Álcool, Drogas e Adolescência
O seminário “Álcool, Drogas e Adolescência” - realizado no contexto do Ciclo ILP-FAPESP de Ciência e Inovação, no dia 27 de maio - mostrou a lacuna existente entre as pesquisas científicas e as políticas públicas voltadas para a redução do consumo de álcool e drogas por adolescentes.
Os eventos do Ciclo, que ocorrem uma vez ao mês na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), são resultados de parceria entre o Instituto do Legislativo Paulista (ILP) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).
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a educação sobre drogas é um tema que
precisa ser bastante cuidado também
precisa ser avaliado né
as diversas avaliações que a gente tem
sobre o uso é sobre educação na hora de
drogas têm mostrado que a gente tem
feito uma educação que não dialoga com
os adolescentes ea necessidade de que a
gente avalie novas metodologias pra que
essa esse diálogo aconteça nesse momento
a fapesp está avaliando o maior programa
de prevenção escolar do brasil que está
em 50 das escolas brasileiras que é
o
proerd é até o ano que vem vamos ter um
resultado desse realmente um problema
que vem há quase 30 anos sendo
implantado no brasil se realmente ele
tem efeito ou não sem o financiamento
público nós jamais conseguiríamos fazer
um estudo desse porte e dar a resposta
para a sociedade sobre o efeito desse
programa
a gente tem evidência hoje que os
programas de prevenção escolares eles
são importantes sim só que boa parte
deles não funciona é a maior parte nem
avaliado foi que a
gente tenha
uma
parcela que é o que a gente podia
transgênico ou seja aquela parcela que
faz mais mal do que bem
então as pessoas que recebem acaba
utilizando mais por isso intervenção
especialmente o adolescente eu não posso
de maneira nenhuma dizer que qualquer
prevenção é melhor do que nenhuma porque
muitas vezes eu estou ofertando alguns
componentes que estilo uso
o tema da nossa palestra tem como foco a
uso de álcool e drogas nos adolescentes
adolescentes que passa por
uma fase é
assim
delicada de transição tanto do
ponto de vista emocional como até
biológico por mudanças corporais por
mudanças biológicas hormonais até e tudo
isso hoje a gente sabe pela neurociência
estar relacionados às questões mesmo
cerebrais ou amadurecimento celebrar
especialmente as áreas do córtex
cerebral pré-frontal uma área que vai
amadurecendo ao longo da adolescência e
causa no adolescente também alterações
de comportamento e emoções que tornam
esse indivíduo mai
s vulnerável então a
adquirir e
também é manter se um
comportamento de uso de drogas por
exemplo um dos dados que a gente tem é
bastante contundentes aqui é assim
quanto mais cedo o indivíduo começa a
usar cocaína por exemplo piores são as
funções cognitivas dele depois de anos
médios de droga e pior
aumenta também a chance de ele recaírem
ao longo de um tratamento a gente tenha
proposta tem avaliando a abordagem da
redução de riscos que ela propõe muito
além do que é ensinar o j
ovem de que
existem riscos em relação ao consumo
de
drogas
pautado na realidade desse jovem coisas
que de fato a
até 100 na vida deles e trazendo
estratégias para que esse jovem fique
insegurança em sem trazer uma visão
moralista sobre esse consumo mas é
desenvolvendo a percepção de risco para
que esse jovem faça escolhas mais
seguras na vida é necessário que a
evidência científica paute as nossas
decisões sobre quais são os problemas
que nós vamos implementar nas escolas na
comunidad
e e quais são as legislações
que realmente funcionam para
reduzir o
dano social especialmente associado ao
uso de álcool muitas evidências que a
gente tem é que uma prática extremamente
nociva à de de consumo de álcool ela é
não regulamentada no brasil que é open
bar
então é aumento em 12 vezes o consumo de
drogas lícitas as baladas o pmar elas
são realmente um ambiente que não só se
bebe mais mas também se consomem mais
drogas ilícitas e nós não temos nenhuma
legislação que há con
trole isso mesmo
que a evidência de que é uma prática
extremamente
nociva
clinica de recuperação
quarta-feira, 7 de abril de 2021