O uso de drogas: percebendo as conexões
Palestra "De olhos bem abertos - Sua família é o principal agente de prevenção!", com Ana Café - Psicóloga especializada na prevenção e tratamento da dependência química e saúde mental da infância e adolescência - no 14º Congresso Nacional e 6º Internacional de Amor-Exigente, Rio de Janeiro, 10/08/2021.
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E aí
E aí
o Olá bom dia sejam todos muito bem
vindos Eu me chamo Larissa Pedrosa estou
aqui hoje para dar continuidade a semana
de prevenção ao uso de drogas nas
escolas hoje é nosso diálogo como menos
tempo vai ser para conversar um
pouquinho sobre diálogos com a família
dando continuidade às atividades né que
começaram no dia quatorze agora e a
genética EA gerência de mediação de
conflitos Tem a honra de receber pessoas
super especiais do tratado o tema que
hoje será o uso de droga
recebendo
conexões para isso eu quero chamar aqui
a a nossa querida Paula Ribeiro
mediadora de conflitos conselheira do
conen DF e diretora de prevenção da
subsecretaria de enfrentamento às drogas
ou seja os ideias quero chamar aqui
também o nosso convidado Roberto Vieira
Cavalcante Conselheiro em dependência
química e coordenador Regional da
federação amor-exigente de Brasília
chamo também Fabiano Pereira exame
Professor mediador de conflitos na
gerência de mediação de conflitos sej
am
todos
muito bem vindos para essa amanhã
Oi Paula eu vou passar a palavra para
você para dar as boas-vindas para dizer
qual o nosso objetivo viu agradecendo né
a possibilidade de estarmos aqui
conversando um pouco tá e desejo a todos
que nos escutam né que nos vem um
excelente manhã que possa ser proveitosa
é bem Um bom dia a todas e todos é um
prazer enorme estar aqui com vocês dando
continuidade a semana de prevenção ao
uso de drogas primeiramente eu quero
agradecer a cada um
de vocês para
dedicando
seu tempo a sua atenção aqui
conosco nesse trabalho coletivo tão
importante para todos nós eu gostaria de
lembrar que todo esse trabalho que vem
sendo desenvolvido no decorrer dessa
semana é um compromisso da secretaria de
educação e da Secretaria de Justiça e
Cidadania do Distrito Federal por meio
do Conselho de política sobre drogas
Então faço com muito respeito menção ao
nosso secretário de educação Doutor
Leandro Cruz e a secretaria de justiça e
cidadania
Dra Marcela passa a mãe
agradecendo
pela forma como acolheram
esse trabalho conjunto tão importante
para todos nós eu gostaria também de
parabenizar a gerência de mediação de
conflitos em especial Fabiano e Larissa
por essa atividade
é bem como toda de série Toda a susepe e
dou as boas-vindas ao nosso convidado de
honra Doutor Roberto Cavalcanti está
aqui hoje para colaborar com todos nós
muito obrigada bem Eu gostaria de
iniciar a esse momento fazendo algumas
provocações eu vou faze
r algumas
perguntas Eu gostaria que
você
observasse como você se sente vamos lá a
primeira pergunta é o que falar sobre
drogas
se existe algo que nos impede de falar
sobre drogas
Só quem pode falar sobre drogas
o e afinal de contas O que são drogas
o álbum te incomoda o albutin quieta ao
falar sobre drogas como você se sente
É eu sei que mesmo em pouco tempo eu
imagino que você tenha experimentado
algumas percepções Eu experimentei aqui
algumas e essa oportunidade é justa
mente
para nos alimentarmos a prática
dialógica uma prática
do Saber coletivo
onde todos nós somos sujeitos de
transformação e não meramente a gente de
repetição eu trago aqui até uma reflexão
de ficou muito interessante a respeito
esse processo da construção de uma sala
própria ele diz que o indivíduo ele tem
o seu ele tem um se passa por um
sentimento de angústia ao ter que
produzir a sua própria fala isso porque
nós temos um desejo muito forte de
replicar um discurso já pronto ele
trata
esse processo como natural Mas não é
isso que nós buscamos aqui
e
o nosso intuito é alimentar um
discurso que seja condizente com a nossa
realidade né que favoreçam o nosso
pertencimento na sociedade né o nosso
pertencimento nas nossas comunidades
todos nós E para isso nós precisamos a
adequar a nossa linguagem fazer com que
a nossa comunicação seja eficiente e
nesse Quando falamos em drogas existem
alguns processos culturais que estão
envolvidos né É com a forma como Nós
pensa
mos sobre a temática ou a forma
como nós fomos ensinados a pensar
e essa situação
muita das muitas das
vezes causa algumas dualidades e até
mesmo alguns conflitos conflitos nessas
que precisam ser resolvidos eu vou dar
um exemplo por exemplo nós temos um
indivíduo que a entendido como ele nasci
Numa família que entendida como a
família estruturada ele estuda ele
trabalha ele se alimenta bem ele
pratique esportes ele não fuma ele não
bebe bebidas alcoólicas ele se dedica
para um fut
uro promissor no final das
contas dele poder proporcionar futuro
uma qualidade de vida para ele
para sua
família e para todos na sua coletividade
é tido como o adulto exemplar é e esse
mesmo um adulto exemplar quando ele tem
ele sente algum algum mal-estar alguma
e são em que percebe que seu organismo
está bom funcionamento ele recorre à
ajuda a profissional e segue todas as
orientações e recomendações para que ele
possa se recuperar acontece que esse
mesmo indivíduo ele está inserid
o em uma
sociedade que ostenta que consomem
exagero que tem dificuldade em organizar
seu tempo e estabelecer
rotinas que
comer um fast-food pela praticidade e
consequência que para prática pouco
Esporte ou não pratica esporte uma
sociedade que tende associar Diversão A
bebedeira abalada os excessos de todas
as ordens uma sociedade que deixou de
fumar o cigarro e passou a consumir o
narguilê wallpapers esse grátis
e não essa mesma sociedade ela se alto
Medica quando ela se sente muito
cansada
ou quando ela se sente muito agitado
então parece haver uma dualidade nessa
questão
É esse mesmo indivíduo que é
tido como o
adulto exemplo lá ele vive em uma
sociedade que está um pouco distante
dessa realidade né E isso provoca
algumas diz orientações no indivíduo
principalmente no adolescente por ele
está no processo de construção da sua
identidade mas temos um modelo de adulto
exemplar para o bem da coletividade mas
nós nos deparamos com um adulto que
busca satisfação indi
vidual Sem Limites
E aí eu finalizo falando é preciso
prevenir uso de drogas mas toda a sua
amplitude né preciso falar assim
a
prevenção e drogas ilícitas mas em
drogas lícitas também e esse é o nosso
objetivo aqui chamar todos vocês para
contribuir contribuírem conosco e
participarem o que o primeiro
e é nosso reconhecermos a nossa parcela
de participação e aqui eu não estou
falando em culpa estamos falando em
participação social para um trabalho de
prevenção ao uso de drogas
bem Eu
gostaria de passar a palavra agora para
as nossas colegas que estão aqui
presentes Alberto e Fabiano foi um
prazer fazer esse primeiro
momento e
agora nós vamos alimentar essa discussão
muito obrigada
e foi o que entra agora mas é o Paulo da
cura para a gente né sei que a gente
combina os traços aqui depois dá um
branco né Tem hora que é para gente por
aqui tio colocar eu acho que você já deu
uma caminhada nele e esse é o texto
familiar uma abordagem sistêmica
a nossa
E aí
e
é isso daí vamos seguindo agora é o
próximo eu quiser eu acabei de também
está entrando agora no contexto familiar
uma abordagem sistêmica e
E aí
eu
consigo aqui vocês querem ficar
comigo na sala tá bom assim vamos lá seu
jeito muito perigoso para mim é uma
honra e uma alegria muito grande está
presente aqui com vocês né que ao lado
do Roberto Cavalcanti prazer te conhecer
a Paula que já é colega amigo já tá
entrevista com cavaquinho sabe tá
Larissa que é minha gerente vai dar
gerente da noite da gerência York né
gerente mediação de conflitos e eu sou
professor comer antes de qualquer coisa
eu sou professor da secretaria de
educação Então
acho que ser professora
me deu diversas possibilidades de
compreender por exemplo algumas questões
que estão relacionadas ao uso e abuso de
lua EA dicção
e drogas e acho que a Paula com alguma
coisa muito interessante que é essa
necessidade das pessoas pertencerem né
algum local e eu vou falar um pouco
sobre isso como
é que é um pouco dessa
abordagem sistêmica é para dizer que é
um palavrão é grande o nome todo seria
uma abordagem esses tempo empírica
fenomenológica então pra gente reduzir
um
pouquinho isso é abordagem sistêmica
tá bom é conforme Berger Então eu queria
trazer começar a falando para vocês o
seguinte é o vulcão que às vezes de
estou um pouco da acredita aquele que a
gente então eu queria dizer para vocês
não acredita em nada que eu falar que
não né não que eu sou mentiroso é
inver
tebrado né É só porque faça
observações né acho que é importante a
gente a Paula falou muito disso né a
gente Escuta as histórias e a gente
replica elas se fazer
bom então aquele que eu trago
para vocês
é não é uma verdade absoluta né mas
aquilo que eu consegui observar e te faz
sentido para mim isso fizer sentido para
vocês OK tá bom mas se não quiser não
tem problema não é como eu falo para as
pessoas que a gente às vezes quer
carregar aqui que nosso eu tô pensando
um pouco mais de
sentido vocês fazem
carregando as causas da dor na coluna de
vocês então se eu falar besteira você se
conformam OK tá bom Ri e sai da vida tá
bom tá tudo certo mas eu queria trazer
por exemplo uma
percepção do que
aconteceu na Guerra do Vietnã né Foi uma
guerra difícil para dois países Estados
Unidos e o gente não foram 20 anos de
guerra e no final da Guerra um dos
Estados Unidos começou a mandar todos os
seus soldados para casa havia uma
preocupação muito grande é o que que i
a
acontecer um aqueles soldados que
tiveram medo dos deputados ficaram
a mercados que lá no Vietnã estavam
sendo tratados com opioides né e o pior
de grau puríssimo nossas moro na paz que
Turbo injetado na veia o
tempo inteiro
para tirar dor para tirar algumas coisas
então eles imaginaram que poder soldados
vantagem para casa eles não tão uma
crise social enorme nos Estados Unidos
porque esses soldados e um estar
viciados nessas substâncias e ele como é
que ele deu um precisar int
ervir com
essas pessoas
ou então pede talvez a gente não consigo
imaginar o que aconteceu eu vou deixar
um pouquinho de suspense aqui que eu vou
ficar com outro história e um no final
dos anos 70 início dos anos 80 ou
pego
professor chamado Bruce Alexander um
canadense ele fez uma pesquisa né a
pesquisa ficou conhecida mundialmente
como o parte dos Ratos
e na pesquisa anterior um pesquisador
por um ratinho e colocou numa gaiola né
então aqui sozinho uma gaiola e um lado
da
da gaiola tinha água água pura e um
outro lado da gaiola tinha água com
cocaína então se ele percebeu o
movimento do rato com o passar do tempo
o rato começou a parar de tomar a água
pura e começou a tomar a água um cocaína
a chegar o ponto
de morrer leve parar de
se alimentar e morrer Então essa foi uma
forma em que muitas políticas públicas
aquela época adotaram né isolar os
drogados né os viciados Agitos em
clínicas achando que eles não poderiam
conviver em sociedade então Justin
A
lexander pessoas qualquer pessoa não
uma CIPA
O isolamento ela vai buscar um jeito de
de arrumar uma estratégia de ser mais
suave né Essa essa solidão tão
logicamente vai recorrer a algumas
substâncias né Eu queria chamar atenção
aqui que não é só eu
vou botar a gente
foi pedir na tela aqui que acha que fica
melhor aí eu não a gente não fala aqui
só de Tá difícil sobre drogas não é do
uso de drogas eu queria dizer que isso
se refere a todos os tipos de vícios né
então a gente vê aí
uma cultura em que
exaltação ao corpo tem sido tornando
cada vez maior na vigorexia Então uso de
diversas substâncias e suplemento para
dizer que droga e qualquer substância
isso nosso organismo não produz então
qualquer coisa que vem de manhã exógeno
é uma droga
a
é mas os vícios passa por exemplo disso
é um smartphone né porque a gente tem
visto aí com tanta frequência Então
entendo a luz com todos os vídeos Então
tem que ele fez foi joga tão no sistema
de isolamento gente vai busc
ar recursos
estiverem disponíveis é ímpar criou um
parque dos ratinhos né ele pegou uma
grande gaiola um parte de versão um
rodinho até as coisas que eles já tinham
gosta de fazer antes Tô correndo para lá
tinha ratinha ratinha também para eles
poderem se divertir um pouco
mais né E
tá mesma forma no lado do parte água
pura e no outro lado do parque a água
com cocaína e que surpreendeu é que os
ratinhos não bebiam a água do cocaína só
tomava uma Água pura tem que fazer o
dela dentr
o dessas editoras dessas
opções É sensato que uma pessoa que tem
uma diversidade enorme de Ops
o vídeo distração ele não recorra a
esses a drogas né então ele fez ele fez
deu mais um passo na experiência ele
pegou um ratinho botando uma gaiola
isolada até o ponto que se a gente
ficasse
completamente viciado na água
que cocaína e Davi ele tirou Ratinho e
jogou lá no parque dos patins né E
aquele partido aquele Ratinho quando
entrou com assim nossa mas tem tanta
desse tanto de coisa p
ara fazer largou a
água que porque ainda ele não tão
ternamente Mas precisou mais dar um
pouco ainda porque ele tinha ali uma
interação social né então o que é isso
mostra para a gente é que existem outras
questões que estão relacionadas ao vício
e não só substância em cima né ou seja o
mundo que a
gente tá ali é dentro
daquele contexto que nós vivemos isso
também influencia né E o nosso a questão
é interessantíssimo que é o
e isso é chamado Johann Hari é pra gente
começa aqui uma pe
rgunta intrigante né
Realmente causa o vício né é o como é
que é a forma que a gente faz superar
essas situações em que a gente consegue
se desconectar daquilo que está ao nosso
redor para entrar dentro de um mecanismo
dentro de uma perna Anjo de alguns
desconecta do restante do mundo né então
ele pode perceber
E aí sobre uma questão
pessoal de relata que é uma história com
o irmão dele ele viajou pelo mundo
inteiro para conseguir compreender como
é que era essa questão como é que iss
o
era tratado né mas que as pessoas que
amam tanto os viciados né parentes em
paz né com filho como é que ele se
desfaziam né para lutar contra o vício
bom então ele perguntava Como se chamava
o tempo nós tratarmos não é acho que
viciados é de forma a excluídos uma vez
que a gente consegue compreender é
justamente é a
reintegração a
necessidade nós enquanto seres humanos
estamos uma profunda necessidade de
pertencimento né é todos nós por exemplo
nascemos de uma família né então
talvez
a essência do nosso nosso sentimento é
pertencer a algum lugar né então nosso
primeiro local de pertencimento é a
família então logo a gente consiga
crescer um pouco a gente vai para outro
ambiente EA escola tem um outro local
que a gente é hora de é muito importante
que nós sentimos parte daquele ambiente
né e eu falo isso não
sabe cruzar alguns
profissionais para todos nós que estamos
aqui qualquer ser humano tem uma flor
a necessidade de fazer parte de algum
grupo né e mais
limitamos de forma é o
muita garra muita determinação para
fazer parte de algum lugar vem e aí
então essa esse tom texto não é o essa
abordagem esses tenta ela fala
justamente isso essa necessidade de
pertencimento e aqui para para encerrar
né Acho que o ampare para uma coisa
muito interessante que a gente acredita
que é o contrário do vício é
abstinência
é a sobriedade e para mim ficou muito
marcante sua a o contrário do vício é a
conexão a estarmos conectados os outros
o pessoas
né E é isso que faz a gente
ter um olhar e as coisas possam caminhar
de uma forma diferente de como a gente
image
hoje conectados com a nossa família
e o nosso meio e que nós sentimos
confortáveis Por isso às vezes tão
importante mamãe dia falando para mim
meu filho Cuidado Com quem você anda em
né olha desistir uns esse né E quando
era jovem sabe que isso
tudo é mentira
baboseira e ela não sabe nada né Mas
como que a gente olha e percebe isso né
estarmos conectados as pessoas que n
os
levam para cima um que isso é importante
né então estar conectado a boas pessoas
né Então essa abordagem que queria
trazer que
e essa profunda necessidade nós e nos
pertencer de estar conectados né E só
acrescento mais uma coisa né A conexão é
interessante nós estamos conectados a
outras pessoas né E como é que essa
conexão acontece através da confiança né
e o que
que é confiança confiança em ti
confiar né Tem enfiar confio não seja eu
tenho um fio que sai daqui de dentro do
Fab
iano e se conecta lá com a Paula se
conectar com Roberto né E essa conexão
através da confiança ela vai
estabelecendo mais uma vez conexão
confiança então quando a gente olha para
o outro você olhar de confiança a gente
nós fazemos demais você pode se sentir
parte é isso nos dá essa sensação de
pertencimento
e é isso e eu deixo agora com você
Roberta
o ok Fabiano Bom dia Larissa
Bom dia
Paula Bom dia Fabiane a Paula Nós já nos
conhecemos através de nossos trabalhos
palestra de prev
enções em escolas e
instituições e a Larissa e o Fabiano
Fabiano os frequência sendo ontem do
Larissa agora é um prazer estar aqui com
vocês é bom dia a todos que estão nos
vendo nos ouvindo nessa Live na Live
importantíssimo porque trata de um
problema que hoje afeta é o mundo o
mundo e quando nós falamos em sociedade
né quando nós falamos em Família escola
nós estamos falando da atual com
Cultura
né da atual conjuntura que nós estamos
passando nem principalmente com relação
o uso
é abusivo de álcool e Outras
Drogas e hoje a nossa cultura
infelizmente é uma cultura como eu
costumo falar nas nossas palestras é
altamente estimuladora ao uso de drogas
né Eu hoje estou aqui para uma
participação principalmente com relação
à prevenção ao uso de drogas reduzindo
os fatores de risco e potencializando os
fatores de proteção eu represento em
Brasília Federação de amor-exigente há
22 anos
realizamos um trabalho em todo o
Brasil com familiares de dependentes
químicos e
nesses 22 anos eu tenho um
pouquinho de experiência tanto de
estudos como pesquisas e principalmente
com as famílias que nos procuram
desesperados
a semana aumente diariamente um
problemas principalmente com filho
reciao destruindo suicidantes lentamente
de com o uso de drogas em Brasília por
exemplo problema é um problema que eu
posso até dizer assim é chegando a grave
porque devido a a renda per capita de
Brasília
é né E esse tipo de digamos da
renda per capita ser um pouco mais al
ta
então acesso às drogas aqui é algo é
mais acessível digamos assim então nós
estamos aqui participando dessa Live
principalmente com relação à a prevenção
é E por falar em prevenção nós temos
três tipos de prevenções a a prevenção
Universal
do que se trata de levar para a
população em geral conhecimentos a
respeito de drogas temos a prevenção
seletiva dirigida a grupos como por
exemplo escolas e temos a prevenção
indicada O
que é dirigida Principalmente
ao indivíduo que se encont
ra em situação
de risco em e às vezes já em uso de
drogas dessas três tipos desses três
tipos de prevenções duas o chão bastante
atenção e é a seletiva EA indicada
principalmente para se trabalhar os
alunos e a escola levando alguns alunos
né E a escola conhecimentos científicos
conhecimentos não de de causar medo mais
conhecimentos e que vem a
e as consequências das sequelas das
drogas mas também envolvendo a família o
que falar hoje sobre
dependência química
uso abusivo de álcool e
Outras Drogas
sem envolver né Principalmente esses
dois segmentos Família escola nós
ficamos sempre em busca do fator da
causa Porque infelizmente não é na nossa
cultura ocidental deles segue muito o
determinismo é a causalidade procurando
qual era o qual foi o fator a causa que
levou a pessoa a experimentar uma droga
e desenvolver a dependência química e
nesses 22 anos de trabalho com amor
exigente estando pesquisando tanto as
famílias como os
próprios usuários
principalmente
a referência aos é renomados teórico
profissionais de reconhecimento mundial
o que que eu posso falar com essa
experiência de 22 anos é que
infelizmente a origem a origem do
problema está na família e eu falo isso
pelo fato de que quando as famílias nos
procuram ao descobrir um filho usando
droga a a primeira Providência que a
família faz é querer internar né as
famílias que podem né o chegam por
exemplo no nosso trabalho querendo o que
eu falo entre ascus uma
pílula mágica
para r
esolver imediatamente O problema é
a família que é uma solução rápida
imediata mas como o fabiano falou na sua
fala
a xm E aí eu acrescento mais outra
palavra EA complexidade e é o ser humano
nesta área de dependência química nós
temos que trabalhar é justamente essa
complexidade de em uma rede vendo por
exemplo em uma abordagem sistêmica
familiar né para conseguir o controle
daquele que está em uso nocivo em uso
indevido o uso abusivo seja do álcool ou
Outras Drogas porque a
Paula fa
lou uma
frase muito importante porque falar com
drogas e o que é drogas isso me remete
as nossas reuniões do amor exigente em
que chegam lá mães principalmente em
primeiro lugar desesperadas querendo
salvar um filho ele mudar filho
o e ao falar elas se expressam assim se
eu Roberto Meu filho não usa drogas ele
só usa álcool um não sabe a mãe não sabe
a maioria da população de like o álcool
é uma droga de que o álcool de acordo
com a última pesquisa realizada no
Brasil a conclusão de uma
pesquisa mais
aprofundada demonstrou que a porta de
entrada para as drogas eo álcool e se dá
justamente dentro de casa não é lá fora
nas pesquisas realizadas com centenas de
familiares e de é dependente nesses 22
anos não eu constato isso que
infelizmente a origem começou dentro de
casa Principalmente uma droga álcool do
pai da mãe ou dos Pais
um dos finais de semana regado com o de
churrasco com droga seja cerveja seja É
whisky que seja vodka seja até a cachaça
né então a porta de origem é
o
óculos
Mas normalmente se projeta para maconha
a maconha normalmente os usuários
costumam falar o seguinte é eu comecei
em casa um alto e lá fora o a maconha e
hoje infelizmente com crack e já começa
arrebentando EA estrutura da pessoa mas
o fala em droga nós temos que também
falar sobre os fatores de risco e os
fatores de proteção fatores de riscos
presente dentro do contexto familiar
presente no indivíduo presente na escola
presente na comunidade na
a cidade na nossa cultura de
modo geral
e
infelizmente a origem é de um
desenvolvimento da dependência química
estão muito ligados a esses fatores
principalmente no contexto familiar e
esses fatores de risco às vezes eles vêm
estão presentes desde lá de trás da
primeira infância da segunda infância
chegando na adolescência e contribuindo
para o surgimento de uma dependência
aqui são sobre esses fatores de risco e
nós temos que trabalhar tanto na família
em primeiro lugar no indivíduo porque
ele é uma configur
ação subjetiva
proveniente
de um contexto familiar onde
se encontra esses fatores de risco e
isso tem que começar muito cedo desde o
nascimento e até antes do filho nascer
é porque nós somos de uma sociedade em
que infelizmente né em determinadas
famílias ao descobrir por exemplo EA
esposa está grávida de às vezes vai se
comemorar um droga nem E aí o feto em
formação já está recebendo lá no útero é
uma enxurrada da droga álcool
proveniente de uma comemoração da
gravidez quando nasce
novamente vamos
como se diz entre as
para tomar o m***
da criança é E aí tem que infelizmente
está presente lá a droga ao E aí no todo
ano no aniversário instalar a droga
álcool Então você veja dizer que um
fator de risco presente dentro do
contexto familiar que vai contribuir ali
na configuração do subjetividade do
filho dos filhos e isso já vai
comprometendo e aí está presente por
o fator de risco a permissividade Ea
flexibilidade uso da droga ao pelos pais
de todos os familiare
s né I love uma
criança crescendo ali como se o
álcool
fosse o a toga álcool social algo
natural não falar de droga é super
importante para a população para que a
população saiba o que realmente são
drogas por exemplo a a família das
drogas né solúveis do lápis né é um
presente dentro dos lares e são várias
né às vezes está na unha da mãe tá com o
que tira o da unha da mãe né porque tem
drogas que aqui nós não podemos falar né
porque às vezes pode ter criança
adolescente ouvindo
nem saber que estão
dentro de casa nem e pela curiosidade
que a
porta ali de entrada das drogas né
é querer experimentar
bom então nós temos que saber o que que
são fatores de risco O que são fatores
de proteção esses fatores de proteção
devem ser potencializadas trabalhados
estabelecidos dentro dos contextos
familiares para que evite para que não
surja mais tarde de um filho que pela
curiosidade que a maioria vai pela
curiosidade em primeiro lugar ou então
para se integrar o Google
outros tipos
de elementos não venha experimentar e
principalmente dentro de
casa então
fatores de risco fatores de proteção são
importantíssimo para que as famílias a
escolas saibam O que são esses fatores o
que que se deve estabelecer por um fator
de proteção a fim de evitar né que
futuramente suja dentro da família de
uma pessoa usando abusando seja
o álcool das drogas Ilegais É porque
quando nós falamos sobre drogas as
pessoas por desconhecimento sobre opção
as drogas vai diretame
nte nas drogas
Ilegais maconha o crack e cocaína por
exemplo e não tem um conhecimento
geral
sobre as drogas depressoras as drogas e
estimuladoras as drogas perturbadoras né
e o problema Para sinalizar que a minha
a minha fala né dentro do meu tempo não
está na droga o problema está na pessoa
problema está na estrutura da pessoa o
problema está na configuração subjetiva
da pessoa na autoestima da pessoa é
porque nós sempre procuramos a causa o
fator bando tem que ser trabalhado a
pe
ssoa na sua estrutura de personalidade
na sua subjetividade
bom então é isso que eu tinha
um
pouquinho para falar para vocês e e
vamos para o próximo segmento né
que maravilha poder ouvir vocês três né
a gente começou aqui amanhã eu falo
trazendo né você indagações Os
questionamentos de droga como a gente
sente ao falar como que a gente percebe
a vendo trouxe uma visão sistêmica né
trazendo experiências aí é científica e
eu vi você Roberto é fazer Realmente
esse cínico né E
ssa confiar esse Fi ar
dessas três entendimentos que vocês
trouxeram nos saberes de cada um de
vocês e aí eu
fiquei aqui me perguntando
né como podemos estabelecer uma relação
de cooperação entre a família na
prevenção EA escola na prevenção do uso
de drogas são a gente vai sugerir aqui
como referencial a eu livro né amor
exigente para professores programa de
qualidade de vida nas escolas da autora
Mara Sílvia Carvalho de Menezes eu quero
chamar o Fabiana
eu e o Roberto a gente po
der desenvolver
um pouco mais sobre essa temática né
Essa abordagem aí de casar escola e
família e esse assunto que é
tão
pertinente nesse momento
e vem muito interessante quando nós como
conseguimos quando nós começamos a fazer
as conexões né que é o tema da nossa
Light is percebemos aí que essa questão
a questão das drogas é uma questão
social né E nós precisamos ser um olhar
atento a essa questão social então é
estabelecer a cooperação entre
família-escola é é um compromisso
e um
grande desafio né ao mesmo tempo e eu
não vou deixar de citar Nossa portaria
97 que institui a política sobre drogas
no âmbito da
secretaria de educação ela
disse põe lá no artigo 5º todos os
fatores na exemplos de fatores de risco
exemplos de fatores de proteção e aqui
eu gostaria de destacar que a cooperação
entre família e escola está tanto os
fatores de risco como de proteção
a tendência desta cooperação é um fator
de risco e quando existe essa cooperação
forma-se um fator
de proteção ao uso
indevido de drogas é então é muito
importante é nós temos o conhecimento né
como o Doutor Roberto colocou questão
Quais são esses
fatores essa estou
falando em prevenir ou se conhecer esses
fatores né então é fator de risco
ausência da família a exclusão das
relações escolares o distanciamento
entre estudante professor né fatores de
proteção o respeito o pertencimento que
falamos tanto aqui pertencimento do
indivíduo na sociedade ele ele fazer uso
de uma linguagem q
ue seja significante
para ele o local a inserido um ambiente
seguro um ambiente protetor né Então
essas relações interpessoais
e ativas e vínculos de
convivência são
fatores de proteção aos de drogas e aqui
faço também uma referência ao ponto que
foi colocado nas nossas discussões é o
foco não deve estar na droga o foco deve
estar no sujeito sujeito ele vivia em
sociedade então fez precisamos pensar de
uma maneira social
a vocês queridos o que peço a
Oi Fabiano você está se
m sem sono
e não se esquece de esses troço né VG
abrir um microfone você acabou de falar
uma coisa que me chamou muita atenção
que é o foco tem que estar nas pessoas
né não
nas drogas e dentro da abordagem
desses Tenta né conforme da pele a coisa
que iniciou todo esse trabalho dele foi
quando ele tava numa palestra né e
Perguntaram para ele que estava
conduzindo aparece a perguntou é entre
as pessoas EA Moral com quem você fica
Ah e por mais que a gente muitas vezes
você atendesse diz
er não posso mais amor
ao falar faz negro Bad na nossa mão eu
faço que a gente julgue as pessoas e que
olhe para ela pelo que elas fazem é tido
elas de dentro de um contexto né
E
quando a gente pode olhar e aí o Chico
com as pessoas eu fico com o Roberto
Porque para mim que interessa é a pessoa
esse ser humano aqui ó né as coisas
mudam de faço né então a gente precisa
se desligar dessa dessa moral tão
arraigada né que a gente traz ET isso ou
nos criam comportamento é o tempo
i
nteiro de julgamento né entre certo e
errado né ou seja se o alguma coisa que
na verdade eu concordo ele está certo
agora quando ele faz algo que não me
convém não me agrada é de está errado E
aí
é muito fácil amar as pessoas que
fazem só o que eu gosto né O difícil é a
gente
é mas tipo que não é igual a mim né
então olhar para essas pessoas que a
gente vê passam por tantas dificuldades
porque eu eu tenho clareza muito grande
que ninguém entra no vício porque quer
porque acha bonito
acha legal né existe
um com bastante para todos que levam
essas pessoas a se movimentarem dessa
maneira e amar essas pessoas é que é o
difícil né de trazer elas para perto da
gente né a gente vê um furo um
durante
um bom tempo diretor de escola também né
e muitas vezes você tá falando essa
parceria né de família história né é a
música Qual era de educação integral
então ficava dez horas aqueles números
com 200 Aqueles meninos não era do
ensino fundamental do 6º ao 9º ano então
fica
10 horas com esses jovens é uma
coisa fantástica e era muito claro
quando a gente começava a observar
o orçamento sendo mudado de forma muito
radical tem alguma coisa aqui né então
eu rapidamente chamava família Olha
eu
não sei o que está acontecendo Eu não
sei se é alguma coisa em casa mas o seu
filho começou a mostrar um comportamento
que não é comum dele mas ela nem
comparando com outras pessoas e se não é
um comportamento comum dele alguma coisa
tá aí Dá uma olhadinha é um pou
co mais
atenção eu não posso dizer e muitas
vezes eu falava bem aberta que eu não
posso dizer te amo está usando algum
tipo de drogas Mas o comportamento e se
parece muito com alguém que começou essa
envolvido com o álcool
principalmente
isso a gente percebe como o Roberto
falou né é a primeira droga né que a
gente tem é o álcool Às vezes o cigarro
o tabaco né mas é ali aquela droga que é
lista aqui do canal se daí não é uma
dormidinha tem problema
E aí isso vai desencadeand
o uma série de
Estações ficam desenvolvendo hoje que a
gente vê aí encarte né tomando conta da
nossa sociedade e perdi tantas famílias
É temos aqui sem saúde pública mas enfim
é G observar esses comportamentos e ter
essa relação então eu não
vejo uma outra
forma né de tirar essa parceria entre
escola e família ela esteja muito
obrigada né acumula importante é nós que
somos aqui a maioria de nós voltados à
área de educação é como que é importante
a gente está conectado por isso olha
r a
família como o seio daquele daquele
aluno daquela pessoa daquele ser humano
e estarmos desenvolvendo ações que
possam promover essa colaboração né
então achei que o fantástico isso que
você falou viu Paulo foi só para
E aí
E aí
e tem áudio
Roberto é que aqui é o lado
tem uma construção e hoje tem umas
batidas não sei se vocês estão fim aí eu
estou desligando mas Paula nessa nesse
neste item que você colocou né de
cooperação entre a família EA escola
cooperação é um do
s princípio do amor
exigente do amor-exigente nós
trabalhamos com quatro pilares o nosso
programa tem como referência como
bússola Quatro Pilares o primeiro são os
12 princípios comportamentais em que a
cooperação é um deles é o segundo Pilar
são 12 princípios éticos
o terceiro
Pilar é espiritualidade pluralista
respeitando todas as religiões todas as
crianças porque o amor exigente não está
é uma religião surgiu de três terapeuta
de família nenhum quarto princípio é o
quarto aliás P
ilar é responsabilidade
social que é o que eu estou fazendo
então com a operação minha escola eu
vejo como a construção de uma nova visão
para atual conjuntura que nós estamos
vivendo aí eu volto aos fatores de risco
quando se fala em fatores de risco um
elemento que se apresenta
bem
constantemente e proveniente das
famílias né onde surgiu um comportamento
inadequado principalmente com relação ao
uso de drogas é ausência do pai só que
hoje nós podemos falar assim ausência
dos pais hoj
e é o que está acontecendo
porque está o pai está mãe no mercado de
trabalho e o filho e os filhos
e sobre o circo os parte dos Pais é uma
expectativa de que a escola hoje faça
umas duas coisas vezes as duas coisas o
papel dos pais e o papel de professor e
estão terceirizando que é o que
eu
percebo nas escolas quando eu vou por
exemplo é para a palestra sobre
prevenção conversando com professores
Então os professores hoje estão
exercendo duas funções de paz e de
professor a educaç
ão que teria que ser
lá no lar nesta sendo cobrada Por parte
dos professores isso faz até com que os
professores hoje também e deve passar a
cobrar não reconhecimento mas mais
amplos de no Exercício da profissão né
então hoje de acordo com essa conjuntura
que nós estamos vivendo não é de
ausências e
falta de vínculos
além da falta de presença dos pais dela
na configuração na estruturação de
personalidade da pessoa e eu falo isso
porque o problema principal o relação às
drogas está
na pessoa está na sua
imaturidade na sua fragilidade né para o
existir para o enfrentamento dos
problemas inerentes da vida da
resistência em quando nós vamos
investigar pesquisar aprofundar no
diálogo com os dependentes químicos né
então eles demonstram esse projeto né a
falta de habilidades para
solucionar
problema para enfrentar é a Vida para
ouvir é tanto que as respostas dele
sempre fuga Fuga fuga da realidade
súbita da existência da Verdade porque
porque falta
nele essa consistência na
sua estrutura
eu quero viver para enfrentar a
realidade né E esse enfrentamento tem
que ser construído desde lá de trás da
da infância chegando na adolescência né
imagine hoje com a falta dos Pais
imagine até a falta de comunicação
porque hoje é tudo uma forma bem
restrita bem rápida como por exemplo
Zap
nem uma mais aquele diálogo os rituais
né e fazem parte da educação da
estrutura da pessoa né então hoje nós
temos que construir uma nova visão
principalmen
te família e escola né
Principalmente com relação à prevenção
começando lá da primeira infância no
sentido de que estes dois segmentos
venha contribuir para a estrutura de
personalidade da pessoa leva para a
autoestima para uma vida saudável né
para conhecimentos para que evite é o
primeiro isso
a hora que na curiosidade dele não
seja
satisfeita na busca deve do que causa a
droga Então nós temos hoje uma coisa um
pudim que está exigindo esta operação de
guerra a construção de
um uma relação
entre família EA escola e algo assim que
seja bem a proximidade de forma bem
consistente na direção de estruturar
principalmente a Pessoa Paraíba e
a equipa muito bom Fabiana e Roberto
gostaria de propor agora uma interação
Fabiana você gostaria de colocar algo Eu
complementar o Roberto não sei se você
quer falar alguma coisa também
assim ele
foi que eu me lembrei me passaram que
tem um evento E aí o tema do evento era
a vida premir a vida Prime a
consistência EA cor
agem né é
consistência EA coragem né e muitas
vezes a gente acha né a gente tá falando
do ser humano a gente acha que aquilo
que nós somos é só por por nós mesmo né
gente essa que nós temos uma conexão né
a gente tem uma raiva né Essa raiz não
tem jeito é nosso pai é Nossa mãe né
então nós somos dentro dessa abordagem
nós somos 50
o pai e cinquenta por cento
mamãe né E
que nós temos visto ao longo desse
trabalho né de quase 40 anos um pouco
mais de 40 anos é que foi o trabalho
tiv
esse ele deixou é que é a ausência do
pai para os meninos ela é um fator de
risco muito grande né na figura paterna
né então algumas pessoas podem cortar
fora não sei que Então imagina por
exemplo a gente vai tomar banho né lá no
chuveiro e tem duas torneirinhas água
fria e uma de água quente Então de água
quente é do papai e Água Fria é da mamãe
bom então mas poderia botar
um pouco
mais quente te faz uma misturinha ali de
tal forma que me amava um pouco mais
fresquinha né ou às vezes
não deram a
gente faz uma mistura um pouco diferente
tal forma te dei uma água um pouco mais
quente mas agradável agora quando a
gente have por isso com alguma de nossas
origens por exemplo você só vai ter água
fria ou você só vai ter água quente né
então você vai passar por isso e algumas
pessoas na escola e não tem nenhuma das
duas né tomar banho sem água mas isso é
uma decisão
pessoal a gente não consegui
enxergar essas nossas raízes as nossas
origens né então olhar para ir n
é não
tem e E aí uma dita os professores que
tem escola e eu falo isso tentam
sugestão como falei nos Experimente ver
o que que é é eu chamei o tempo na
escola a gente quando eu tinha que
resolver algumas questões mais sérias
Oi e aí tanto relacionado a questões de
drogas quantidade violência o chamava os
pais o pai na escola não mais a mãe Ah
mas é separado sem problema eu quero
papai os meninos
Vocês precisam de ver o
compor não pelo amor de Deus caiu no
chão meu pai por favor meu
então então
isso tem um efeito importante na figura
Uma comportamento associado ao risco né
o pai então uma dica é sempre tendo
alguma dificuldade que isso não
interessa a gente chama o pai é tão
pouco uma história curiosa sei que a
gente tem pouco tempo mas tinha um pai
né que ia na escola com que era uma
comunidade pequena então acaba por um
conheci eu tava não tinha medo desse pai
né porque já tinha
cumprido pena por um
filho era traficante e Então a primeira
vez que ele foi
na escola tinha acabar
de
o primeiro foi na escola e aí antes dos
Servidores eram daquela comunidade
Fabiano a gente deixa entrar o Fulano tá
aí assim sim qual o problema não é a sua
mano não sou da Comunidade não sabe mais
fala problema não ele é isso é aqui não
sei o que é mais uma coisa ele é isso lá
fora aqui dentro ele é só um pai de uma
aluna então aqui eu vejo como um pai o
recebo com pai né Isso é acredita que
é
esse pai e é todo da semana da escola e
toda vez que eu ia esc
ola Uma
tranquilidade uma maravilha porque ele
apesar de botar muito que ele faz na
vida Tamos aí a gente precisa
diferenciar né um homem pai a mãe a
mulher é o pai e a mãe sempre você faz
perto de cada pessoa né então a receber
essa família né em olhar com o pai com
uma mãe tiveram uma vida tá uma outra
pessoa
o que faz essa conexão né que a gente
está tanto falando aqui nédio epocade
pertence então o reconhecimento desse
dos
próprios jovens e resgatar essa
conexão com o pai é
muito importante não
tinha falado para Paula e sua própria
Justiça diz né os jovens Principalmente
os homens que estão em risco de
violência demos de drogas é que muitas
vezes estão em processo de internação né
Se olha cadê o pai dessa criança não é
normalmente está excluído né então esse
movimento disse que os olhos Às vezes
acontecem dentro da própria família né
trazer essa conexão para a família ela é
muito importante
E como você falou isso
Roberto me chamou
muita atenção
e o Fabi
ano então o Paulo só que são é
quando nós falamos da ausência do pai
que é um mundo dos elementos bem
presente na dependência aqui a mais um
dia desse ai seja ócio de separação
crescimento mas a maioria praticamente
ausência do pai na independência aqui é
um livro muito interessante muito bom
para ver sobre isso cujo título é um
mundo e limite de jean-pierre de branco
e já Carrera é um mundo sem limites quer
dizer um mundo sem pai esse livro Ele é
bem
assim específico para depend
ência
química explica alguns esse já há mais
de 20 anos que o livro foi lançado mas
está bem atualizado um mundo sem limite
é o título do livro
em São Paulo
é muito bem então falando em livro eu
gostaria de trazer chamar atenção aqui
agora deixa eu ver se dá para mostrar
que o outro lado isso é uma obra do
amor-exigente aproveitando a presença do
Roberto né nós fizemos alguns recortes
aqui bastante interessante e vamos fazer
uma contextualização dentro dessa
abordagem
sistêmica reconh
ecendo as
conexões existentes entre família e
escola então no primeiro ano primeiro.
Eu gostaria se possível colocar a sua
slide do bloco 1
e isso é quatro na quatro dos princípios
que nós retiramos aqui para a gente
discutir nesse primeiro bloco eu
gostaria de chamar atenção em relação a
importância do respeito à autonomia do
indivíduo né como fator de proteção é
nós temos um adolescente que está em
processo de construção da sua identidade
É que precisa ser incentivado a
em
r
elação a responsabilidade tomada de
decisão né então autonomia de desse
adolescente autonomia do pai autonomia
do professor autonomia de todas nós que
estamos ali com dessa rede é muito
importante está diretamente ligado aos
papéis né que nós formamos uma rede
social precisamos respeitar os papéis de
cada um de cada um desses atores que
estão ali com com dessa rede para um
trabalho afetivo
a intenção é eu gostaria de levar essa
proposta agora para vocês também em
relação a esses quatro
pontos que nós
colocamos aqui o quê que Vocês poderiam
acrescentar aí eu gostaria só só de
acrescentar o item muito importante
também relacionado a esse primeiro bloco
é fazendo um link com os fatores de
proteção de risco em relação ao
estabelecimento de regras Claras regras
claras com fator de proteção né E quando
essas regras elas são
descontextualizadas elas podem não fator
de risco então a gente precisa estar
muito atenta ao estabelecimento também é
de regras ou de orientações na
nesse
trabalho de prevenção com vocês
a Fabiana falar ó
e pode conversar Roberto não deixar você
ok Letícia um de nossos livros a
biografia do programa Amor exigente é
constituída de mais de quinze livros um
deles a receita dirigida aos professores
e a Paula colocou justamente os quatro
princípios de princípios comportamentais
mais fácil uma conexão com a escola
então primeiro princípio do amor e que
fala sobre é a cultura fala sobre a
sociedade mas principalmente a
nossa
atual cultura
língua e que é uma cultura
como eu falei ainda pouco infelizmente
né é constituída a infelizmente dos
elementos negativos e contribuir
justamente para a configuração
em cima adequado na sexta por exemplo na
música seja até dentro da família mais
vamos falar com elas são a escola a
cultura da escola principalmente com
relação aos fatores de risco presentes
dentro da escola na direção e alunos e
que devemos é focar trabalhar e afastar
esses fatores de risco é eu fui
durante
certo tempo bem
requisitado para
palestras em escolas né e em uma um
desses elementos que eu percebia por
exemplo é com relação às regras e as
regras da escola principalmente e uma
relação entre aspas é a flexibilidade EA
permissividade para com determinados
comportamentos de alunos na escola e às
vezes
eu estava né que o professor esconder
Little carregador né como é que
acontecia aqueles tipo de de
comportamentos na na escola né E quando
se fala em fatores de risco
presente
dentro da escola é um deles que tem
que
ir de lançar mão é não abrir de maneira
nenhuma ser flexível com um regras até
rigorosos né com relação a
comportamentos principalmente com o uso
de drogas às vezes até sendo descoberta
ali usando é dentro ali do terreno da
escola né como é infelizmente né Eu ouvi
falar seja através de alguns meses
exatamente Professor Então as regras
pela realmente para é evitar né Essa
palavra um pouquinho pesada para
determinar
e as regras têm que se
r cumprida né É
para a estruturação para o viver
em
sociedade né é o segundo princípio que
diz que os pais são gente os professores
são gentis né é que infelizmente a
desliza às vezes lá na família as mães e
os pais costumam de a Ramos e Ramos sim
mas daqui para frente uma nova vida uma
nova cultura né uma nova visão uma nova
percepção deve ser construído né e não
ficar no permanecer nos Deslizes falar
com os pais olha vocês vocês coloca uma
palavra o professor errou mas não v
ou às
vezes é por amor e como diz a tradição
amor demais estraga
como por exemplo a
superproteção né E aí passando a mão
sendo flexível tolerante permissível
para com comportamento
o fato nós estaremos facilitando e
reforçando comportamento inadequado esse
terceiro princípio da trata de limite e
limite que é que é algo hoje que
infelizmente está é bem presente de
Vamos tomar Brasília começou né quem não
lembra por exemplo infelizmente né do do
assassinato do índio índio Galdino ne
m a
falta de limite né aí por onde eu já
passei cidades aqui na fronteira
do
Distrito Federal né como por exemplo
Pirenópolis não é Caldas Novas eu então
uma vez eu fui a Porto Seguro e por
essas cidades eu vi esse é o jovem de
Brasília e o complicado e perdi de falta
de limite né eles acontecimento pelos
fatos na e Até recentemente da isso
um balde recentemente semana passada
caso deixe aqui na parada então o
terceiro princípio trata de limite
estabelecimento trabalhar limite
dentro
da escola né E aí venha conexão com a
família essa conexão constante
permanente nem o
quarto princípio e diz
que alunos e professores não são iguais
a aí quando vai para a família disse que
quais nem filho não são iguais não são
amigos não é professor professor Agnelo
num E aí vamos para a minha primeira
formação e é na área de direito tem que
ter regras da em estabelecer regras têm
que ser cobrado essas regras é professor
é professor aluno é aluno dentro ali de
uma dimensão de
direitos e deveres esse
até um princípio bem
e por exemplo dos familiares pais
entender daqui que ele
não são amigos de
filhos jamais né são pais daí deve
exercer ali os seus papéis de pais como
fatores de risco por exemplo né na
dependência química nós encontramos ali
além da ausência a falta de limite a
falta de regras Claras e firmes
consistente sendo cobrada não basta só
estabelecer tem e tem que ter ali o
Rigor de cobrar mesmo porque isso faz
parte da educação da estrutura de
personalidade da pessoa então dessas
palestras quando chegamos no quarto
princípio de há sempre uma posição que
eu
não quero ser o melhor amigo de meu
filho eu quero ser a melhor amiga do meu
filho não olha isso é ruim amigo ele faz
na escola na quadra no bloco na rua do
trabalho na igreja ele faz amigos lá
Deus tio é Pai o senhor é a senhora é
mainha é pai e mãe corre aqui
a ação conseguimos é são totalmente
diferente Então seja pai seja mãe seja
professora seja professor né é o qu
e
falo quarto princípio do programa Amor
exigente principalmente com relação à
escola Fabiano
é um obrigado Roberto eu vou é Eu
quando
vi né esses princípios esse Nossa mas
eles se encaixam perfeitamente com uma e
tudo que a gente vê na abordagem
sistêmica né Então pegando aqui o gancho
né de ser a gente vê aí uns problemas da
família né e de forma recorrente a gente
tem falado né nossa mas os valores agora
estão invertidos né então um dos
princípios na abordagem sistêmica é
questão
da hierarquia da ordem né E que
ela é simples de entender quem chegou
primeiro chegou primeiro fiz papo tem a
ver com ordem de entrada no
sistema né E
aí o que que a gente percebe a gente
fala disso sobre essa inversão de
valores na verdade está acontecendo uma
inversão da ordem dentro de casa não é
dentro das famílias e te mandar meus
pais né E muito porque os pais querem
adotar uma postura de quem é amigo né a
gente
é uma relação igual mas não existe nós
estamos numa relação assi
m como
professor quiser a luz é nós não estamos
no mesmo nível de relação né Nós
realmente precisamos e para o bem do
sistema né para o banco
funcionamento do
sistema uma questão de ordem né de
hierarquia mesmo então o professor o
professor o aluno o aluno isso não quer
dizer que um é melhor ou pior do que o
outro mas se atribuições funções
distintas dentro desse ambiente dentro
desse sistema né e em casa a mesma coisa
nas famílias né ou seja os pais seus
pais acabou o fim
de papo né e os filhos
sempre vão ser pequenas em relação aos
pais né E aí a gente confunde a gente vê
Muitos pais querendo se colocar menor do
que os filhos né
isso desculpa que eu
vou falar da m**** não tem jeito né da
da problema é você querer o pai obedecer
um filho isso mundo
eu não tenho balão feito né nem para os
filhos e nem para os pais né Então essa
primeira questão da gente compreender a
questão da ordem ela é muito importante
né E isso precisa ter né E os pequenos a
ge
nte sabe eles têm uma vontade muito
grande de ser maior do que a edição né E
aí é aonde entra a postura de que é
grande né é de botar o pequeno no lugar
dele então é botar o
filho no lugar
chique Professor colocar o aluno lugar
de algo mas isso só é possível de uma
maneira quando nós mesmos estamos no
nosso próprio lugar então quando eu
reconheço meu lugar de professor eu me
coloco como professor eu consigo colocar
os alunos no lugar de algum mas muitas
vezes a gente percebe aqui e
ntendo para
vocês que não é uma crítica mas é maior
observação muitas vezes nós encontra
professores Queremos nos colocar no
lugar do diretor no lugar do pai mudar
secretário de educação
no lugar de
pessoas que não
é fácil funções que não nos compete a
gente se coloca no lugar de professor eu
para mim eu gosto muito da Mary Anne
Frank é uma alemã que escreve sobre essa
faculdade na dedicação a grandeza de nós
olhar eu só apenas o professor gatinha
eu posso falar um professor e como
professor eu consigo colocar os alunos
no lugar dos alunos em casa eu sou o pai
eu só apenas o pai né Eu não sou a mãe
eu não sou o avô eu não sou seu irmão eu
sou seu pai então é desse jeito que
as
coisas funcionam dentro de um sistema a
gente precisa compreender isso e só para
não ter lugar muito é também uma fala da
Mary Anne Frank né desse tanto dois aí é
todas as crianças são boas todos os pais
são bons e todos os professores são bons
né então é a gente reconhecer que não
e
nós vamos o nosso olhar está
direcionado a coisas que não nos
permitem estar aqui é presente de forma
dele então consegui observar isso né E
tem muitas vezes não é nós não estamos
sem por cento disponível para
alguma
coisa imagine por exemplo o Facebook
está em sala de apoio recebe um alunos
treco que tá no estado não natural né
usa algum torpecente né então quantas
vezes eu ia fazer abertura do da escola
do turno e chegar os alunos você olhava
assim para cara aí meu amigo faz o
se
guinte E aí a correndo Qual é a moral
as pessoas né drogatati mo entra pode ir
embora para casa vou chamar seus pais
vai chamar a polícia e tal não para mim
eu queria que ele aluno dentro da escola
eu te ligo você me 9:00
sua um chega às
sete horas da manhã na escola é porque
alguma coisa lhe interessa ele e seja
e-social qualquer coisa mas ele vai para
lá ainda vai entrar para a escola sete
da manhã o bêbado ou já drogado tem
alguma coisa que de fato interessa é de
estar ali então
só fala para ele mandar
uma voltinha daqui a meia hora uma hora
você retorna se quiser você pode deixar
seu material aqui e quando você tiver
melhor você volta porque nesse estado'
aí você não vai conseguir ficar muito
centrado e
quando você tiver melhor você
volta pela engraçado ele sim dava uma
voltinha volta aí tô de volta e aí pra
tu ir para escola porque a gente quer
não são as crianças na escola a gente
quer os jovens na escola ou quando a
gente decidir com o Saulo não de
exclusão eles sempre fazem parte desse
sistema né é de sentirem incluídos nos
isso tem um bom efeito e eu adorei esses
princípios Eu não conhecia Roberto e aí
a Paula quando me mandou isso vai Vamos
montar essa assim nossa perfeito assim
taxa com
tudo que eu tô com
o que eu penso é isso daí vamos embora
é muito bom bacana então fazendo uma
reforçando aqui a importância da
presença de regras Claras e referência
de autoridades muito importante uma
fator de proteção e tempo essas regra
s
Elas têm que ser coerente elas precisam
ser contextualizados novas podem acabar
se tornando um fator de risco vamos
passar para o bloco 2 no bloco 2 então
nós temos aqui por favor me ajuda aí nós
temos aqui mais quatro né princípios é
muito interessante e eu
inicio é essa
Agora falando a respeito da participação
né quando a gente fala da questão das
drogas muita gente eu tinha ocupado a
culpa não é minha a culpa não é sua
culpa não é da pessoa né do usuário
dependente químico da esc
ola e da
família então
e pelo culpado né então é nós precisamos
novamente é retomando aqui muito falamos
aqui hoje tratar a questão com uma
questão social e nós temos uma
participação né nessa questão e nós
precisamos Reconhecer essa nossa
participação né a culpa ela vai
pode
dificultar esse processo não somente a
culpa como também o controle da situação
né então é importante que nós entendamos
o que está acontecendo a situações que
vão dedicar um pouco mais na nossa
atenção é import
ante a gente busca o
conhecimento buscar de fato que está
acontecendo naquela realidade e se tiver
precisando de uma atenção mais dedicada
utilizar critérios para isso porque a
decisões às vezes precipitada sou muito
radicais podem também prejudicar é tanto
o trabalho da prevenção
como eventual
necessidade de tratamento enfim e eu
hei de passar agora na é para o Roberto
e falar um pouquinho a respeito desses
princípios para gente e depois em
Fabiano contextualizar obrigada
o Ok vam
os começar pelo pelo quinto
princípio né que é sobre culpa e essa
situação emocional que chegam lá
Principalmente as mães nos nossos grupos
de ajuda mútua né Sempre é se sentindo
culpada né sempre projetando né que na
educação na criação de seu filho um
comportamento inadequado fez do bom fez
do
melhor colocou nem no melhor colégio
e deu de tudo e quem da de tudo às vezes
dá material e falta de aqui no no
espiritual na personalidade é porque
Infelizmente hoje é o dar de tudo
proporcio
nar de tudo achando que vai em
troca pelo filho aquilo que os pais não
tem como expectativa e acontece sempre
É mas o quinto princípio do amor
exigente culpa leva justamente é seja os
pais seja os professores a um processo
de reflexão mas não podemos de
permanecer nesse nessa emoção de
sentimento de culpa
né enquanto está
acontecendo um comportamento
autodestrutivo como é o caso do uso de
drogas né Nós temos que trabalhar embora
isso seja natural né do ser humano é
mais mas tem que
trabalhar esse
sentimento de culpa dessa emoção de
culpa porque enquanto a família os
professores ficam se sentindo ocupar na
culpa leva um processo de como eu falo
Entre aspa de paralisação de engessar a
pessoa né a pessoa fica imobilizada Às
vezes vem ali o outro outros sentimentos
de de pena de dó
Oi e aí não toma
realmente não se
prepara para tomar uma atitude sobre o
comportamento autodestrutivo que eu caso
de uso de drogas então nós temos que
trabalhar esse sentimento seco né
trabalhar de forma que se enxergue a
verdade a realidade do contexto é porque
senão nós ficamos engessados E é isso
que o amor-exigente leva o princípio é o
sexto princípio que justamente sobre
comportamento dos Pais afeta os filhos
dos filhos dos pais ou dos professores
né afeta os alunos os alunos atletas
professores nem esse aí
leva Justamente
a um processo de preparação para mudança
mudança é uma palavra um sentido
imprescindível primordial no nosso
trabalho né então o amor exigen
te e seis
primeiros princípios até o comportamento
é
é uma preparação justamente para o
sétimo princípio é um conhecer os seis
primeiros princípios é um um diálogo
entre os professores entre a família e
para se estruturar se preparar para o
princípio EA justamente tomar atitude e
se o sétimo princípio Mas tomara que tu
tem que estar preparado
tem que estar
fundamentado é porque com comportamento
de inadequados o Dani não podemos recuar
e depois de estabelecer ali a regra o
programa am
or-exigente ele é ofensivo e
não é definitivo Então temos que
caminhar para frente né senão ficamos
esperando que o aluno operante o filho
né o filho achando que é só da boca para
fora Fala mais não cobra não exige né
uma nova a construção
a prisão por parte do filho do do aluno
no sétimo princípio que atitude diz que
gera uma crise atitude é lógico
que
quando o aluno os filhos é recebe não
mas não acompanhado de esclarecimento do
diabo não basta só dizer não né É lógico
que o al
uno não vai aceitar o filho não
vai aceitar né da tomada de atitude dos
professores da na coordenação da direção
né E aí lógico que virá como
consequência uma crise pela atitude
tomada que é o sétimo princípio né E aí
viu oitava princípio que é a crise mas
desde nenhuma crise administrada né vai
surgir ali uma solução vai surgir ali
uma resposta positiva é até nós
temos
uma palavra no amor exigente que é
trabalhada entre o sétimo
Oi e o oitavo conhecido atitude do Set e
crise do oit
avo dia aqui é uma
palavrinha muito estranha quando nós
falamos as pessoas né É se assuste e é
justamente a palavra Depp Forex na
estranha defiforex é uma sigla deve
Forex para nós quer dizer defina Fix for
mude Execute Execute um plano de ação
para enfrentar o comportamento
inadequado Execute é trabalhar construir
um novo estilo de vida né novo modo de
vida seja na escola na
relação na
comunicação nas regras e assim como na
família porque o amor exigente é uma
referência é uma bols
a é um fator de
proteção então é sobre esses quatro
princípios e o Fabiano
um pouco sobre sistêmica nós chegamos
para entender o que eu vou falar nós
chegamos no amor exigente justamente
através de comportamentos inadequados
seja com regras seja com limites seja
com disciplina seja que falta
responsabilidade e cooperação ali no
contexto familiar por exemplo no meu
caso foi com filho eu
cheguei o
amor-exigente através de um filho né
usando aos 17 anos drogas ele levou a
mãe depois
eu cheguei é o amor exigente
nem estou há 22 anos como eu costumo
falar para as pessoas né enquanto de ir
lá de cima né os conhecimentos estarei
compartilhando né os humildes
conhecimentos isso me fez com que eu
fosse em busca de de conhecimentos para
ajudar o filho e aí livros livros livros
achei pouco novo vestibular
o guia é eu não precisava de cirurgia
como Ofício com próximo mas aí Fabiano
eu me
deparei com a sistêmica familiar
né E quando você fala que há algo assim
bem parecid
o amor exigente com a
sistêmica familiar realmente quem é
tenho um conhecimento da sistêmica né de
percebe que os três terapeutas e
produziram o programa amor-exigente lá
nos Estados Unidos na Pensilvânia é que
que tiveram problemas com três filhos
principalmente a caçula usando droga
eles recorreram a dizer percebe que eles
recorreram à assistência na construção
na produção do Amor exigente e com você
Fabiana
uso da palavra
é obrigado a gente tem de achar que os
conhecimentos eles
muitas vezes são
contraditórias mas na verdade ele se
complementam né eles a gente consegue e
agregando quando a gente começa a
exercitar Isso parece que a gente
consegue fazer isso com quase tudo na
nossa vida né que a beleza de sermos
diferentes é porque nós somos
complementares né É isso que é a riqueza
então o que cada um traz da sua história
da sua vida né pode se cumprimentar pode
se juntar com outro de tal forma
que
assim a gente consegue no a gente se
junta e o grupos né
os grupos familiares
grupos Janeiro grupos A escola é que
cada um fazendo um pouquinho constitui
um todo tinha um só não conseguiria
resolver nessa situação e acho que essa
essa proposta que a gente tem que pensar
a união disco
a família esse mês né a escola você
falou só tem seus limites a família tem
seus limites mas quando ela se juntam a
gente ganha um a gente abre muitas
possibilidades de ação né Acho que é
essa é a riqueza né que
acho que te traz
dos trabalhos namoro de gente a
té essa
felicidade né que a Paula eu te trouxe
para a gente poder debater esse tema mas
não de forma isolada é essa conexão
dessa ligação tempo inteiro de escola e
família EA escola a escola é o nome
escola só um substantivo né na verdade
escola City gente de pessoa né são os
professores estão a dentro são de
servidores são os alunos são os pais EA
família a mesma coisa né É só um homem
mas sente compõem a família são as
pessoas aquele grupo
familiar então a
gente poder olhar é
isso dessa maneira
de compreender Estes são essas pessoas
que se complementam se comunica que
e aqui acho que dá essa riqueza né você
fala no estudo eu produzir vai entender
do meu trabalho de Mestrado fiz entrar
na área de gestão pública e tinha era
justamente para criar um sistema de
gerenciamento de conflitos no contexto
escolar dentro do ambiente escolar né e
tal forma que eu desenvolvi um produto
Educacional que ele chama como eu adoro
café Mel com café
em pó de café eu
consegu
i dar um ano que eu queria é pros
e tosse né Centro de Orientação e
informação Aos familiares estudantes e
educadores ou seja um local dentro da
escola que possa promover uma integração
de ações e que elas possam ajudar as
famílias Os estudantes e os educadores
né eu espero não é um dia que recebi
tanta
eu consegui colocar esse prática
gerência né é muito sensível a essas
questões a Larissa até me batem palma
vou até botar ela aqui ó ela Espero que
muito tinha um dia a
gente consig
a
efetivar o urso porque o arranjo o que
você trás do amor exigente E tantas
outras ações a Paula que tá lá
trabalhando em parceria com a Secretaria
de Justiça né isso fala como é que é é é
e com tantas ações voltadas à violência
a prevenção da violência a prevenção do
uso de drogas acho que isso não tem que
ter um A gente temos passa que a gente
possa conversar com ginástica a
importância de poder falar sobre drogas
tirar esses preconceitos tirar aquela
artigo conceito fechado que a
gente tem
que isso não se pode tocar né não é o
contrário a gente tem que abordar isso a
gente se trabalhar com a prevenção né E
fica muito toca
e da culpa né a culpa o que que é o tipo
de Minas a carga de responsabilidade e
joga o corpo mental Roberta culpa é sua
toda desgraça é você não deu certo que
eu fiz o pessoa a gente tende a atribuir
aos outros algo que ajuda a nossa
responsabilidade né meu professor fala
uma coisa interessante dessa é sobre a
auto-responsabilização radical nós
somos
responsáveis por aquilo que acontece
conosco né ou seja dentro de uma relação
entre duas pessoas pelo menos cinquenta
por cento e compete a mim outro
cinquenta por cento compete ao pro né
então é um tem que esperar que o outro
passa a parte dele eu faço a minha e
Pronto né eu lembro por exemplo a gente
temos a tendência esperar né que algo
aconteça para que depois a gente tomar
alguma atitude né E aí um Tadashi então
uma pessoa que acompanhe muito sobre
meditação ele fala sem s
e imagina
a
loucura
tá chegando para Lareira e fala assim
para Lareira olha se me dá um fogo
depois se não der o fogo eu te dou a
lenha
tu não tem jeito não vai acontecer nada
então primeiro a gente dá a lenha para
depois a gente tem um fogo então a gente
se coloca à disposição a gente se coloca
serviço e a gente consegue ver o assunto
diz que acontece né então isso é o
momento que precisa partir de cada um de
nós né Nós colocarmos como sujeitos
ativos da nossa vida daqui que acont
ece
dentro do cenário de
educação né é saber
que sim a fórmula eu acho que você acha
que tudo que você como nunca minha forma
com nós nos posicionamos a forma como
nós fazemos ela influencia o outro né
Afinal de contas somos seres humanos
Então se ela de repente chegar aqui
olhar para fala e dá uma risadinha para
ela também que que vai acontecer com a
Paula ela está muito concentrada agora
não mas agora que ela olhou para mim tá
até mandei um beijo para mim comer um
cliente que tu não
tá forma como
interage com outro
ela também definir
os outros interagir então a gente
conseguiu é muito atento aí a forma como
nós às vezes né então mas as humanos
também aqui uma postura de que eu
preciso fazer algo né então fazer algo é
ser responsável por aquilo que eu faço é
isso eu queria falar que eu passo para
você Paula sua mundo para você também tá
bom ó
é muito bom Fabiana Estamos todos aqui
de tatu muito atentos a tudo que está
sendo divido uma oportunidade muito
enriqu
ecedora bem pessoal eu gostaria de
convidá-los a
conhecer e os outros
quatro princípios não posso tempo
infelizmente está né se esgotando mas o
vocês puderam perceber é possível fazer
as conexões né com material que nós
apresentamos ir com com a nossa
experiência de vida não é importante é
que a gente possa propor um trabalho de
edição que seja inclusivo que seja
participativo que promove os direitos
humanos e seja significativo né E
principalmente que a gente se ali nessa
rede que nó
s estamos com fome com a cada
um de nós tem um papel
fundamental é
importante que nós estejamos juntos em
parceria
e colaborando operando na é um com o
outro para que a gente possa ter ativar
as políticas de prevenção às drogas é
deixa aqui já são o encerramento já
Larissa ó
e só restou para mim dizer obrigada né
dizer que foi um prazer aqui como
espectadora né poder aprender para mim
ficou ficaram palavras assim que estão
ressoando né tô com muita vontade como é
que pena que
a gente não vai conseguir
apresentar Todo o material mas eu acho
que foi
extremamente rico e válido né
Realmente eu acho que a gente conseguiu
estabelecer né chegar o propósito que
era perceber essas conexões a gente
falou de prevenção a gente falou de
responsabilização de cooperação E é
exatamente Isa então quero deixar que o
meu muito muito obrigado né em nome da
gerência de mediação de conflitos a
Paula Ribeiro Roberto Cavalcanti meu
grande amigo Fabiano sabe para poder
trazer né l
uz a um tema aqui é tão
muitas vezes nebuloso né como vocês
mesmos colocaram dizer
que nós estamos à
disposição da gerência de mediação de
conflitos né da Diretoria de
acompanhamento apoio servidor e da
susepe possa se falar né
eu gostaria de estar de pessoas que nos
apoia agradecer né em nome de cada um de
vocês pessoas que estiveram aqui nos
canais seja da gerência de mediação de
conflitos seja no educadf né dizer que
realmente para mim eu me sinto honrada
de poder tá aqui nesses
bastidores
escutar vocês aqui tá o de pertinho
muito obrigada muito obrigada e convido
vocês aí
a falar em suas palavras finais
para a gente poder encerrar
é bem eu já iniciei eu vou só finalizado
encerramento é agradecendo mais uma vez
a vocês né por esse momento tão
importante para todos nós é todas as
pessoas que estiveram estão aqui conosco
pessoas também que não puderam
participar neste horário mas já fica
aqui registrado os agradecimentos que eu
sei que muitas pessoas vão recor
rer a
esse material agradeço todas as pessoas
que estão participando da semana de
prevenção ao uso de drogas
é Justamente
esse é o nosso intuito mobilizar a nossa
rede a que a gente possa promover o
conhecimento e multiplicá-lo na escola
na família e também em outros espaços
sociais mais uma vez gerência de
mediação de conflitos muito obrigada por
essa oportunidade parabéns pelo trabalho
e obrigada a Fabiana Obrigada Larissa e
eu agradecimento especial Roberto né que
esteve aqui conos
co enriquecendo essa
Nossa discução essa nossa conversa
bom e nós nos colocamos à disposição
gostaria de colocar à
disposição
conselho de política sobre drogas a
subsecretaria de enfrentamento às drogas
Secretaria de Justiça e também então da
secretaria de educação nas áreas
técnicas estiveram envolvidas e para que
a gente possa continuar esse trabalho
dando continuidade a prevenção ao uso de
drogas obrigada
E aí
E aí eu falo é Larissa Fabiano Paula a
gerência de conflitos hã Es
ta é eu só
tenho agradecer essa oportunidade de
participar de uma live importantíssimo
para a sociedade para Brasília para
os
professores né para a Fundação
Educacional porque nós estamos vivendo
uma conjuntura eu sempre recorro a
conjuntura ou a cultura um infelizmente
muito pobre muito negativa e muito
estimulado dura até ao experimento né a
satisfação da curiosidade de um
adolescente de uma pessoa usar drogas
hum é isso nos preocupa bastante porque
quando nós temos nossas
reuniões
presenciais algo que eu venho
acompanhando atentamente é a diminuição
de idade né
O que é pela curiosidade de usar drogas
Então até o
ano passado quando nossos
grupos estavam funcionando até antes da
proibição é o que vinha me preocupando
bastante eu vou ali analisando
atentamente mãe chegando com filhos hoje
em dia não é com menos de 12 anos seja
criança criança né 11 anos 10 anos 12
anos em infelizmente já não a
dependência química na dependência
química e isso preocupa b
astante tem que
envolver né toda a população a sociedade
a escola família é porque eu estou ali
na como eu falo na Linha de Frente nesse
trabalho recebendo
uma média o Recebi
uma média de oito mães pela primeira vez
que nos procura semanalmente isso tudo
registrado né porque
já faz parte da minha investigação da
minha pesquisa além dos estudos nessa
área desse fenômeno complexo dessa
síndrome EA dependência química que está
exigir realmente o envolvimento da
sociedade da população do
Brasil dos
governantes dos professores e tem que
ser agora texto de imediato é porque é
um comportamento autodestruidor é um
suicídio lento desestrutura toda a
família
os problemas vêm para a escola
até aproveitando eu peço licença para
vocês porque eu consegui um espaço né
para atender os familiares de forma
presencial de forma bem rigorosa com os
cuidados um número limitado de pessoas
com a máscara com álcool com distância
de 4m de uma para outra e o nome de
limitada Estou toda qua
rta-feira
a apresentação do amor exigente para os
familiares que nos procuram desesperados
me ligavam bastante me ligam nesse
Roberto apesar da pandemia me ajude
socorro meu filho
tá na rua meu filho tá
usando não sabemos o que fazer e aí um
frame conseguiu um salão o lateral toda
aberta e eu eu tô na quarta-feira à
tarde atendemos familiares é uma
apresentação de quatro horas me como eu
tenho uma especialização nessa área
então o que que eu faço na apresentação
ali um conexão da par
te científica da
dependência química com o amor-exigente
levando as famílias a compreenderem
desde a origem até a dependência química
então toda quarta-feira das 14 às
18horas né as pessoas
tem que me ligar
me procurar
e eu estou fazendo um controle muito
rígido sobre isso né sobre os familiares
dentro dessa dessa pandemia que está mas
é porque nós tratamos convida nós
trabalhamos com vida trabalhando com
família né fala em dependência química é
filha nessa área a morte deve pessoa
s
prematuras de alguém vezes 30 anos menos
de 40 anos antes então fica família que
tem a nos ouvir e a Júlia família da
sociedade nesse trabalho com amor
exigente que nós estamos fazendo eu só
tenho muito
agradecer o espaço a
oportunidade falar isso Fabiana Paula e
sempre estarei à disposição né o preço é
muito alto É só me convidar Esse é o
preço eu estarei presente né porque eu
me sinto muito feliz em compartilhar é
meus Humildes conhecimento né para para
Av
a preservar a vida em bu
sca da qualidade
de vida esse objetivo principal do amor
exigente busca de qualidade de vida
muito issimo obrigado um bom dia um
abraço para todos vocês e para todos que
estão nos ouvidos
o Roberto falou você dizer
aí como é que
entra em contato com você Larissa que tá
aí deixa seu colocar no meu contato é 99
1138 1906 vou repetir 996 38 906 nem
pode me ligar qualquer hora eu durmo
muito pouco eu não gosto de dormir eu
gosto de aproveitar a vida e usar droga
isso é algo contra a vid
a né a maior
dádiva que nós temos é a Justamente a
vida começou em presentear mais uma vez
muito obrigado
eu não queria também agradecer o pa
eu queria agradecer a presença né a
persistência EA paciência de cada um de
vocês
tiveram aqui conosco né para mim
foi uma honra muito grande cantor essa
mesa com a presença e com a condição da
Larissa minha minha chefinha Neve
gerente deve um convite da Paula né
então muito grave muito agressiva né e
prazer enorme estar do seu lado do
Robe
rto é aprendido tantas coisas né ter
previsto essa abordagem por uma um outro
olhar tão carinhoso computadores tão
amoroso né e deixa a tia ainda é só uma
mensagem final e vai para todas as
crianças para as crianças de 0 a 100
anos tá é uma
das aulas primeira ordem
da ajuda ela diz o seguinte é o ajudado
precisa abrir mão
o que ele quer para ter aquilo que ele
precisa né então o ajudado precisa abrir
mão daquele que ele quer para ter aquele
que ele precisa a isso serve para todas
as c
clinica de recuperação
quarta-feira, 7 de abril de 2021