Prevenção a drogas e alcoolismo na infância e adolescência
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o núcleo de telessaúde do hospital
universitário da universidade federal do
maranhão
o primeiro qual a importância de falar
neste tema você já pensou qual é a
abrangência desse tema no seu estado no
caso no estado do maranhão teve que
olhar para pirâmide etária a gente
percebe que a pirâmide etária do
maranhão a pirâmide jovem onde a maior
parte das pessoas elas vão até 20 a 29
anos ou seja a maior parte da dos nossos
habitantes do maranhão é jovem e se a
gente for olhar para o recorte de 10
a
19 anos e de 10 a 14 anos e de 15 a 19
anos nós teremos 21.4 por cento da
população isso significa que de um total
de quase 6 milhões de 714 mil habitantes
quase 1 milhão e 500 está dentro dessas
duas faixas etárias então e nessa faixa
etária a gente tem que fazer
adolescência nós temos um público
considerável para que tanto à saúde
quanto à educação com assistência social
outras áreas como lazer
a segurança prestem atenção para esse
público porque se esse público não tiver
atenção
adequada
mas não teremos nem
longe é verdade muito menos um processo
de envelhecimento com qualidade tá então
esse tema ele pode até parecer banal
porque muitas vezes ele é tratado
viciado alguns meses coloridos ou
campanhas coloridas e não é isso que nós
queremos trabalhar com vocês mas
queremos desconstruir algumas coisas uma
delas é que a prevenção à álcool e
outras drogas ou seja qualquer tipo de
droga para criança e adolescente não
deve ficar preso somente a período de
carnav
al período junino ou a
dezembro
não é isso se nós estamos falando da
proximidade entre saúde e educação e
dessa construção que é necessário de
forma coletiva nós temos que pensar em
ações contínuas e que vem
o significado de mudança de
comportamento tanto na criança quanto no
adolescente então vamos fazer algumas
perguntas sobre o pensar na população
criança e adolescente no seu município
qual é o percentual disso já já pensou
nisso tem tem municípios que vai ter um
percentual de cr
ianças adolescentes
absurdo muito
maior do que 21 centro
outros municípios não têm menores mas é
importante que tem esse conhecimento
estatístico segundo quais são as
atividades de lazer recreação e esportes
que tem disposição no seu município é
importante pensar nisso até mesmo antes
de pensar qualquer atividade de
prevenção ou de caráter educativo nós
temos tão link entender que é necessário
que existam formas de lazer saudáveis
dentre elas a execução de esportes ou
práticas cult
urais
e quais são os aparelhos sociais
que
existem no seu território isso a gente
fala tanto para a saúde quanto para
educação muitas vezes a escola já é um
mundo a escola é um território com suas
regras cultura ambiente contexto
contexto social económico cultural
religioso epidemiológico histórico então
a gente tem que compreender essas
peculiaridades mas a gente tem que
entender que cada escola lá pertence a
um território e que quando a gente
trabalha com parceiros é neces
sário que
a gente conhece os parceiros estão ali
mais
próximos será que o próximo de uma
determinada escola eu tenho uma unidade
básica de saúde eu vou ter um cras eu
vou ter um creas eu vou ter uma outra
secretaria eu vou ter um posto da
vigilância ambiental da vigilância de
saúde eu vou ter um conselho tutelar um
conselho municipal dos direitos da
criança do adolescente necessário que
haja esse mapeamento desses aparelhos
para que sejam construídas parcerias
outra coisa
olá v
ocê sabia que as atividades de
prevenção a drogas e alcoolismo
na
infância adolescência se elas estão
restritas ao peça é que que o pse
programa saúde na escola tem alguns
municípios que só tocam nesse tema
porque é uma das 12 ações do pse e aí
apesar de ser importante essa estratégia
ela fica restrita somente a pensar a
prevenção a drogas dentro do pse será
que nossa escola tem grêmio não tem
conselho de adolescentes de alunos de
pais como é que isso pode ser feito
existem
fóruns então quando eu te
falando pse a gente não vai ler as 12
ações agora a gente
tem tido estar com e
vermelha só para lembrar vocês que a
prevenção à álcool trabalho álcool
tabaco crack e outras drogas ela é um
dos 12 temas e não dá para fazer luz
sozinho quando você faz prevenção álcool
tabaco crack e outras drogas você acaba
tá
e outros temas como promoção da cultura
de paz cidadania direitos humanos saúde
mental você fala nisso você fala até em
direito sexual reprodutiva e pre
venção e
se ter a gente vai discutir isso com
debate porque nem todo mundo lembra que
dependendo
do determinado tipo de droga
você vai estar exposto a alguma cs3 tá
então é importante a gente pensar mais
aberto o pse ele não é um único programa
do ministério da saúde que traz a
temática da prevenção álcool e outras
drogas só pra vocês saberem conhecerem
nós vamos apresentar aqui outros
programas também do ministério da saúde
de outras áreas que trazem relação com
essa temática por exe
mplo o programa
saber saúde que é gerenciado pelo inca
mas tem ele ela faz parte do programa
nacional de
controle do tabagismo ele é
um programa desenvolvido para capacitar
professores a desenvolverem estratégias
antitabagismo nas escolas poucas pessoas
conhecem
é necessário que a gente saia da caixa e
pense para fora tá existe um programa
específico para tabagismo para o
professor já é um outro público é
necessário que pensar em como interligar
as suas ações
é bom na página do in
ca em 2019 em uma
matéria de apresentação do saber saúde
existe esse texto é importante que a
gente conheça porque ele é
bem rico na
sua redação que diz o seguinte a escola
é por excelência um espaço privilegiado
de troca de saberes mudança de
comportamento essa é a maior
característica da escola né depois ela é
um espaço também para reflexão e
formação de uma consciência crítica mas
ele tem que se perguntar se as nossas
escolas estão realmente possibilitando
reflexões inclusive sobre
os riscos que
as crianças e adolescentes passam mas só
vai ser esse espaço acolhedor se a
gestão na sala de aula e também
no
ambiente escolar ou acolhedoras críticas
e também a conversas a escola não pode
ser um ambiente na qual seja um um forte
depositário de informações e as crianças
e adolescentes sejam vistos como
simplesmente assimiladores a gente já
passou desse conceito
eu saio respeitar a crianças e
adolescentes como produtores também de
conhecimento porque a nossa
relação com
as redes sociais é sempre de produção e
hoje crianças e adolescentes são os que
mais produzem redes sociais é importante
a gente
salientar isso tá bom então a
cultura escolar instituto e práticas
socioculturais que ultrapassam as
fronteiras da escola e a dentro desse
enfoque que se justifica um programa de
educação para a saúde e isso é um texto
do inca bem recente 2019 existe outro
programa chamado educa visa olha só para
as escolas que o objetivo deles é
trabalhar pr
áticas educativas sobre
consumo seguro de medicamentos alimentos
cosméticos dentre outros na e ele é
guiado pela vigilância sanitária bons
estão vendo que
já existem três
programas diferentes mas jamerson qual é
a relação disso com drogas existe
relação até porque se você não souber
o que significa consumo consciente uma
criança ou um adolescente até mesmo
adulto ou idoso pode correr o risco está
exposto a uma superdose ou overdose mas
além disso essa superdose ou overdose ou
consum
o incorreto ou uso inadequado de
medicamentos ou conhecido como
auto-medicação ela pode levar à
dependência química ela pode levar uma
internação ela pode levar a
uma
internação por intoxicação por uso de
medicamento e quando a gente vai
analisar causas de suicídio ou tentativa
de suicídio a primeira categoria por
intoxicação então é necessário a gente
pensar na relação da criança e
adolescente com medicamentos muitas
vezes ela é acidental mas também existe
o critério intenciona
l então um programa
quem tem o projeto sendo executado
educanvisa vamos pensar em ampliar
também e falar sobre que consumo
é de medicamentos pode gerar dependência
tá bom então o
programa saúde na escola
ele tem uma das 12 ações não é uma ação
obrigatória mas ela está lá dentro você
pode utilizar ela em qualquer escola
aderir ida mas também pode utilizar a
proposta para escola senão aderidas ao
peça é mas o que é importante a gente
deixar claro o tema o tema prevenção à
álcool e out
ras drogas ele não está
restrito ao pse você pode desenvolver
projetos projetos com a cara da sua
escola com a cara do seu município mas é
importante entender que já existem
outras ações do
ministério da saúde que
podem fortalecer a sua ideia tá bom bom
então vamos continuar com a ideia dos
questionamentos quais são as
articulações dentro das escolas primeira
pergunta segunda pergunta quais são as
articulações com os diferentes públicos
das escolas quando a gente fala o pse
nesses
últimos dois ciclos na maioria
das vezes
e vamos para a comunidade escolar
exclusivamente alunos mas na comunidade
escolar na sua ideia macro nós temos
professores nós temos diretores nós
temos
funcionários será que eles são
envolvidos na ideia de fazer prevenção e
qual é a postura destes personagens
diante da sua proposta do seu projeto
será que eles estão lá construídos
somente para receber conteúdo ou será
que a gente entende também que quem
participa junto conosco é co-
responsável
pela prevenção
o box então a gente faz a última
pergunta quem está realizando as ações
de prevenção em saúde nas escolas será
que é somente a saúde será que todas
essas ações são da saúde e dentro do
pse
e dentro do ps é só quem tá falando é o
nasf só o próximo a nova psicologia ou
só chama o caps como convidado para
falar nisso se estão vendo como está
reduzindo o tema ao invés de um piá
discussões saúde mental ela também não
está restrita a uma formação não é só o
p
sicólogo e psiquiatra que trabalha com
saúde mental se a gente for pensar saúde
mental de forma integral todos os
profissionais que atuam por ser humano
tem que ter preocupação com a qualidade
da saúde mental tanto do
profissional
quanto do usuário
tá bom então é necessário que a gente
pense de forma ampliada quais são os
temas que podem estar relacionados com a
prevenção de álcool e outras drogas
antes tem que pensar nos temas como
violência acidentes de trânsito
automutil
ação e suicídio saúde mental em
relação a transtornos mentais ou sofre e
também sofrimento psíquico a gente tem
que pensar na nos problemas de
aprendizagem na redução do rendimento
escolar na alteração do comportamento do
aluno em problemas
para escola tais como
evasão escolar baixa na frequência da
escola a gente tem que pensar na
exposição e st aids quem tiver contato
com drogas através de seringa ou através
de consumo de drogas tiver comportamento
de risco e tiver relações sexuais
sem
proteção a gente tem que pensar na
possibilidade de dependência química a
gente tem que discutir qual é a
influência dos grupos na escola e fora
da escola em relação essa
o adolescente a gente tem que pensar no
qual é o papel da escola em relação
ao
seu aluno as escolas elas não podem ter
postura e compromisso somente com
conteúdo científico tá bom existem
competências que devem ser trabalhados
nos alunos o a parte delas são
relacionais tá qual o papel da família
qual o papel da
saúde das equipes de
saúde e quais são os fatores sociais e
económicos envolvidos nisso e toda vez
que a gente entre essa roda de discussão
outros temas eles são relacionados tá
bom agora tchau falou de temas vou falar
de personagens lembrem-se na
comunidade
escolar e para a prevenção de álcool e
outras drogas você não pode pensar
somente nos alunos você pode deve pensar
alunos professores direção da escola e
funcionários pais e familiares e nos
mais diferentes contex
tos do que
significa família tá bom profissionais
da atenção primária
é porque você tem me ele não é exclusivo
somente da psicologia tá agente
comunitário de saúde enfermeiros
dentistas médicos terapeutas
ocupacionais fisioterapeutas psicólogos
todos são convidados a criar
uma rede de
cuidados e prevenção profissionais da
assistência social profissionais da
segurança polícia tem projetos para
educação nas escolas profissionais de
saúde mental tanto da atenção primária
quanto da áre
a especializada e mais tá
vamos lá vamos falar tá chegando o final
as ações de prevenção às drogas em
escolas a drogas álcool e outras drogas
será que ela já foram inseridas no
calendário escolar 2020
se lembrem que estamos em fevereiro
alguns municípios ainda estão realizando
as semanas
pedagógicas e é necessário
colocar esse tema para que esse tema ele
não se torne intruso e não gere
complicação nas atividades coletivas a
escola trabalha com planejamento então
se você quer trabalhar
esse tema você
tem que colocar no planejamento da
escola para que faça sentido e as outras
atividades estejam relacionadas a ele
porque senão se eu sou um profissional
de saúde e quero me relacionar com uma
escola eu tenho que pensar um ano antes
eu não posso mandar um ofício na segunda
esperando
que ele seja autorizado para
fazer tirar na quarta porque senão vou
está agredindo planejamento da escola
por mais que esse tema seja bem-vindo e
necessário tá então a gente também não
dev
e ficar restrita a campanha isoladas
nem coloridas sem continuidade a
prevenção álcool e outras drogas tanto
na
e na adolescência ela não pode ficar
somente por causa do carnaval não pode
ficar somente a períodos festivos se nós
queremos modificar comportamento de
crianças e alunos nós temos que
trabalhar isso
de forma contínua e
planejada e que faça significado por
exemplo já pensou em propor para que os
seus alunos falem sobre isso e
apresentem para os pais para família
para comuni
dade ou fazer uma campanha
sobre vídeos que os seus alunos produzam
publique nas redes sociais e quem tiver
maior número de curtidas e visualizações
e compartilhamento vai ser o vídeo
vencedor bom é necessário pensar de
forma articulada e lembrem toda escola é
um território tá então as ações para
escola ela tem que
considerar o contexto
da escola ela tem que levar em conta o
número de alunos faixa etária elementos
culturais do território da cidade da
escola a estrutura da esco
la e serviços
de saúde disponíveis e o perfil
epidemiológico para que quando você for
propor uma ação
ou seja o dono da verdade mas na verdade
você construa possibilidade de solução
de acordo com a necessidade território
aí sim a sua ação vai ser bem vinda e
com qual a responsabilização nunca o
profissional de saúde ele
deve
compreender que ele tem um conhecimento
e ele mesmo já tem a resposta porque o
que mais interessa não é realizar uma
palestra e passar uma lista de
frequência tirar foto e publicar não é
isso o que interessa é mudar
comportamento a prova de que uma criança
e um adolescente a semillon comporta
assimilou novo conteúdo é quando ela
muda de comportamento
bom então são muitas perguntas muitas
considerações vamos ao debate é uma
construção coletiva significa dizer que
nós precisamos fortalecer o
pensar
ampliado a qual a responsabilização de
todos os envolvidos e cada vez mais
chamar mais pessoas para o tema é
Português (gerada automa
clinica de recuperação
quarta-feira, 7 de abril de 2021