quero ser um
empreendedor eu quero seu empresário eu
quero ser um funcionário público
G1
e também previsto não deixa de ser ação
do programa de saúde na escola e a
escola essa unidade ela trabalha o PSE e
Como já disse é nós precisamos
valorizar
os nossos protagonismo e
e inclusive certificando momento de
certi
ficação
e esses clientes eles precisam se sentir
parte do ambiente te amo amor ao local
que ele está estudando não tem nada
melhor gente do que você está no
ambiente você se sinta pertencente a ele
que você ame está na sua casa e aí vocês
estão vendo sorriso desses meninos aí é
um atendimento do programa ele tal
escolar ou através do posto é
e o atendimento médico com um dos nossos
alunos a lição kit que eles receberam
do
programa de saúde na escola e aqui a
certificação dos alunos
destaque do
bimestre
e como falei anteriormente aulas
dinâmicas diferenciadas então a gente
também trabalha é previsto no projeto
político pedagógico os aulões e os
simulados e sua anima e se distancia O
estudante desse mundo que nós não
Gostaríamos que tivesse mais existe ao
longe simulados Olha aí é satisfação
desses estudantes EA gente acredita que
isso aconteça em toda a rede pública e
privada do nosso Estado bem como do
Brasil
motivação palestras motivacionais
do tema nós não po
demos esconder que ele
acontece e a gente precisa permitir que
esse aluno Conheça o que é certo o que é
errado e seja capaz de escolher
e o que ele deseja e as parcerias
continuam parceria com a semtran que vem
trazer as palestras aí destrutivas sobre
o trânsito o incentivo à pesquisa aos
feira de ciência a feira de Cultura
amostra de Tecnologia
e continuando aí incentivo à pesquisa a
leitura a escola precisa ser um ambiente
propício atrativo
a
exposição outra parceria através da
Secr
etaria de Segurança Pública a
exposição do material deles da coe e da
Polícia Ambiental aulas de música para
os nossos alunos e isso tudo acontece
sem que seja minimizada ou tempo da
matriz curricular
a aula de flauta aos teclado banda
Fanfarra banda musical Banda Marcial aí
um do nosso nosso hoje presidente do
condemn lá na época palestrando para os
nossos servidores e pais de alunos é
numa parceria palestra para os pais de
alunos sobre a prevenção sobre
a
importância da participaçã
o da família é
muito importante essa união essa
parceria que a família ela esteja ativa
dentro da Unidade Escolar
as palestras instrutivas com os nossos
alunos a ordem unida esse momento de
civismo médio tá trabalhando com eles
esse esse despertar que as Às vezes
acontecem alguns uma carga de ser
esquecido e a gente precisa mostrar para
esse enquanto formadores de opiniões
enquanto formadores e cidadãos críticos
a gente precisa despertar essa esse
desejo desse aluno
de ser um brasil
eiro
de Amor à Pátria isso todas as
atividades elas vão distanciando o o
aluno é do uso de droga atividades de
consciência do meio ambiente olha olha o
prazer o rosto no rosto desse
presidência Educadora dessa professora e
desses alunos com trabalho de reciclagem
com o trabalho da de horta escolar é
sorriso
o desfile 7 Setembro novamente o serviço
mané a alegria que foi trabalhar aí mais
de seis meses com esses alunos todos
eu gostaria de ter ido desfilar de
representar a escola
o am
or e camisa o
amor local vocês não têm ideia do que
foi ser aplaudido no desfile 7 de
Setembro a felicidade desses pais
estarem acompanhando desses estudantes
de estudar ali nesse local
o e comprovar através de reportagens que
a escola ela superou a violência e virou
uma das referências na zona leste e isso
são relatos não só da diretora da escola
não só dos professores mas de toda a
comunidade escolar e de especial dos
pais porque eles são os nossos
avaliadores Ou seja a escola precisa
ser
um ambiente Alegre e seguro
É mas não podemos esconder que a gente
precisa de segurança mas não podemos
esquecer que a gente tá aí vulnerável a
essa questão de violência e a gente
precisa buscar parceiros para que a
gente tenha um ambiente escolar seguro
atrativo Alegre de oportunidades de
ampliação de conhecimento e aí é o nosso
conselho escolar ativo dentro dessa
Unidade Escolar
e os resultados de todos esses trabalhos
eles vêm com certeza minha gente e aí
nós temos um ano de 2019
elevação
do
Ideb de quatro para 4.1 nós temos o
nosso aluno Guilherme Cavalcante álcool
com 940 pontos e redação e a gente já
aqui em nome de toda equipe escolar
Gostaria de parabenizar você viu
Guilherme que conseguiu uma bolsa é
oitenta por cento na Faculdade São Lucas
para medicina isso muito nos muito deixa
a comunidade da escola Ulysses Guimarães
e acredito que toda a comunidade de
professores felizes quando a gente a
escola alcança esses resultados
positivos
Oi e o exemplo de su
peração na
escola
Ulysses Guimarães é a ex-aluna Irene
Carvalho Irene começou a trabalhar a
estudar na escola desde a antiga 1ª
série
bom e com o passar dos anos ela acabou
deixando a escola
o e entrou nesse mundo que nós não
desejamos aos nossos alunos nem os
nossos três alunos e nem a ninguém
e da sociedade então ela caiu no mundo
das drogas dos entorpecentes e ela
chegou no nível altíssimo que inclusive
foi é uso do crack vemos a Irene
Praticamente em óbito magríssima pel
es e
ossos e ela hoje ela é um
exemplo de
superação Irene um dia bateu na porta da
escola pedindo para retornar para voltar
para estudar e pedindo uma oportunidade
e nos reunimos e abrimos a porta para
essa aluno eles aluna que queria voltar
a estudar e também ela passou a nos
ajudar como voluntária e daí ela tomou
gosto nessa não gosto e começou a nos
ajudar terminou o ensino médio dela hoje
ela faz faculdade é voluntária de um
programa do estado que contra
os acadêmicos E aonde el
a é lotada onde
ela ajuda onde ela contribui
também na
escola Ulysses Guimarães na escola hoje
cívico-militar isso muito nos honra é
uma é um zona isso é um exemplo de
superação do fundo do poço que ela
estava e ela conseguiu sair claro que
com o apoio da família essa que tá ao
lado dela é a dona Adelina mãezinha dela
aí também funcionária da escola
em todas as Essas atividades nós sabemos
que elas que elas fazem tudo e elas
trazem resultados positivos e aí a gente
tem uma minimização
na evasão escolar e
gente o ponto chave é a prevenção
e
hoje somos Escola Estadual de Ensino
Fundamental cívico-militar o esses
Guimarães fomos inseridos nesse programa
de gestão compartilhada do governo
federal né é através do MEC e o governo
estadual EA gente tá nesse novo desafio
que é implantação dessa esse modelo novo
de gestão compartilhada Desde dezembro
de 2019 mas ainda na Escola Piloto e em
implantação e quero dizer para vocês
colegas telespectadores que ninguém é
tão bom q
uanto todos nós juntos
em família
bom e todos os demais
profissionais
sociedade civil todas as instituições
juntos ninguém é tão bom quanto todos
nós no combate na prevenção à a esse
tema que está sendo desenvolvido hoje
que é o papel do professor na prevenção
e eu não diria que é só o papel do
professor mas é o papel hoje todos nós
da sociedade Nós podemos ser sim as
escolas que fazem a diferença
o mesmo com distanciamento olha aqui nós
estamos juntos nós estamos sociali
zando
conhecimento nós estamos dividindo a
gente está crescendo todo dia
um
pouquinho nós somos capazes de nos
Reinventar em todos os sentidos né foi
colocado isso aí de uma a gente dormiu e
não acordou dentro da escola e mesmo
assim a gente vem trabalhando buscando a
melhoria para qualidade dos nossos
clientes e de toda a comunidade escolar
então eu gostaria que em nome da
secretaria de educação em nome da escola
Ulysses Guimarães que é a minha paixão
nossa gratidão pelo conv
ite né ao comem
e a secretaria que nos liberou para tá
aqui socializando com vocês um
pouquinho
da nossa experiência
a escola Ulysses Guimarães Muito
obrigado estamos à disposição Lauro com
a professora a senhora não vai sair não
viu fique aqui
Bom vamos lá eu tava observando a
professora Regina Cláudia falando eu vi
os olhos dela um brilho muito forte e eu
retornei lá ao pé nos tempos de Unidade
Escolar estudei toda vida em escolas
públicas o E desde a escolinha São
Cristóvão
que fica lá da escola São
Cristóvão no bairro São Cristóvão depois
na escola Aluízio Ferreira da Silva
que
também fica bem ao lado depois eu
ingressei na escola padrão que na época
era chamada de Francisco e ele do s foi
inaugurado Acho que em 1992 só me engano
e ali eu cultivei lançamento e até hoje
nós temos um grupo eschola.com e ali eu
aprendi muitas coisas ali eu vi colegas
também se perdendo nas drogas no álcool
e naquela hora que ele era tido até como
União careta eu não gost
ava daquilo
enfim vendo todo esse trabalho da
professora Regina Cláudia ali naquela
escola Ulysses Guimarães em todo
esse
trabalho de superação da
e nós fazemos hoje o tema que é a
importância do educador no combate e
prevenção às drogas eu pego uma
professora a senhora como diretora
aquela escola e deu um salto muito
importante uma escola altamente
problemática com alunos problemáticos e
a Sora com toda a superação com toda
dedicação conseguiu elevar o padrão
daquela daquela unidade
de ensino Qual a
fórmula que a senhora usou
Olá pessoal nós estamos aqui
improvisando não tem nada aqui lendo nem
nada agora um
bate-papo aqui muito legal
eu sou o Paulo também estamos
acompanhando e isso é que as pessoas
querem saber qual foi a motivação da
senhora trazer aquelas alunos eu vi aqui
que a senhora colocou ali a parte do
esporte eu adorava Esporte era nas suas
que me chamava para escola para maridos
falar né que é uma delícia mas o esporte
também foi muito importante na
minha
vida professora fale um pouco para gente
Dessa superação dessa essa experiência
que a senhora teve na escola Guimarães
é a forma é
complicado eu diria que é
amor gente é envolver todas as pessoas
do ambiente escolar você não pode só
estar em um ser o diretor o chefe mas
você precisa fazer com que todos esses
seus colegas que trabalham ali e vem com
os alunos e vem como esses familiares e
todos os outros se sintam parte do local
então é é trabalhar com um desejo de vir
cedo e
oportunizar o próximo ou é mas se
eu que sou de uma família carente né
filha de professora com mãe de oito
filhos e que meu pai ele faleceu eu
tinha aí
fazer 9 anos nós conseguimos
vencer porque que essas pessoas que
estão ali nesse local de vulnerabilidade
não podem porque que tem que ser
diferente eles podem
É sim que nós profissionais da escola
Guimarães e o acredito que dá grande
maioria para as escolas não só do Estado
de Rondônia acreditam todos a gente só
precisa o que apertar
as oportunidades
fazer o nosso papel de educador é
estudar e se preocupar com o outro é ter
amor ao próximo é mostrar para ele que
ele é capaz de fazer a
transformação na
vida dele que não é o fato dele está ali
naquela comunidade de alta
vulnerabilidade que ele não pode ser
diferente e quantos destaques a gente
tem quantos o juiz advogados como o
senhor nós temos naquele local é quanto
os professores da colegas de trabalho
professores de educação física nós temos
quantos p
rofessores de língua portuguesa
quantos profissionais formados na área
de enfermagem e agora eles usam um
pouquinho mais os
a música aproveitaram que aproveita as
oportunidades
estão aí se direcionando
para áreas é que o que eu chamo como
áreas mais restritas que a medicina até
o próprio direito então eles estão
chegando aí devagarzinho e vocês
Oi meninas são capazes vocês são os
melhores a oportunidade é para todos e a
gente não pode largar as oportunidades
não e a gente fica muito f
eliz por vocês
estarem aí buscando a melhoria para
vocês e quando chega a melhoria para
vocês com certeza chega a melhoria para
nós cidadãos que oportunizamos esses
nossos estudantes
professora é muito
motivador tudo isso essa trouxe aqui pra
gente como eu disse eu voltei ao passado
era um aluno o clube é mais questão de
bagunça eu sempre fui meio bagunceiro
é mas eu estudava bastante e tenho aqui
comigo muito professores que ajudaram
muito nesse processo de movimento
professora
Lígia que hoje era minha
professora de português e que nós temos
contato ainda até hoje e na primeira
reunião eu encontro naquela época dos
colegas de escola eu tinha 12 anos
depois de muito tempo
nós vamos nos
encontrar agora foi algo assim
surpreendente os professores é
visualizaram aí aqueles Alunos hoje nós
temos advogados policiais médicos
professores e saíram daí das escolas
públicas EA professora deixam primeiro
Lauro eu estou encantada com você é foi
uma superação mesmo Qu
al tudo o que ele
quer te viver naquela época era tudo
muito difícil eu não tinha essas drogas
que nós temos hoje crack cocaína muito
difícil mas tinha era mais era ao
cigarro e alguns colegas infelizmente
se
perderam naquela ocasião
Oi e a senhora trouxe no contexto
escolar agora essa nova etapa Hoje nós
estamos aqui na na mediação Tecnológica
do Estado de Rondônia nós estamos
levando mensagens professora dando
mensagem aos alunos através de todo o
sistema que misture muito bo
nito muito
aparelhado e nós vemos a dificuldade
todos os professores para resgatar esses
alunos então isso não é fácil e a
senhora trouxe naquele contexto ali da
escola dos Guimarães é que envolveu
várias áreas do governo
nós temos o
conem hoje vários colegas aqui do cunene
do Conselho Estadual de políticas sobre
drogas é na pessoa do presidente Davi
nasce que foi honrado pelo governador do
Estado em seu presidente do Flamengo e o
Davi eu vejo acompanhei ele tá trazendo
um desenvol
vimento muito grande não
falei agora com várias com vários
projetos e envolveu professora
professora ficou muito encantada e a
Senhora também falou da participação de
profissionais policiais na escola
profissionais do Proerd
policiais
treinados para ler
e aquelas informações aos alunos ali em
estado de vulnerabilidade O que é só tem
importante para acrescentar sobre esses
policiais que trazem hoje é essas
informações importantes para aqueles
alunos que estão ali naquele ci
clo de
vulnerabilidade passivos além de estarem
consumindo drogas e trazer um problema
sociedade é
o que eu tenho para dizer para vocês
policiais é nossa gratidão
a nossa gratidão é que vocês continuem
esse trabalho de prevenção sem sombra
de
dúvida ele traz resultados positivos e
fazem com que os que despertem o desejo
do de muitos dos nossos alunos em Serem
policiais hoje por exemplo nós temos
aqui o tenente Neto não é o dias que eu
quero Colégio Dias anteriores não
achamos
aqui a preocupação do sargento
Lessa em tá orientando ingressando
ajudando de alguma forma Então são
policiais que realmente é nós devemos
dar todo esse conceito é eles toda a
importância eles estão aqui decoração
meus trazendo desenvolvendo pessoas são
nós
estamos aqui criando é melhorando
cidadãos para que no futuro sejam
pessoas que venham de fato é contribuir
com o Desenvolvimento Social é
professora só tá de parabéns fez um
grande papel só quer acrescentar mais
alguma coisa é
para gostar um professor
Paulo também Senhor
a entrar com mais alguma um tema também
eu sou fique à vontade professora
a gratidão a todos gratidão o convite e
grande gratidão em especial a Deus por
essa oportunidade com certeza eu cresci
mais um pouquinho é pequenininha
mas é
moleque né ó é pequenininho Eu tenho um
metro e 83 mas é muito grande com a
dinâmica potente
o pó é parabenizar o trabalho wayborn
boa tarde quero parabenizar o trabalho
da professora Regina realmente admirável
mas trabalho na ponta e é como eu falei
no pra fechar a palestra né a gente
precisa de mudanças políticas de drogas
sérias em nível nacional e nível
Regional para que os professores possam
fazer o trabalho de educação de uma
forma mais tranquila os policiais possam
se dedicar a ter
mas realmente sérios na
sociedade
bom e que a gente acabe com essa
perseguição de pretos pobres e
periféricos eu agradeço atenção uma boa
tarde
E é pessoal eu acho que eu tava até
gostando aqui na interaç
ão mas eu acho
que já chegou o fim e vamos repetir
finalizar eu gostaria de agradecer aqui
a presença da professora Regina Cláudia
novamente que não vou chamar mais de
Raquel né agradecer ao Governo do Estado
de Rondônia em nome do governador cobrar
umas rochas o presidente do comen Meu
amigo
Davi nasce dos seus filhos o
secretário executivo lamento Governador
Coronel Paulino Pereira da Silva o
secretário-chefe da casa civil também
deu muito apoio aqui tudo isso acontecer
se o senh
or Júnior Gonçalves o
secretário de Estado de Educação nosso
grupo por pessoa swami vivekananda
Lacerda de Abreu Neto não sabia que
tinha Abreu mais enfim aos palestrantes
nós queremos Professor contribui muito
aqui e o Doutor Paulo Morais trouxe um
tema muito complexo aqui é muito
enriquecedor parabéns por
toda sua
explanação e a professora Cláudia de
fato foi uma das Serrinha aqui e
o contexto contexto muito muito
enriquecedor a respeito de como o
educador deve atuar ali no seu na s
ua
unidade a sua unidade gestora educação
agradecer também a Soraia ela do conem
teve aqui todo esse tempo conosco aqui
trabalhando nos textos organizando muito
importante a participação da Soraia
também da Adriele o Pedro Henrique meu
amigo lá no gabinete o governador também
que veio também dá uma força toda a
equipe
pedagógica do colégio o Tenente
José Dias também do colégio a
coordenação Regional de Educação em nome
da professora Ana Cristina Leandro EA
mediação Tecnológica do Est
clinica de recuperação
quarta-feira, 7 de abril de 2021